Amazonino elogiando Serafim? É o vale-tudo de ataque a Braga

Para quem não entendeu a razão de o prefeito Amazonino Mendes elogiar o ex-prefeito Serafim Corrêa, alvo preferencial de seus ataques, até aqui, a explicação é simples: mudou o inimigo e para atacá-lo vale até elogiar o antigo desafeto.

Amazonino, por alguma razão, tem cultivado grande rancor pelo senador Eduardo Braga. Foi o atual prefeito quem deixou a Prefeitura para o senador, em 1994, quando disputou – e ganhou – o Senado Federal. Também o indicou e lhe deu apoio decisivo na primeira eleição para o Governo do Estado, em 2002, encerrando um ciclo que parecia interminável de derrotas eleitorais.

Por tudo isso, pelo que tudo indica, Amazonino não perdoa o fato de Braga ter recusado o repasse de recursos à Prefeitura, nos dois primeiros anos da atual administração municipal, asfaltando direto no lugar de dar o dinheiro para o prefeito e ex-padrinho asfaltar, contribuindo para empurrá-lo à incômoda impopularidade que o atormenta.

O prefeito, em sua mensagem de mudança de alvo, disse uma verdade incontestável: Manaus tem metade da população do Estado e não consegue o correspondente em dinheiro. O que não disse é que a cidade tem praticamente monopolizado os recursos estaduais, ao longo da História, com evidente prejuízo do interior.

Ocorre que, na volta do cipó da arueira no lombo de quem mandou dar – como diz Geraldo Vandré –, quem mora no interior tem como meta mudar para Manaus, inchando a periferia e trazendo todo tipo de problema e demanda urbanos, a começar pela sub-moradia, exigindo mais e mais investimentos, num ciclo perverso que empurra a qualidade de vida para o buraco.

A saída, para ajudar Manaus, é criar nichos de desenvolvimento no interior. E ao prefeito da Cidade-Estado cabe a tarefa de administrar bem os recursos que tem, fazendo funcionar saúde e educação básicas, mantendo as ruas transitáveis e o transporte coletivo andando.

Amazonino, Braga, Serafim, Omar, seja quem for o administrador de plantão, tem obrigações cada vez maiores com o futuro do Amazonas. O mea culpa de Amazonino (na linha do “Gastamos mal o dinheiro que o Brasil mandou pra cá, via renúncia fiscal da Zona Franca”) abrange 42 anos. Uma vida!

Deixamos de ser um Estado pobre. Há dinheiro para a capital e o interior. Usemo-lo bem.

6 comentários para “Amazonino elogiando Serafim? É o vale-tudo de ataque a Braga

  1. O PROBLEMA QUE O DUDU NÃO SOSSEGA. ELE QUER TUDO. SE VACILAR ATE MINHA CASA, ELE QUER SER PREFEITO, SENADOR, GOVERNADOR, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, VICE-PRESIDENTE DO BRASIL, PRESIDENTE, TUDO, MEU IRMÃO, DE UMA VEZ, É O FAMOSO OLHÃO!!! BRINCADEIRA!!! ME AJUDA AÍ PÔ!!! SEU SENADOR FIQUE EM BRASÍLIA ATÉ O FIM DE SEU MANDATO, AFINAL VC FOI CANDIDATO PRA SER SENADOR ENTÃO VÁ TRABALHAR DÊ A VEZ PARA OUTROS. “SEI Q JAMAIS ELE VAI FAZER ISSO, CUMPRIR A TÉ O FIM O SEU MANDADO” AONDE? TA LÁ UMA HORA DESSA?!! OLHÃO!!!!OLHÃO!!!

  2. JANUS disse:

    É muita estranha esta lamentação de falta de dinheiro. Lembro-me bem em um dos debates políticos antes das eleições de 2008, Serafim fazer esta mesma queixa e o senhor Amazonino Mendes o rebater afirmando com todos os “is” que a prefeitura tinha sim dinheiro suficiente o precisar era saber gastar. Em dois anos o que poderia tem acontecido? acabou o dinheiro? Amazonino pegou a doença de Serafim e não sabe mais fazer conta? O QUE EU QUERO SABER MESMO, COMO DIZ A CANÇÃO, É: ” ONDE ESTÁ O DINHEIRO? O GATO COMEU? E NINGUÉM VIU?”

  3. Xico Branco disse:

    Verdade, verdadeira essa parte do comentário acima do JANUS, que no discurso de debate tinha dinheiro sim. Pena que temos a lembrança vaga e curta. Fora essa, ainda estou aqui esperando aquela velha internet num “caminhãozão” parado aqui na esquina…”vai sonhando xico, vai”

  4. l menezes disse:

    Rapaz, politico é tudo igual só muda a eleição, ou seja, trocam os ratos, mas o queijo é o mesmo ! quem poderia imaginar o Collor elogiando e defendendo o Lula ? por isso nosso Negaum pode elogiar o Sarafa é NORMAL, o que seria estranho é se o que eles falassem fosse verdade, aí não dava pra acreditar!

  5. ismael disse:

    oi mnarcos santos pega o teu pssoal e vai na reunião do PSB dia 19 no sindicato da construção civil lá na gloria, o psb vai rachar,o ex.DEP.FEDERAL MARCELO SERAFIM ainda não acordou do tombo, penssa qui ainda eh DEP.FEDERAL só qui os filiados estão muito puto com ele,de troca o dep. MARCELO RAMOS,estar indo no mesmo caminho, na verdade quem manda no GAB.do ramos e o marcelo serafim alguns dos filiados qui se mataram pra eleger M.RAMOS estão a ver navios e outros qui trab. contra estão mamando do leite 2012 vem ai te cuida joaquim lucena…

  6. joyce disse:

    é isso aí Negão!!!!… Os governantes que quiserem doar casa, comida e roupa lavada, deveriam mandar esse pessoal para o interior do interior… e que elas arem, plantem, pesquem e sobrevivam do suor de seus rostos… chega!… Façam uma pesquisa e verifk que os amazonenses estão dando duro e o resto do país está vindo para cá degradar as nossas áreas verdes para receberem casa e comida de graça, tolhindo com isso o prazer de termos parques decentes… visitem Curitiba, lá tem parques belíssimos e nós, hem?!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook