Falta de merenda escolar, um crime silencioso e de longo alcance

Todos os dias, às 5h, centenas de crianças muito humildes precisam estar às margens de estradas ou rios para pegar a condução e ir à escola, no interior do Amazonas. É por isso que o transporte escolar precisa ser objeto de regulamentação. Pior que isso, porém, é o que ocorre na escola da Vila de Lindóia, em Itacoatiara, à altura do KM-180 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), onde esses meninos e meninas estão sendo mandadas para casa mais cedo (10h) porque está faltando merenda escolar.

A merenda não é oferecida pela Prefeitura. Ao prefeito cabe apenas administrar o dinheiro repassado pelo Ministério da Educação. É verba federal para que as crianças comam. A ciência explica facilmente que o cérebro precisa de proteína, nos primeiros anos de vida, para se desenvolver em plenitude, ou seja, a própria inteligência depende de alimento nessa idade.

O prefeito Antonio Peixoto, de Itacoatiara, precisa com urgência oferecer uma explicação a essas crianças e a seus pais, que fazem todos os dias o sacrifício de acordar e preparar suas crianças na madrugada, em nome de oferecer-lhes a educação.

Não dá para não ter merenda na escola. Não ter é crime. É caso para o Ministério Público Federal (MPF). E o Governo Federal bloqueia os repasses para prefeituras que estejam inadimplentes, sob qualquer título, com a oferta de comida para as criancinhas.

4 comentários para “Falta de merenda escolar, um crime silencioso e de longo alcance

  1. Almir Ramos disse:

    Marcos Santos, só com muita pressão tipo a paralisação das olarias lá em iranduba parando Manaus por falta de tijolo em plena copa do mundo, é que esses malas sem alça e com cabeça só pra piolho correm atras para terminar a obra de 1 bilhão da ponte. Até um jumento, um burro, um asno sabe que antes de iniciar uma obra importante e bilionaria dessas tinha que pensar em todos os detalhes.

  2. Xico disse:

    Marcos, acho que seu post já explicou tudo “o cérebro precisa de proteína, nos primeiros anos de vida, para se desenvolver em plenitude, ou seja, a própria inteligência depende de alimento nessa idade.”

    E vc acha que eles querem um povo inteligente?

  3. djair disse:

    Ei Almir Ramos,
    Vc acha que isso não foi pensado, daqui a pouco vc vai acreditar em papai noel.
    Vamos acordar mano, essa ponte já esta super faturada, tem gente mamando por conta.
    Esse é o Brasil que vivemos, enquanto uns ralam direto, outro torram o dinheiro publico

  4. RICARDO disse:

    Falta dinheiro pra merenda escolar e sobra dinheiro a vontade para as escolas de samba…
    de volta a velha política do pão e circo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook