Veja como baixar e usar o aplicativo Saúde Amazonas

aplicativo saude amazonas

Com a disseminação das novas tecnologias digitais, os aplicativos para smartphones surgem como aliados da saúde, ao transmitir informações úteis à população. Um bom exemplo é o aplicativo Saúde Amazonas, lançado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

Mais de mil pessoas já fizeram download do aplicativo, que tem como principal objetivo orientar o usuário a encontrar a unidade mais próxima de onde ele está localizado e mais apropriada para atender a sua necessidade. O aplicativo oferece, ainda, dicas de prevenção a doenças como Hipertensão, Diabetes, Aids/HIV, Tuberculose, Câncer de Colo Uterino e Obesidade.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, ressalta que o aplicativo faz parte das ações da Susam destinadas a reorganizar o fluxo de atendimento nas unidades da rede pública de saúde. As informações contidas no aplicativo abrangem não somente as unidades que são administradas pelo estado, mas também as que são de responsabilidade da Prefeitura.

Conforme o secretário o aplicativo oferece ao usuário a praticidade de ter na palma da mão informações que podem, entre outras coisas, poupar o tempo do cidadão, indicando o local apropriado para atendê-lo. O aplicativo, diz ele, ajuda o usuário a entender melhor o funcionamento de cada tipo de serviço oferecido na rede de saúde.

O aplicativo  Saúde Amazonas apresenta uma descrição completa dos serviços atendidos pela Atenção Básica, pelos SPAs, Prontos-Socorros, Maternidades e Hospitais. De posse dessas informações, oferece ao usuário a opção de realizar a busca pelas unidades de saúde mais próximas do local onde ele se encontra, o que é feito por sistema de GPS. Cada unidade é apresentada com endereço, telefone, horário de funcionamento e distância (em quilômetros) que precisa ser percorrida para chegar ao endereço. Pode, também, abrir o mapa de localização, para se orientar quanto ao melhor trajeto para chegar à unidade. Se tiver dúvidas, num simples toque, pode ligar para o número de telefone da unidade.

Como baixar

 O Saúde Amazonas foi desenvolvido, inicialmente, para a plataforma Android, mas em breve poderá ser utilizado, também, em plataforma IOS. Pode ser baixado nas lojas próprias dos dispositivos celulares e não necessita de conectividade para funcionar.

Os passos são os seguintes: no seu smartphone, busque o ícone “Play Store”; na barra para busca, digite “Saúde Amazonas”; o aplicativo vai aparecer como primeira opção e você deve tocá-lo, para que possa abrir. Ao abrir, vai aparecer a opção “Instalar” – clique nesta opção e, em seguida, aparece “Aceitar”. Em alguns segundos, o aplicativo será instalado. Uma vez instalado, em “Abrir”, você acessa todas as informações.

Serviços oferecidos na rede de saúde

Atenção Básica – As Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem ser procuradas nos seguintes casos: vômito, diarreia, dor, febre, contusões, doenças sexualmente transmissíveis, curativos, inalação, imunizações (vacinas), tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica, coleta de exames laboratoriais, entre outros.

SPAs – É para onde devem ir os casos de urgência de média complexidade e que, prioritariamente, não exigem hospitalização, como: pneumonias, crises de hipertensão, ferimentos (cortes) que precisarem ser suturados, febre alta, crise convulsiva, desmaio, outros tipos de mal-estar súbito que precisam de atendimento imediato.

Prontos-Socorros – Realizam o atendimento das urgências de maior complexidade. Atendem vítimas de acidentes graves com sinais de traumatismo, fraturas, sintomas de infarto, AVC e apendicite, entre outros, que necessitem de intervenção rápida.

Maternidades – Hospitais especializados nos cuidados maternos e neonatais. Atendem mulheres em trabalho de parto e também casos de urgência obstétrica, gravidez com perda de sangue (aborto) ou sangramento vaginal. Também fazem o acompanhamento dos bebês prematuros que passaram por UTI e ainda não receberam alta do Método Canguru.

Hospitais – São unidades de referência em atendimento adulto e pediátrico, com serviço ambulatorial e hospitalar.

Veja também

Plano Nacional de Enfrentamento das Hepatites prioriza o Amazonas O Estado do Amazonas será priorizado no Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que começará a imunizar a população nos próximos meses. A confirmação foi dada pelos representantes do MS, após audiência pública realizada na última terça-feira (...
Obra irregular no São Jorge é embargada e tem material apreendido Seixo e areia foram despejados em via pública. Foto: DivulgaçãoEm ação de fiscalização no sábado, 24/9, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) aplicou multa por reincidência, embargou e fez apreensão de material em uma obra irregular de um galpão na rua ...
CAIMIs têm programação especial em comemoração ao Dia do Idoso Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) em Manaus preparam uma semana inteira de atividades socioeducativas, recreativas e lúdicas para os usuários e colaboradores das unidades.No Caimi Paulo Lima...
Amadeu Teixeira segue internado em UTI, com quadro estável, após queda que quebrou costelas e perfur... Amadeu Teixeira tem respeito e admiração pela perseverança e dedicaçãoO técnico mais longevo do futebol mundial, com registro no Guiness Book, o desportista Amadeu Teixeira, 91 anos (30/06/1926), completa três semanas de internação, metade do tempo numa UTI da Unimed, n...
Superprodução para lançar tema 2018, ‘Caprichoso: ‘Sabedoria popular, uma revolução ance... http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/2017-09-23-VIDEO-00103199.mp4 O Festival Folclórico de Parintins vive neste fim de semana momentos decisivos. O Boi Bumbá Caprichoso lançou, neste sábado (23/09), o tema para 2018: "Caprichoso: Sabedoria popu...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook