Proprietários de construções irregulares podem dar entrada no Habite-se Simplificado

O Habite-se Simplificado prevê agilidade na regularização de imóveis em situação irregular, construídos antes de novembro de 2012, e sua regulamentação está em vigor desde 25 de julho deste ano, com a Lei 2.155. Os interessados na regularização e que estejam alcançados pela legislação, devem dar entrada no processo no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), de segunda a sexta, de 8h às 15h30 (exceto em feriados e pontos facultativos).

O Habite-se Simplificado serve para facilitar e promover a regularização de edificações residenciais (unifamiliares), comercial tipo 1 e mista (residencial/comercial), que hoje estão em desacordo com a lei municipal.

Deixar o processo mais simplificado beneficiará milhares de famílias que encontram dificuldade na expedição do Habite-se, inclusive documentação de propriedade e titularidade, facilitando o acesso a financiamentos bancários, incluindo compra e venda de imóveis.

Pela lei, ao simplificar o processo de análise e critérios para as edificações, o prazo para expedição do documento será de, no máximo, 90 dias, desde que atendidos os requisitos e apresentados os documentos necessários.

Construções irregulares, inclusive as de uso misto, são as edificações executadas em desacordo com a lei urbana vigente e/ou executadas sem a aprovação do Implurb. O Habite-se Simplificado alcança construções de até 200m², no caso das residenciais unifamiliares; e de até 500m², para as comerciais tipo 1 ou uso misto.

Quem não pode tirar o Habite-se Simplificado?

Não será concedido o Habite-se Simplificado para os casos onde os imóveis se encontram em invasão de área pública, que estejam situados em área ambientalmente protegidas, em área de risco e imóveis que não tenham previsão de vagas de estacionamento ou não atendam ao mínimo previsto na legislação.

Informações podem ser obtidas junto ao atendimento, pelo telefone (92) 3625-5050. A lista de documentos necessários pode ser consultada no site do Implurb, no implurb.manaus.am.gov.br, num banner criado exclusivamente para facilitar o acesso.

Entre os documentos, estão: prova da construção ter sido concluída antes de novembro de 2012; registros imobiliários ou título definitivo; certidão negativa do IPTU; projeto simplificado, contendo planta baixa, cortes, fachadas, cobertura e implantação; e comprovantes de abastecimentos de água e de energia elétrica, além de outros.

Plano Diretor

O Habite-se Simplificado é resultado da regulamentação de dispositivo existente no Plano Diretor. O instrumento foi criado no plano revisado de 2014, a partir de uma emenda parlamentar. O processo de regulamentação também foi tema de trabalho do Comitê de Desburocratização, criado pela Prefeitura de Manaus, e de técnicos das áreas de licenciamento e do jurídico do Implurb.

Veja também

Banheiros saem do lugar comum e ficam cada vez mais personalizados Projeto da arquiteta Cláudia Nerling que destaca a beleza da banheira vitoriana. Fotos: Ana Cláudia Jatahy/DivulgaçãoOs banheiros, em geral, são um dos menores ambientes de uma residência. Se o desafio já era grande para o arquitetos, agora está maior ainda, já que a no...
Revestimentos, um “up” na decoração sempre se reinventando. Veja fotos de lançamentos Os revestimentos estão cada vez mais variados e são itens indispensáveis em qualquer projeto de decoração. Foto: DivulgaçãoVai construir ou quer apenas dar um "up" na decoração do seu imóvel? Seja qual for a ideia, os mais modernos projetos de arquitetura dão atenção es...
Escreve contos, romances ou poemas? Últimos dias para inscrições no Edital Prêmios Literários de Man... O período de análise das obras pela comissão julgadora será de 9 de março a 1º de maio de 2018. Foto: DivulgaçãoNa última quarta-feira do mês, dia 28, termina o prazo para as inscrições no Edital Prêmios Literários Cidade de Manaus. As fichas de inscrição podem ser obti...
Protesto contra reforma da Previdência no Distrito Industrial, em Manaus Os manifestantes chegaram a fechar a entrada pra rua Quixito. Foto: Divulgação PMUm grupo de trabalhadores do Distrito Industrial e membros de centrais sindicais realizaram na manhã desta terça-feira (20), uma manifestação contra a reforma da Previdência, na rua Rio Qui...
Pistoleiros atiram contra homem em possível acerto de contas perto de campo de futebol na Compensa Samu foi acionado e levou Wesley Sales, que foi alvejado com quatro tiros na Compensa. Foto: DivulgaçãoWesley Sales Ferreira, 20, foi atingido com pelo menos quatro tiros no fim da noite desta segunda-feira (19). A tentativa de homicídio aconteceu na rua Gilberto Mestri...

2 comentários para “Proprietários de construções irregulares podem dar entrada no Habite-se Simplificado

  1. Luís Aguiar Andrade disse:

    Gostaria de informações sobre construção utilizando o muro do limite do terreno,pois um vizinho que construir uma cozinha utilizando o meu muro como parede e isso implicaria na vedação de luz e ventilação Sá sala e cozinha de minha casa,vale ressaltar que ele já utilizou o muro pra fazer a torre de das caixas dágua s de 2000 litros cada e um ponto comercial, sendo que se for construir vai desvalorizar sobremaneira meu imóvel.
    Desde já agradeço.

    RESPOSTA
    Procure o Implurb, órgão que poderá tirar todas as suas dúvidas e orientá-lo sobre como proceder.

  2. josue dias reis disse:

    gpstaria de terminar minha casa mais tem uma vizinha q fica me ameacamdo se eu fizer alguma coisa ela vai me denuncoar no implurb q faco so porque a casa dela fica ao lado da minha.

    RESPOSTA
    Você deve procurar o Implurb para ver o que é necessário para regularizar sua reforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *