Como dar entrada ao seguro desemprego em Manaus

O seguro-desemprego é uma assistência financeira temporária destinada a trabalhadores desempregados sem justa causa para auxiliá-los na manutenção e na busca de emprego e inclui ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

O seguro é pago em no mínimo três e no máximo cinco parcelas, de acordo com o tempo de trabalho do funcionário na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O pagamento é feito da seguinte forma: de seis a 11 meses – três parcelas; 12 a 23 meses – quatro parcelas; a partir de 24 meses – cinco parcelas.

O valor equivale ao último salário do trabalhador até o teto de R$1.304,63 e pode ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal, lotéricas ou por meio do Cartão do Cidadão.

Para requerer o benefício, o trabalhador deve comparecer no Sine ou PAC mais próximo, munido do termo de quitação de rescisão do contrato ou o termo de homologação de rescisão, além de RG, carteira de trabalho, PIS, levantamento dos depósitos no FGTS e os dois últimos contracheques.

O trabalhador deve ficar atento às novas regras de concessão do seguro. Segundo o Decreto nº 8118 de 10 de outubro de 2013, o demitido que fizer a solicitação de pagamento do benefício pela segunda vez, dentro do prazo de dez anos, será obrigado a fazer um curso de capacitação profissional habilitado pelo Ministério da Educação (MEC), com carga mínima de 160 horas.

Quem tem direito:

Tem direito ao seguro-desemprego o trabalhador que:

  • Trabalhou pelo menos seis meses nos últimos 36 meses;
  • Recebeu salários consecutivos nos seis meses anteriores a demissão;
  • Não está recebendo benefício por parte do INSS (exceto pensão por morte ou acidente);
  • Foi dispensado sem justa causa;
  • Está desempregado;
  • Não recebeu o benefício nos últimos 16 meses

 

Documentos necessários: 

Para requerer o benefício, o trabalhador deve comparecer no Sine ou PAC mais próximo, munido dos segintes documentos:

Termo de quitação de rescisão do contrato ou o termo de homologação de rescisão;

Carteira de Identidade (original);

CPF (original);

Carteira de trabalho (original);

Requerimento do Seguro Desemprego (original);

PIS;

Extrato do recebimento FGTS + multa 40% (original);

Dois últimos contracheques

 

Onde tirar:

PAC São José

Avenida Cosme Ferreira, 4.605, Uai Shopping

Tel: 3644-4842;

 

PAC Compensa

Avenida Brasil, 1.325

Tel: 3625-6924;

 

PAC Porto

Rua Marquês de Santa Cruz, s/nº, armazém 10 do Porto de Manaus

Tel: 3637-1098;

 

PAC Cidade Nova

Avenida Noel Nutels, 1.350

Tel: 3645-1370;

 

PAC Alvorada

Avenida Desembargador João Machado, 4.922

Tel: 3238-8082;

 

PAC Educandos

Avenida Beira Mar, s/nº

Tel: 3214-3620.

 

Central de Atendimento do Sine Amazonas

Avenida Joaquim Nabuco, nº 818, Centro, zona sul.

 

Horários de atendimento

Das 8h às 17h. Não é mais necessário agendar pelo 0800

 

 

 

Veja também

Plano Nacional de Enfrentamento das Hepatites prioriza o Amazonas O Estado do Amazonas será priorizado no Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que começará a imunizar a população nos próximos meses. A confirmação foi dada pelos representantes do MS, após audiência pública realizada na última terça-feira (...
Obra irregular no São Jorge é embargada e tem material apreendido Seixo e areia foram despejados em via pública. Foto: DivulgaçãoEm ação de fiscalização no sábado, 24/9, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) aplicou multa por reincidência, embargou e fez apreensão de material em uma obra irregular de um galpão na rua ...
CAIMIs têm programação especial em comemoração ao Dia do Idoso Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) em Manaus preparam uma semana inteira de atividades socioeducativas, recreativas e lúdicas para os usuários e colaboradores das unidades.No Caimi Paulo Lima...
Amadeu Teixeira segue internado em UTI, com quadro estável, após queda que quebrou costelas e perfur... Amadeu Teixeira tem respeito e admiração pela perseverança e dedicaçãoO técnico mais longevo do futebol mundial, com registro no Guiness Book, o desportista Amadeu Teixeira, 91 anos (30/06/1926), completa três semanas de internação, metade do tempo numa UTI da Unimed, n...
Superprodução para lançar tema 2018, ‘Caprichoso: ‘Sabedoria popular, uma revolução ance... http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/2017-09-23-VIDEO-00103199.mp4 O Festival Folclórico de Parintins vive neste fim de semana momentos decisivos. O Boi Bumbá Caprichoso lançou, neste sábado (23/09), o tema para 2018: "Caprichoso: Sabedoria popu...

33 comentários para “Como dar entrada ao seguro desemprego em Manaus

  1. eu ja fui no pac mais nao me atederam

    RESPOSTA
    Antes era preciso fazer o agendamento pelo 0800. A partir de hoje (04/06/2014) não precisa mais. O atendimento é por ordem de chegada.

  2. jeiziane disse:

    ordem de chegada ou ter que dormir na fila pra pega ficha??

    RESPOSTA
    Ordem de chegada.

  3. FABRICIO MENEZES disse:

    PREZADO MARCOS SANTOS….

    PARA DEIXAR MAIS CLARO..AINDA É PRECISO CHEGAR AS 3:00 DA MANHÃ PARA PEGAR SENHA? OLHE QUE OS FUNCIONARIOS DESTES POSTOS SO TRABALHAM 5 HORAS POR DIA…

  4. Marcelo Barreto disse:

    isso de ordem de chegada é conversa conversa fiada pois ainda hoje fui no pac do educandos e como moro longe cheguei la as 6:10 e já tinha mais fichas p seguro desemprego
    acredito q ninguém conserta essa putaria q é o serviço público neste pois

    1. Erika disse:

      Realmente o atendimento é por senha e são distribuídas 60 por dia, portanto, é necessário amanhecer na fila para dar entrada num benefício seu de direito!

  5. Marcelo Barreto disse:

    ESSA SITUAÇÃO SERIA FACILMENTE RESOLVIDA SE FOSSE ESTIPULADO UM HORÁRIO PARA ABERTURA E FECHAMENTO COMO NOS BANCOS AO INVÉS DE SENHAS
    ESSE SISTEMA É HUMILHANTE PARA O CIDADÃO Q SE DESLOCA DE SUA CASA E QUASE SEMPRE NÃO É ATENDIDO
    MAS QUEM TA NO PODER NÃO PRECISA DESSE ATENDIMENTO POR ISSO NÃO SE INTERESSA EM RESOLVER
    É MAIS FÁCIL E LUCRATIVO MANTER O POVO SOB O JULGO DO SEU MARTELO

  6. Alessandra disse:

    Ordem de chega é pra rir mesmo…. A mais de 2 semanas estou tentando dar entrada no meu seguro desemprego, chegando as 5 da manhã, pq acho perigoso chegar antes desse horário e já me deparo com mais de 50 pessoas que dormem na fila.
    Isso é uma humilhação, tendo que dormir na fila, com fome, sede e com risco de ser roubado no meio da rua.
    Sem falar no povo despreparado que atendem nos Pacs, mal sabem usar o computador.

  7. nayanne disse:

    posso dar entrada no seguro, tanto no SINE como no PAC?

    RESPOSTA
    Exatamente,os dois recebem.

  8. cris disse:

    Fui no pac da educado e uma senho disse qui eu tinha qui agenda e e so sexta ainda

  9. Maria euvis disse:

    Poxa eu moro longe me expliquem se quando a pessoa chega já vai logo dar entrada ou ainda vai agenda pra poder da entrada demora ou o benefício sai no mês seguinte explique,

    RESPOSTA:
    O trâmite é demorado. Depois de vencer a burocracia local, o processo ainda precisa ser aprovado em Brasília.

  10. MARIANA RUGGIERO disse:

    RIDICULO ESSE POVO, FAZ CHEGAR DE MADRUGADA PARA ENFRENTAR FILA, SENDO QUE DISTRIBUEM APENAS 40 FICHAS POR DIA, DEIXAM NOS PARA FORA E SO COMEÇAM A FUNCIONAR AS 8H DA MANHÃ.. ACHO QUE UM FUNCIONÁRIO DESSE DEVE RECEBER MUITO BEM PARA ATENDER APENAS 40 PESSOAS POR DIA! SE TIVER UMA VAGA, ME AVISEM POR QUE QUERO TRABALHAR ASSIM TABÉM!

  11. anacleto pessoa da Silva disse:

    O que eu faço estou tentando a 2 meses dá entrada no meu seguro chego no pac tem uma placa dizendo que só haverá atendimento no sine chego no sine o guarda fala que só em janeiro porque o sistema ta fora dor ar e so voltará em janeiro dez minutos depois ele volta e distribuir as senhas para voltar na segunda feira e quando chego na segunda feira sem sistema e isso é muita palhaçada com o cidadão… Isso tem que acabar… chegaaaa

  12. Fernando disse:

    Como eu faço pra saber o valor e as parcelas do meu seguro no site

    RESPOSTA
    Não sei informar

    1. evauluzi disse:

      gostaria de saber como faço pra fazer meu agendamento online no seguro desemprego

      RESPOSTA
      Os postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) oferecem o Seguro Desemprego através do agendamento online, 24 horas, no sitewww.ouvidoria.am.gov.br. O cidadão também poderá agendar o serviço no disk-cidadão 0800-286-2300 de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.

  13. rafaela disse:

    Fui madruguei no pac cidade nova agendaram o meu para dia 09 de dezembro as meio dia fui la cheguei as 11 no momento que chego sou informada que nao tem sistema que vao me ligar no dia que voltar sistema ta com uma semana que voltou sistema ligo e mandam espera que vao me liga isso e uma palhaçada … Se fosse da familia deles ja tinham agendado rapidinho… Pra passar uns dados pro computador precisam de meses? Nao etendo tem que colocar pessoas qualificadas e rapidas com vontade de trabalhar!

    1. Carlos disse:

      Estou precisando dar entrada no meu seguro!
      Moro no tancredo neves!
      Tenho que dar entrada pelo pac ou pelo sine?
      O que e preciso?
      E preciso o comprovante de recebimento do FGTS?
      No caso no pac do são josé eu posso dar entrada no meu seguro desemprego?
      Que horas preciso esta la?

      RESPOSTA
      Você pode dar entrada no seguro desemprego no PAC ou Sine. Na matéria consta a lista de todos os documentos necessários.

  14. ana Castro disse:

    Pk e preciso dos ultimos contra cheque nem sei como faço para conseguir

  15. jane disse:

    Como funciona no pac do sao jose, ja q este e um mini shopping tem q agendar ou chegando vou me deparar com varias pessoas na fila?

    RESPOSTA
    É por senha, que você tira na hora. A Setrab está promovendo um mutirão do seguro-desemprego de 16 a 23/01/2015. Leia a matéria abaixo:
    http://www.blogmarcossantos.com.br/2015/01/09/setrab-realiza-mutirao-seguro-desemprego/

  16. lenildo araujo disse:

    Quanto tempo eu tenho para dar entrada no seguro desemprego? Depois que retiro o fgts

    RESPOSTA
    O prazo é de até 120 dias após a demissão.

  17. Kelly disse:

    Caso o desempregado deixe passar o prazo de 120 dias para requerer o seguro desemprego, como poderá proceder ?

    RESPOSTA
    Entre em contato com a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad)
    (92) 3631-2309 e tire suas dúvidas.

  18. rene dreiton marinho cavalcante disse:

    este site de vocês não funciona vocês nunca atualizam conclusão como todo serviços que vocês governo oferecem prequario tenha mas respeito pelo povo

  19. manuel mota de andrade disse:

    moro na colonia antonio aleixo ja tentei marcar meu seguro e naõ conseguie pelo 0800 poso ir pra fila de espera

  20. JOEL BATISTA CORDOVIL disse:

    Ao Sr. MARCOS SANTOS, EU CONSEGUI REALIZAR O MEU CADASTRO DO MEU SEGURO DESEMPREGO, TRABALHEI EM UMA EMPRESA NO DIA 01/03/2014 ATÉ NO DIA 15/06/2015 UM ANO E QUATRO MESES, ENTÃO NÃO DEI ENTRADA NO MEU SEGURO E COMECEI A TRABALHAR EM OUTRA EMPRESA NO DIA 04/05/2015 ATE NO DIA 12/09/2015 EU FUI DE METIDO, FIQUEI QUATRO MESES, A EMPRESA ME INFORMOU QUE NÃO TINHA DIREITO AO MEU SEGURO DESEMPREGO AO MEU SAQUI DO MEU FGTS, E PODERIA DAR ENTRADA PELA OUTRA EMPRESA ANTERIOR, SÓ QUE QUANDO DEI ENTRADA APARECE UMA NOTIFICAÇÃO DE EMPREGADOR E NÃO FINALIZA O MEU CADASTRO, A QUEM EU POSSO RECORRER , EU TENHO DIREITO DO MEU SEGURO DESEMPREGO, PORQUE QUE NÃO CONSEGUE LIBERAR

    RESPOSTA
    Agende atendimento sobre o seguro-desemprego em um dos PACs, leve sua documentação e peça para analisarem o seu caso.

  21. joas arraes do Carmo disse:

    Ok

  22. joas arraes do Carmo disse:

    Não estou conseguindo agendar, como devo fazê – lo.

    RESPOSTA
    Os postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) prestam serviços de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego através do agendamento online, 24 horas, no site: http://www.ouvidoria.am.gov.br.

  23. Viviane Silva de Souza disse:

    Eu queria saber como e onde me agendar no seguro desemprego??Moro na zona Norte de Manaus.

    RESPOSTA
    Os postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) estão atendendo Seguro Desemprego através do agendamento online, 24 horas, no site http://www.ouvidoria.am.gov.br.

  24. aldevan da Silva Batista disse:

    Eu fui da entrada hoje no meu seguro não consegui porque lá no computador constava que eu tinha 11meses trabalhados e na minha carteira consta que eu trabalhei 13meses, a empresa que eu trabalhei foi, Tá engenharia entrei no dia 22/04/2014 e saí no dia 20/07/2014, LRdinis,06/04/2015, até no dia 06/06/2015, e na Engeco, 16/06/2015, até no dia 07/03/2016, , porque que eu não consegui da entrada no meu seguro.

  25. aldevan da Silva Batista disse:

    Eu creio em Deus que eu vou conseguir da entrada no meu seguro desemprego em nome de Jesus amém. .

  26. Sergio disse:

    Já estou a dois meses tentando agendar pela Internet e ainda não consegui. Se vc for direto no PAC eles nem te olham e te mandam de volta pro computador pra ficar tentando até a vinda de Jésus. Se vc conseguir agendar antes da vinda dele será bom se for depois da vinda aí vc já não vai precisar.

  27. lindomar freitas disse:

    esse serviço tá deixando muito a desejar quanto tento da entrada pelo site vem uma mensagem que diz que esse serviço não esta disponível neste município

  28. JUSSARA NOGUEIRA PIMENTEL disse:

    Bom dia,Sr. Marcos Santos!

    Preciso dar entrada no seguro desemprego. Porque já fui vários PAC’S da cidade e nenhum atende este serviço.
    Estive no SINE semana passada e o agente de portaria informou que temos que chegar as cinco da manhã para pegar uma senha que são distribuídas cinquenta por dia.
    Você não acha uma falta de respeito com o cidadão.
    Fico no seu aguardo para as devidas providências.

  29. damares disse:

    Como faço pra dar entrada no meu seguro desemprego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook