Sabores de Portugal, um passeio gastronômico por terras lusitanas

Portugal é um país pequeno, mas aqui também vale a máxima de que é nos pequenos frascos que estão os melhores perfumes. Ou os melhores sabores. O país tem uma culinária rica, diversificada, que vai muito além do bacalhau, um prato que agrada muito aos brasileiros, e que, segundo os portugueses, tem um receita para cada dia do ano e cada um no país uma forma diferente de preparar.

A crise econômica é um tema recorrente no país, mas, ao mesmo tempo, de norte a sul de Portugal começam a surgir grandes chefs, que dão um toque moderno aos tradicionais pratos portugueses, trazendo novos elementos para a culinária portuguesa. Para completar a felicidade dos gourmets, Portugal também tem se destacado cada vez mais na produção de vinhos. O Alentejo, com seus vinhos de estrutura firme e equilibrada, prontos para acompanhar a caça e a carne da região, e o Douro, com o famoso vinho do Porto e tintos mais estruturados, são os destaques.

Veja, a seguir, alguns lugares visitados pelos blogs para conferir de perto o interior do país que está, umbilicalmente, nas origens do Brasil:

Lisboa

Tasquinha da Adelaide

Restaurante pequeno, com uma decoração simples mas de bom gosto. A excelente cozinha está sob o comando de Adelaide Miranda, que serve pratos tradicionais da culinária portuguesa. A fama do restaurante no Brasil deve-se ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que, quando chefe de Estado em visita a Portugal foi jantar na Tasquinha, levando toda a comitiva presidencial. Hoje, o local é muito frequentado por políticos e artistas, principalmente do Brasil.

End: Rua do Patrocínio 70/74 – Lisboa

Tel: 21 396 22 39

 

Bistro 100 Maneiras

O Bistro 100 Maneiras ocupa um edifício de inspiração Art Déco. A comida é de autoria de um chef de renome, Ljubomir Stanisic, de origem iugoslava.
Primeiramente, ele criou o restaurante 100 Maneiras, conhecido por seu conceito inovador e alta gastronomia, que funciona no Bairro Alto. Depois do sucesso desse restaurante, em 2010, ele abriu o 100 Maneiras Bistro, no Chiado. A cozinha é contemporânea e criativa e sua originalidade já lhe valeu vários prêmios nacionais e internacionais.

bistro_lis3

A apresentação, sempre criativa, é um dos pontos fortes do chef iugoslavo, mas o sabor não fica atrás

 

bistro_lis2

Risoto de funghi com camarões, uma das delícias do bistrô.

End: Largo da Trindade 9 – Lisboa

Tel: 91 030 75 75

 

Óbidos

Petrarum Domus Bar-Restaurante

No centro da vila de Óbidos, o Petrarum Domus encanta pelo ambiente, um espaço de arquitetura simples, de pedra e madeira. É bom tanto para tomar uma taça de vinho ou um copo da ginja de Óbidos, no bar, ou para saborear pratos que valorizam os produtos regionais.

Bacalhau com grão de bico e verduras.

Bacalhau com grão de bico, batatas e verduras, uma delícia culinária que vai desde da apresentação até o ponto de cozimento e a textura. Um dos melhores pratos da viagem

End: Bar Petrarum Domus – Rua Direita – Óbidos

Tel: 262 959 620

e-mail: info@petrarumdomus.com

 

Coimbra

Arcadas Restaurante

A famosa e triste história de amor proibido entre o Príncipe de Portugal Pedro e a linda donzela galega Inês de Castro, passada no século XIV, não é capaz de tirar o apetite para saborear as delícias do restaurante Arcadas, localizado na Pousada Quinta das Lágrimas. Conta a lenda que foi nessa Quinta que Inês chorou pela última vez, ao ser apunhalada por três fidalgos aos quais o pai de Pedro, o Rei Afonso IV, ordenara matá-la.

Salada de camarão, vinagreta de champagne e gengibre crocantes de kumquat's.

Salada de camarão, vinagreta de champagne e gengibre crocantes de kumquat’s.

Lombo de vitela com açorda de aspargos, esparregado de foie gras e molho de mostarda antiga

Lombo de vitela com açorda de aspargos, esparregado de foie gras e molho de mostarda antiga

O restaurante, sob o comando do chef Albano Lourenço, tem uma estrela Michelin. A cozinha utiliza produtos tradicionais da região e a carta de vinhos mais parece um volume da antiga Enciclopédia Barsa.

Lombo de Garoupa com chouriço de porco preto, cremoso de aipo e molho de polvo da figueira.

Lombo de Garoupa com chouriço de porco preto, cremoso de aipo e molho de polvo da figueira.

Doce tradicional de Portugal, que eles chamam de o melhor pão de ló do mundo.

Doce tradicional de Portugal, que a Quinta das Lágrimas alardeia se tratar de “o melhor pão de ló do mundo”.

End: Rua Antonio Augusto Gonçalves -Coimbra

Tel: + 351 (239) 802 380

Email: info@quintadaslagrimas.pt

 

Porto e arredores

Restaurantes DOC e DOP

Porto, a segunda maior cidade de Portugal, está se tornando um centro gastronômico. Nos últimos anos, a cidade tem atraído grandes chefs, que procuram harmonizar a alta gastronomia com os vinhos de qualidade produzidos na região do Douro.

Sashimi de polvo, maçã e caviar

Sashimi de polvo, maçã e caviar

A grande estrela dessa constelação é o português Rui Paula. Ele abriu em 2007 o Restaurante DOC (Degustação de Origem Certificada), um espaço moderno e contemporâneo localizado no cais da Folgosa, que margeia o rio Douro, entre as cidades de Peso da Régua e Pinhão. Essa estrada, aliás, é uma das preciosidades paisagísticas do Portugal moderno. Desde então, o restaurante já recebeu vários prêmios e se destaca pela gastronomia e excelente carta de vinhos. É um lugar que une comida, vinho e paisagem.

Timbalo de foie gras com maçã.

Timbalo de foie gras com maçã.

Camarão carabineiro do Algarve com feijoada e molho de lula

Camarão carabineiro do Algarve com feijoada e molho de lula

Em 2010, Rui Paula levou seu conceito gastronômico para o DOP, no Palácio das Artes, no centro histórico do Porto, seu novo restaurante. O restaurante tem dois espaços distintos e complementares: um show cooking, de serviço mais rápido e econômico, e uma cozinha e sala mais tradicionais. Para este espaço, Rui Paula criou especificamente três menus: Menu Douro, Menu Artes e Menu Mar.

Rodovallho coberto por presunto pata negra com molho de lagostins.

Rodovallho coberto por presunto pata negra com molho de lagostins.

Em breve, o talento de Rui Paula vai ficar mais próximo dos brasileiros, já que ele pretende abrir restaurantes no Rio de Janeiro e Salvador. O chef é muito simpático e, numa noite de poucos fregueses em que estava na casa – reveza-se entre seus diversos restaurantes –, mostrou como é capaz de cativar o cliente.

Dop5

Churrasco brasileiro. O prato vem coberto e ao abri-lo sai a fumaça. Os gravetos queimados são pão e as cinzas nabos. Tudo comestível e delicioso

Frutas vermelhas com espuma de iogurte.

Frutas vermelhas com espuma de iogurte.

End: Restaurante DOC

Estrada Nacional 222

Folgosa- Armamar

Tel: 254 858 123

email: doc@ruipaula.com

Rui Paula, terceiro à esquerda, com sua equipe de cozinha do DOP.

Rui Paula, terceiro da esquerda para a direita, com sua equipe de cozinha do DOP.

Restaurante DOP

Palácio das Artes

Largo de S. Domingos, 18 – Porto

Tel: 22 20 14 313

email: dop@ruipaula.com

 

Restaurante Fernando

Restaurante em Matosinhos muito procurado por empresários e moradores das cidades próximas. A especialidade da casa são os pratos à base de frutos do mar e peixes. Destaques para as sardinhas portuguesas e o robalo com batatas feito ao forno. O ambiente é moderno, com atendimento eficiente.

Robalo com batatas

Robalo com batatas feito ao forno

End: Rua Heróis de França 527 – Matosinhos – Porto

Tels: 351229375154/ 229375905

 

Viana do Castelo

Restaurante da Pousada do Monte Santa Luzia

Um restaurante que permite saborear uma boa comida tendo como paisagem a maior atração de Viana de Castelo: o Santuário de Santa Luzia, inspirado na Basílica de Sacre Coeur, em Paris. O restaurante fica na Pousada do Monte Santa Luzia, em Viana do Castelo, um dos endereços de charme do “turismo de hospedagem” português. Oferece pratos típicos da culinária portuguesa, como bacalhau e polvo.

O restaurante fica dentro da pousada.

O restaurante fica dentro da pousada, uma das mais charmosas de Viana do Castelo

End: Monte de Santa Luzia, Viana do Castelo

 

Serra da Estrela

Casa das Penhas Douradas

O clima de serra pode ser curtido a dois  no restaurante do hotel design Casa das Penhas Douradas, a 1500 metros de altitude. Sob o comando do chef Luis Baena, o restaurante traz um menu degustação diferente todo dia, aproveitando os produtos típicos da região e da época. Cuidado porque a tentação é grande para ficar na cama ou, no máximo, curtir o conforto na penúmbra do hotel , perdendo os arredores que têm paisagens muito bonitas.

Espetada de salmão e camarão com maionese wasabi

Espetada de salmão e camarão com maionese wasabi

penhas11

Creme de castanhas assadas e funcho, camarão tigre com aromas de trufas brancas

penhas13

Bochechas de porco com vinho tinto com migas de batatas e cogumelos, redução de vinho e aspargos

penhas14

Farófias com creme inglês e ovos moles, gelado de baunilha e raspas de chocolate

End: Penhas Douradas – Manteigas

Tel: +351 275 981 045

 

Restaurante Vallécula

Pequeno restaurante localizado no distrito de Valhelhas, na estrada entre Belmonte e Manteigas. É uma casa de pedra e  madeira, estilo medieval, com decoração rústica e ambiente acolhedor. O atendimento é feito por Luiz Castro e a cozinha fica a cargo de sua esposa, Fernanda Barros. Vallécula é o nome do distrito em romano. A comida é excelente, as mesas pouquíssimas, mas vale a pena deixar uma brecha na agenda para saborear o sabor da casa.

End: Praça Dr. José de Castro, Valhelhas – Serra da Estrela

Tel: 275 487 123

 

Trancoso

Restaurante Área Benta

Restaurante de ambiente agradável, localizado no centro histórico da cidade de Trancoso, na Região da Beira Alta. O Área Benta valoriza a culinária regional. As alheiras são deliciosas, assim como o cordeiro com batatas e a feijoada de mariscos.

Alheiras, prato típico de Portugal

Alheiras, prato típico da culinária portuguesa. É um enchido com carne de aves.

Costeleta de cordeiro com batatas

Costeleta de cordeiro com batatas

Feijoada de mariscos

Feijoada de feijão branco com mariscos

O restaurante tem um ambiente acolhedor e está localizado no centro histórico da pequena cidade de Trancoso

O restaurante tem um ambiente acolhedor e está localizado no centro histórico da pequena cidade de Trancoso

End: Rua dos Cavaleiros, nº 30A  – Trancoso

Telf: 271 817 180

Telm: 965 117 037

Email: areabenta@mail.pt

Web: www.areabenta.pt

 

Évora (Alentejo)

A carne de porco à alentejana, marinada no vinho e servida com amêijoas – um tipo de marisco -, é deliciosa e surpreendente. O porco alentejano é o mesmo pata negra espanhol, embora não tenha a mesma fama internacional. As deliciosas sopas, chamadas de açordas, também são um prato típico do Alentejo, assim como os pratos à base de caça e de carneiro. Ou seja, não faltam bons motivos gastronômicos para visitar o Alentejo.

Restaurante Fialho

Visitado por muitas celebridades e figuras políticas – entre as quais o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o prefeito eleito de Manaus Arthur Virgílio Neto,  o restaurante já é quase uma instituição nacional. Criado há mais de 50 anos, a comida é baseada em pratos regionais, principalmente caça. Ao sentar à mesa, o cliente já encontra vários tipos de entradas deliciosas, que ele não é obrigado a aceitar. Deve-se fazer reserva.

Restaurante Fialho, um dos mais tradicionais de Évora.

Restaurante Fialho, um dos mais tradicionais de Évora.

End: Travessa dos Mascarenhas, 16

Email: fialho

Tel: 266 703 079

 

Tasquinha do Oliveira

O restaurante é pequenino, mas a regra é comer bem. Dona Carolina cuida da cozinha enquanto seu Manuel Oliveira serve os clientes. No cardápio o destaque é para a cozinha regional. Não deixe de saborear as pataniscas de bacalhau, de comer de joelhos. Precisa fazer reserva.

tasquinha tasquinha2

End: Rua Cândido dos Reis, 45, Évora

Tel: 266 744 841

 

Botequim da Mouraria

O restaurante é pequeno e informal. Você é servido no balcão pelo dono do estabelecimento, o sr. Domingos, que serve especialidades do dia, sempre frescas e de qualidade. Uma peculiaridade do local é a coleção do proprietário de vinhos Pêra Manca, o melhor do Alentejo. Destaque para os bifes de Vitela e Javali, servidos com batatas e salada. As entradas também são deliciosas.

A coleção particular de Pêra Manca do proprietário do Mouraria.

A coleção particular de Pêra Manca do proprietário do Mouraria. Quanto custa? Não tem preço. Nem está à venda

End: Rua da Mouraria, 16A

Tel: 266 746 775

 

Luar de Janeiro

O restaurante existe há mais de 30 anos e é uma ‘jóia’ de família. A mãe, Dona Olívia, cuida da cozinha, enquanto pai e filho servem os clientes. O restaurante é simples, mas os pratos são saborosíssimos. A carne de porco à alentejana com amêijoas (espécie de molusco) é excelente.

Porco alentejano com ameijoas.

Porco alentejano com amêijoas, que no Brasil e Itália são conhecidos por vôngoles.

End: Travessa de Janeiro, 114/5

Tel: 266 749 114

Portugal, enfim, vale a pena. Aguarde. Vem aí um post com a viagem propriamente dita.

Veja também

Queijo Serra da Estrela: um manjar português totalmente artesanal O queijo Serra da Estrela tem uma casca de consistência mais dura e o interior é derretido e apetitoso. Fotos: DivulgaçãoAo visitar Portugal, o turista irá descobrir que as riquezas gastronômicas vão muito além do tradicional bacalhau ou do ilustre pastel de nata. Prova...
O papel do chef Massimo Bottura é exemplo de chef que teria fechado o restaurante não fosse o empurrão da mídia, do marketingO chef de cozinha vai além do simples elaborador de cardápio ou mesmo do cozinheiro. Ele tem que ser isso e muito mais.Nos primórdios, o papel do chef ganhou...
Pato selvagem, porco-do-mato, peixe-boi e tartaruga x canard, javali, foie gras e vitelo, Amazônia x... Prato de pasta (massa, macarrão) com trufas, de restaurante de Barolo, no Piemonte. A gastronomia europeia é consagrada mundialmente. Foto: Tereza CidadeUma das passagens mais marcantes do filme "Pegando fogo" (Burnt, 2015), que está no Now, da Net, é quando o chefe de ...
Nordeste vai ocupar a Arena da Amazônia com feira de negócios e gastronomia O Festival Nordestino terá as tradicionais baianas, com suas comidas típicas. Foto: DivulgaçãoCarne de sol com queijo coalho, praias, o cheiro do mar, frevo, rendas, artesanato de barro e uma musicalidade única remetem imediatamente ao Nordeste, uma das regiões mais ric...
Comer com educação… inclusive no atendimento Alunos formados no curso de Garçom do Senac, professores, coordenadores, diretores e a secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), Ananda CarvalhoEducação é principio básico do bom atendimento. Conhecer, adequar e sanar as muitas peculiaridades ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook