Especialista aponta cuidados que motorista deve tomar antes de pegar a estrada

Quem for pegar a estrada para os municípios do Amazonas ou com destino à Venezuela deve tomar alguns cuidados com o veículo. Afinal, carro cheio, com muitas malas, e estradas que não proporcionam total segurança e qualidade exigem cuidados dobrados do motorista.

Pneuforte

Sistemas informatizados aceleram e dão mais qualidade ao trabalho de balanceamento e alinhamento.

O diretor da Pneu Forte, Belmiro Vianez Filho, destaca a importância de uma revisão adequada do veículo para garantir a segurança de quem dirige, da sua família e dos demais motoristas. “Além do contratempo na viagem, qualquer falha técnica ou problemas mecânicos pode colocar vidas em risco. Um simples pneu careca, por exemplo, em alta velocidade, pode levar a um derrapamento e causar acidentes gravíssimos”.

Antes de pegar a estrada, Vianez indica alguns itens que devem ser observados para garantir a segurança e férias tranquilas:

  1. O motorista deve verificar o desgaste do pneu. É só checar se o pneu atingiu ou superou o limite de 1,6mm de profundidade dos sulcos e, se isso ocorrer, a troca deve ser providenciada antes da viagem. O estepe é item imprescindível em qualquer viagem. Deve-se observar se ele não possui bolhas ou sulcos menores que 1,6mm. Cheque também a pressão dos pneus. É importante calibrá-los levando em consideração o peso que se está levando. Um carro carregado de malas e com quatro passageiros, por exemplo, pode exigir uma calibragem maior do que um automóvel sem bagagem e apenas com o motorista. O alinhamento também é imprescindível. Para as rodas, verifique se não existe amasso, trincas ou quebras.
  1. Os freios e a suspensão do carro devem estar em perfeito estado, pois são importantes para uma viagem segura.
  2. Verifique se itens como triângulo, macaco e chave de roda estão no veículo e em funcionamento. Esse trio é imprescindível e as autoridades do trânsito podem exigi-lo. Já pensou você ter o carro apreendido por falta de um triângulo?
  3. O alinhamento, ou a necessidade dele, só é percebido quando o carro atinge alta velocidade. Não corra riscos! Se o carro apresentar barulhos ou rangidos procure a ajuda de um mecânico para identificar o problema. Rangidos, ruídos e batidas secas devem ser averiguados na concessionária autorizada.
  4. Verifique a validade e nível de todos os fluidos e filtros, como líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção e embreagem e combustível do reservatório de partida a frio.
  5. Um item essencial para fazer uma viagem segura é a parte elétrica. Certifique se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel) estão em perfeito funcionamento.
  6. Verifique o nível do reservatório de limpeza e palhetas dos vidros, além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores.
  7. Procure postos autorizados para abastecer o carro, evitando assim adquirir combustíveis adulterados ou de baixa qualidade. Efetue a troca dos lubrificantes antes de viajar e utilize produtos de qualidade.
  8. Mantenha os documentos do carro e a sua carteira de habilitação sempre com você. E não se esqueça de ter em mãos todos os telefones de emergência como: atendimento na estrada, bombeiros e, principalmente, do atendimento 24 horas do seguro de seu veículo.

Isso tudo é importante nas viagens longas de carro, mas o motorista não pode esquecer o dia-a-dia. Pneus duram bem mais quando recebem alinhamento e balanceamento uma vez por mês. A calibragem também precisa ser feita com regularidade e o ideal é checar esse item a cada 15 dias.

Um dos grandes obstáculos, a falta de tempo, está sendo superada pela tecnologia. “Nós temos, nas lojas da Pneu Forte, sistemas informatizados que aceleram e dão mais qualidade ao trabalho de balanceamento e alinhamento. O cliente fica menos tempo esperando e o resultado é melhor”, afirma Belmiro Vianez Filho.

Veja também

Plano Nacional de Enfrentamento das Hepatites prioriza o Amazonas O Estado do Amazonas será priorizado no Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que começará a imunizar a população nos próximos meses. A confirmação foi dada pelos representantes do MS, após audiência pública realizada na última terça-feira (...
Obra irregular no São Jorge é embargada e tem material apreendido Seixo e areia foram despejados em via pública. Foto: DivulgaçãoEm ação de fiscalização no sábado, 24/9, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) aplicou multa por reincidência, embargou e fez apreensão de material em uma obra irregular de um galpão na rua ...
CAIMIs têm programação especial em comemoração ao Dia do Idoso Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) em Manaus preparam uma semana inteira de atividades socioeducativas, recreativas e lúdicas para os usuários e colaboradores das unidades.No Caimi Paulo Lima...
Amadeu Teixeira segue internado em UTI, com quadro estável, após queda que quebrou costelas e perfur... Amadeu Teixeira tem respeito e admiração pela perseverança e dedicaçãoO técnico mais longevo do futebol mundial, com registro no Guiness Book, o desportista Amadeu Teixeira, 91 anos (30/06/1926), completa três semanas de internação, metade do tempo numa UTI da Unimed, n...
Superprodução para lançar tema 2018, ‘Caprichoso: ‘Sabedoria popular, uma revolução ance... http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/2017-09-23-VIDEO-00103199.mp4 O Festival Folclórico de Parintins vive neste fim de semana momentos decisivos. O Boi Bumbá Caprichoso lançou, neste sábado (23/09), o tema para 2018: "Caprichoso: Sabedoria popu...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook