A utopia chamada megabyte

Manaus tem, há muito tempo, a pior e mais cara Internet do Brasil. A Net, com o monopólio do acesso, ditou os preços solitariamente durante anos. Nesse cenário paradisíaco para a empresa, o usuário se arrastava pela rede e só conseguia alguma velocidade quando, alta madrugada, pouquíssimos notívagos estavam conectados.

Agora, evidentemente diante das promessas da Oi, que trouxe um cabo de fibra ótica dos Estados Unidos, via Venezuela (BR-174), a Net ampliou as velocidades.

Não é verdade que isso seja coisa nova. Há cerca de dois anos, diversos funcionários da Embratel afirmam que a empresa disponibiliza espaço na grande rede, megas e mais megas, mas não interessava às operadoras comprá-lo. “Nosso preço é o mesmo de outros Estados”, disse-me um desses funcionários, diante de um questionamento sobre a razão de a Oi cobrar acesso ao Velox mais caro em Manaus que em outros lugares.

Em suma, Oi, Net, Vivo, Tim e todas as demais operadoras de telefonia e Internet, não compraram antes mais banda para disponibilizar aos seus usuários porque não quiseram. O resultado é que, na hora do rush, a Internet simplesmente parava. Os reflexos iam da produção dos jornais, o que nos afeta a nós, jornalistas, diretamente, até os travamentos constantes no sistema bancário, o que afeta a todos – tem coisa pior que você estar na fila e o caixa dizer, com aquela cara de paisagem, “o sistema travou”?

A contribuição da Oi é mais importante para a contingência. Com a Embratel, a empresa fecha o “anel de acesso” ao cabo internacional, metade indo pela BR-319 (Embratel) e a outra metade pela BR-174 (Oi). As duas são obrigadas, por norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),  a oferecer banda de contingência para a outra. Assim, quando uma queimada no Sul do Amazonas derrubar um cabo da Embratel, como já aconteceu, ela migrará instantaneamente para o cabo da Oi – e vice-versa.

Tomara que agora a Internet ande. Ninguém aguentava mais se arrastar na rede.

PS: no site da CBN (www.cbnmanaus.com.br) você confere a entrevista completa do gerente da Net em Manaus, Lisandro Bueno.

5 comentários para “A utopia chamada megabyte

  1. Xico disse:

    Marcos, contratamos a velox em 18 de janeiro, 1MB. Meu primeiro modem queimou cm um raio dia 28 e até então não havia sido liberado o acesso- aliás porque esse sistema ADSL via telefone queima tanto modem? – Eles dão o prazo de 7 dias para instalação e não cumpriram. depois da queima comprei outro modem via mercado livre (R$ 49,00), o deles custa mais de R$ 100,00. Como não veio técnico em minha casa fazer a primeira configuração, tive que baixar um tutorial da net e fazê-lo eu mesmo, isso dia 18, dia em que o novo modem chegou via PAC. Ai começou a tristeza, fiz várias medições da velocidade no site da “speednet” e sempre dar abaixo de 300Kbps, ligo no 10331 e eles me dizem que estar sendo feito uma manobra de caixa na minha área, que era prevista para acabar ontem, 20/02 e hoje quando liguei me disseram que é para dia 24/02. Até agora não vi nem sombra dos 1Mb e a taxa de downloado está entre 20-30Kbps e upload abaixo de 50Kbps, Ping acima de 850ms. Ainda num foi dessa vez…

  2. Noel Cavalcante dos Santos disse:

    Caro jornalista Marcos Santos,

    Primeiro registrar todos os dias pelo menos a primeira meia hora escuto o CBN/MANAUS, depois sabes como é amigo tenho que trabalhar…

    Mas quero afirmar desde do primeiro dia dessa notícia teste e testo e testo… 1 Mega é papo furado desse gerente chamado Lizandro da NET essa teoria que ele inventou que passou a velocidade para 1 MEGA desafio o mesmo a provar pois acesso os sites que vossos sites nos passou e todos pasmem passa velocidades entre 15 e 30 e taxa de downloads entre 10 e 20kbps… 1 Mega ta legal amigo Marcos Santos esse elemento na NET com certeza implementaram alguma técnica que para sei lá joga 1 mega talvez para vários grupos de clientes ai sabes como é todo mundo disputando banda o do Velox segundo um amigo meu até parece que dá tal velocidade… Amigo Marcos vá numa casa com o tal 1 mega que anteriormente era 200kbps que é meu caso e desafio a perceber alguma mudança esse cara da NET acho que somos …. Deixa pra lá de qualquer forma fica ai meu registro caro jornalista.

  3. Marcos Ferreira disse:

    Só para esclarecer: a terminologia correta quando nos referimos à conexão da rede é Megabit (Mbps) e não Megabyte (MBps). Numa conta aproximada, divide-se este por 9 e tem-se o equivalente em bits. Por isso que quando se faz um download numa conexão de 1Mbps, aparece taxa de transferência de aproximadamente 113 Kbps.
    Anyway, nenhum dos dois está funcionando em Manaus como o tal gerente prometeu… Minha conexão ficou completamente instável depois da tal “mudança”, e não segura mais nada. Vou cancelar.

  4. Noel Cavalcante disse:

    Concordo com o Marcos Ferreira,

    Realmente a velocidade de download JAMAIS deu 100kbps depois dessa mudança piorou parece que ta todo mundo disputando banda antigamente eu tinha o tal 200Kbps e tinha instável a velocidade de downloads sempre a 20kbps, hoje KKKKK,variando entre 10 e 15kbps é mole, essa NET enganando e mentindo na cara de pau para todo nós usuários NET.

    Conexão realmente super instável esses elementos querer segurar a sangria que começaram a ter por causa do velox vieram com essa conversa engraçado senhor Lisandro da NET se leres esse teste aqui em casa e prove que esta um 1 MEGA, e não vale mudar nada ai antes certo.

  5. Marcelo Gouvea disse:

    Marcos Santos,

    Bom dia !

    Trabalho na área de TI em Manaus há vários anos, tenho uma empresa que lida diáriamente com clientes que tem net virtual. Fiquei surpreso com a decisão da Net de aumentar as velocidades básicas de 200kbps para 1Mega e de 1Mega para 5Megas. Logo no início da mudança quando a Oi ofecereu 1 Mega aumentando a concorrência tudo funcionava muito bem com a Net, chequei a ter banda de 28megas medidas no wimi.com em momentos que a rede deles estava ociosa, com ping de 186ms isto pra mim era sonho que tinha virado realidade, difícil de acreditar. Em pouco tempo de uso virou pesadelo. minha velocidade aqui na Empresa não chega nem aos 20% , tenho um link contratado de 5megas e piorou. Peço à todos que se unam e não deixem de anotar os portocolos e fazer reclamação na Anatel.

    Em relação ao Serviço da Oi é a mesma enganação, contratei para testes e já e cancelei !!!

    Isto é uma vergonha !!! A Net está enganando a população mais uma vez !!!

    A nova é que a Net manda fazer testes de velocidade no site http://megaflash.mns.virtua.com.br, eles pedem para fazer download de videos de um servidor que está em Manaus. Dá vontade de rir… Acho que eles pensam que somos tão burros assim ? Se o servidor tá em Manaus como este teste servirá de parâmetro ?. O teste tem que ser feito em locais que apontam para servidores externos ao de Manaus.. putz .. que bobagem !!!

    Para as pessoas que são leigas no assunto vão achar que tá tudo ok com a conexao de banda larga deles pois a taxa de download chega a bater os 800kbps/s no meu caso eu tenho 5 megas deveria dar uns 600kbps/s. Lógico !! é como se eu tivesse um cabo ligado direto no provedor local aqui de Manaus. Façam um teste para São paulo ou Rio de Janeiro vocês vão ver que mais uma vez o jogo da Net é muito inteligente eles são espertos nisto.Velocidade horrível quando sai do backbone de Manaus.

    Quando é que vamos ser respeitados como devemos ?

    Marcelo Gouvea
    Suporte de TI
    (092)9617-2936

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook