Sistema vai ajudar a encontrar vagas em estacionamentos

Pesquisadores do Amazonas estão desenvolvendo com apoio do governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) um sistema que permitirá que os motoristas encontrem vagas em estacionamentos próximos ao local desejado em tempo real.

De acordo com um dos responsáveis pelo projeto de pesquisa, Maridilson Ribeiro, a ferramenta, intitulada de “Busca Vaga”, gerenciará todo o tráfego de entrada e saída nos estacionamentos onde estiver instalado e, assim, disponibilizará, em tempo real, as vagas disponíveis. A previsão é que o “Busca Vaga” esteja pronto até outubro deste ano.

Segundo o microempreendedor, por ser um sistema on line, a resposta do gerenciamento é em tempo real, ou seja, a partir do momento que for gerado um comprovante de entrada para um veículo em um estacionamento, o sistema atualizará mostrando que uma vaga estará ocupada. E, no momento que for feito a baixa do veículo no estacionamento, a vaga automaticamente ficará disponível para visualização.

O sistema também pretende fazer com que o usuário possa fazer com antecedência o agendamento da vaga.

“A consulta para os usuários será gratuita e a cada operação finalizada um valor será destinado ao sistema pela empresa responsável pelo estacionamento no local. Com isso, o usuário tem a possibilidade de encontrar uma vaga próximo do local desejado sem precisar ficar procurando por estacionamentos ou deixar o veículo nas ruas, correndo até mesmo o risco de ser multado”, disse Ribeiro.

A ideia de criar o “Busca Vaga” é fruto do trabalho de conclusão de curso da faculdade. “Fizemos esse projeto devido à dificuldade em encontrar uma vaga para estacionar no centro de Manaus, principalmente em datas comemorativas e de fim de ano. Atualmente, existem aplicativos semelhantes ao “Busca Vaga”, mas que não gerenciam a disponibilização das vagas ou que mostram apenas o endereço”, disse o pesquisador.

O sistema poderá ser visualizado em qualquer smartphone em diferentes sistemas operacionais (Android, IOS, Windows Phone e outros).

Sinapse da Inovação

O “Busca Vaga” é um dos 40 projetos aprovados no âmbito do Programa Sinapse da Inovação. Fruto da parceria firmada entre a Fapeam com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar os resultados de projetos de pesquisa de universidades e instituições de ciência, tecnologia e inovação em produtos inovadores competitivos, além de fortalecer o empreendedorismo inovador.

“O apoio que temos é fundamental, pois possibilita o desenvolvimento do nosso projeto. Com isso, vamos gerar emprego e renda para o Amazonas”, finalizou o pesquisador.

Veja também

Copiloto será indenizado por falha de segurança em voos de empresa aérea do Amazonas O Tribunal Do Trabalho vai comunicar a decisão à Anac para que providências sejam tomadas no âmbito da empresa. Da sentença não cabe mais recurso. Foto: DivulgaçãoPor unanimidade de votos, a Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região - AM/RR (TRT11) fi...
Navios chegam a Manaus trazendo 3,1 mil turistas na Temporada de Cruzeiros 2017/2018 Na próxima semana, três navios chegam a Manaus durante a Temporada de Cruzeiros 2017/2018. O primeiro a chegar será o M/S Silver Whisper, na segunda-feira, 27/11, às 13h. A estimativa é que o navio traga a bordo 684 pessoas, entre passageiros e tripulantes. A Fundação Munic...
AADES abre processo seletivo para Sistema Socioeducativo com 72 vagas. Inscrições começam dia 27 A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES) lançou o edital Nº030/2017 para Processo Seletivo Simplificado com 72 vagas temporárias para atuação no Projeto de Apoio ao Processo de Implementação do Sistema Socioeducativo. O projeto será executado em p...
Netinho é atração do tradicional Baile do Hawaii do Hotel Tropical. Ingressos à venda O cantor baiano Netinho vai reviver seus grandes sucessos no Baile do Hawaii 2018. Foto: DivulgaçãoO Baile do Hawaii 2018 já tem data para acontecer em Manaus: será no dia 27 de janeiro, sábado. Totalmente reformulado, o evento acontece, como de costume, no Hotel Tropic...
Sine Manaus Cidade Nova seleciona candidatos para 12 vagas de emprego O Sine Manaus da Cidade Nova irá selecionar, nesta sexta-feira, 24/11, e segunda-feira, 27/11, profissionais para 12 vagas de emprego. São elas: eletricista de autos, lanterneiro de automóveis, polidor de automóveis, técnico em refrigeração, confeiteiro, artífice de manute...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook