Procon Manaus alerta consumidores para compras em promoções

Em meio à crise econômica brasileira, comerciantes estão realizando promoções e liquidações para movimentar a economia local. Na ocasião, a Ouvidoria  e Proteção ao Consumidor  (Procon Manaus) está orientando a população para ficar atenta aos seus direitos.

Uma das principais atitudes do cliente é exigir a nota fiscal, pois  além de comprovar a garantia, ela assegura o direito na hora de registrar a reclamação nos Órgãos de Defesa do Consumidor e a arrecadação de impostos que auxiliam na construção de escolas, creches, hospitais, etc.

“Primeiramente é direito do consumidor obter a nota fiscal. Posteriormente o consumidor deve se certificar que a mercadoria que ele está adquirindo em promoção não possui nenhum tipo de defeito, pois é comum essas mercadorias serem as famosas ‘ponta de estoque’, ou seja, só há aquela peça. Além de tudo, o consumidor deve perguntar sempre se a loja aceita troca de mercadorias.”, advertiu  o coordenador do Procon Manaus, Alessandro Cohen.

Prazo de troca

O consumidor também deve ficar atento se a loja possui política de troca, como poderá ser feita e qual o prazo da mesma.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 49, versa o direito de arrependimento, caso as compras tenham sido feitas fora do ambiente comercial, ou seja, via telefone ou internet. A desistência do contrato pode ser feita no prazo de 7 dias, a contar da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, devem ser devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Crédito e débito

Outro importante item que o comprador precisa saber é que fixar um preço mais alto para quem paga com cartão de crédito ou débito fere o inciso V do artigo 39 do CDC, que classifica como prática abusiva exigir do consumidor vantagem excessiva. A regra vale para todos os estabelecimentos, inclusive pequenos comércios.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor poderá dirigir-se a sede da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor – Procon Manaus localizada na Rua Afonso Pena, 38 – Centro ou ligar 0800 092 0111.

 

Veja também

Plano Nacional de Enfrentamento das Hepatites prioriza o Amazonas O Estado do Amazonas será priorizado no Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que começará a imunizar a população nos próximos meses. A confirmação foi dada pelos representantes do MS, após audiência pública realizada na última terça-feira (...
Obra irregular no São Jorge é embargada e tem material apreendido Seixo e areia foram despejados em via pública. Foto: DivulgaçãoEm ação de fiscalização no sábado, 24/9, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) aplicou multa por reincidência, embargou e fez apreensão de material em uma obra irregular de um galpão na rua ...
CAIMIs têm programação especial em comemoração ao Dia do Idoso Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) em Manaus preparam uma semana inteira de atividades socioeducativas, recreativas e lúdicas para os usuários e colaboradores das unidades.No Caimi Paulo Lima...
Amadeu Teixeira segue internado em UTI, com quadro estável, após queda que quebrou costelas e perfur... Amadeu Teixeira tem respeito e admiração pela perseverança e dedicaçãoO técnico mais longevo do futebol mundial, com registro no Guiness Book, o desportista Amadeu Teixeira, 91 anos (30/06/1926), completa três semanas de internação, metade do tempo numa UTI da Unimed, n...
Superprodução para lançar tema 2018, ‘Caprichoso: ‘Sabedoria popular, uma revolução ance... http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/2017-09-23-VIDEO-00103199.mp4 O Festival Folclórico de Parintins vive neste fim de semana momentos decisivos. O Boi Bumbá Caprichoso lançou, neste sábado (23/09), o tema para 2018: "Caprichoso: Sabedoria popu...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook