Deixo a Rede Tiradentes. Sem brigas. Apenas havia chegado a hora

rt

Foram dez anos dividindo a bancada da Rede Tiradentes com Ronaldo

Ouço muitas indagações sobre as razões de minha saída da Rede Tiradentes. Há até quem diga que briguei com Ronaldo (dos vera, na mão!), o que, definitivamente, não aconteceu. O clima entre nós foi ameno até o fim. Sempre tive liberdade para dizer o que pensava, embora ciente dos limites impostos por interesses empresariais, coisa que nenhum jornalista pode se dar ao luxo de ignorar.

Saí antes que me tornasse “móveis e utensílios” da casa. Num contexto assim, você perde importância e deixa de ser útil como poderia. Prefiro, à longevidade e estabilidade funcional, seguir aquele comichão que impulsiona carreiras e exige mais e mais de cada um.

Em outra ponta, no aspecto puramente profissional, sempre trabalhei em rádio, jornal, TV, publicidade, free lancer e o que mais viesse. Foi a primeira vez que me vi num só veículo, o rádio, já que a TV Tiradentes era apenas colaboração.

Não é verdade, também, que seja sócio de Ronaldo Tiradentes. Jamais fui. Essa alegação era mais uma brincadeira, no clima descontraído que imprimíamos ao programa.

Ficam para trás as saudades do companheirismo dos colegas da casa e, sobretudo, a gratidão por essa abertura proporcionada pelo Ronaldo, desprovida de censura, ao vivo, frente a frente com o ouvinte-telespectador.

A decisão de sair vinha sendo amadurecida e não ocorreu por convite de qualquer concorrente. Saí aberto a novos desafios profissionais. Apenas isso.

Foram dez anos. É claro que, em tanto tempo, ocorreram percalços. Como quando critiquei um esquema de comunicação que tornava uma pessoa sem voto mais importante que o governador e essa pessoa entrou porta adentro de Ronaldo pedindo minha demissão. E ouviu dele um “eu concordo com o que ele escreveu”.

Ou quando, em plena campanha, alguém ligou para o exterior, informando o patrão que me havia ouvido criticando determinada candidata, querendo favorecer um candidato, coisa que não fiz. Aí ele, patrão, como dizemos nós parintinenses, pegou corda e me ligou reclamando, resvalando no limite que me faria abandonar o microfone ali mesmo e ir embora, deixando para ele ouvir, quando retornasse, a verdade gravada no “censura” da emissora, que é exigência legal e nada deixa escapar.

Mas são os percalços que criam e fortalecem amizades. Eu acompanhei as brigas contra Phelipe Daou e os Calderaro em silêncio, avisando que ambos foram meus ex-patrões. Criticá-los seria cuspir em pratos que comi. Seria claro indício de que, ao sair da Rede Tiradentes, também o criticaria. E não farei isso.

Quem, como eu, assume cargos de direção em empresas de comunicação acaba conhecendo suas entranhas. Quando não concorda com determinada posição tem o dever de se manifestar, internamente, de maneira clara e direta. Foi o que sempre fiz.

O barato desse período foi acordar às 5h, todas as manhãs, de segunda a sexta, cheio de tesão pelo trabalho, sair dirigindo por caminhos alternativos, sem tempo a perder, para cumprir o compromisso, mais que com a emissora, com os ouvintes. E entrar num supermercado, por exemplo, recebendo demandas e críticas tanto da madame, com o carrinho cheio, quanto do funcionário que abastece as gôndolas.

Barato foi contribuir para colocar o turismo na pauta do Estado – inacreditável o tempo que estamos perdendo! – e apontar erros sem ódio, com o sincero desejo de que fossem corrigidos, recebendo a correção como recompensa. Ou receber demandas e passá-las diretamente aos gestores, sem levá-las ao microfone, entendendo que ali não havia notícia, mas apenas um apelo por solidariedade humana.

Nunca tive a ilusão de saber tudo. Mas nosso formato acabaria me levando a ensinar francês para Victor Hugo e inglês para Charles Dickens.

Aprendi muito na Rede Tiradentes, depois de ter sido diretor de redação de A Crítica e Amazonas em Tempo e ter exercido cargos de direção em outros jornais, rádios e TVs, além de ocupado o posto de secretário municipal de Comunicação. Sigo aprendendo. A vida é mesmo uma eterna escola.

Obrigado a todos que manifestaram preocupação com minha saída. Muitos comentários que ouvi me ajudarão nas decisões que tomarei em futuro próximo.

Ronaldo sabe o que faz. Desejo-lhe toda sorte do mundo.

Veja também

82 comentários para “Deixo a Rede Tiradentes. Sem brigas. Apenas havia chegado a hora

  1. Carlos Oliveira Neto disse:

    Taca le pau, Marcos.
    Tem meu apoio. Se pegar alguma onda estarei sintonizado. Quem dera se houvessem mais Marcos Santos nos editoriais. Um quilate desse porte não deve ficar de fora da comunicação.
    Abraço.

  2. Cristina Magda disse:

    Meu amigo querido e competente. Belo texto. Compartilho do mesmo sentimento. É a novidade que nos move. Sem ela morremos um pouco. Vc merece meu respeito e o melhor que a vida pode oferecer. Um bjo grande e boa sorte.

  3. Paulo Euzébio disse:

    Você é uma cara sensato, inteligente e admirado por seus ex ouvintes e o texto reflete isso. Boa Sorte e Sucesso na nova empreitada.

  4. Diego Nunes disse:

    Vai fazer falta nas amanhãs da Tiradentes, Marcos Santos, toda sorte do mundo.

  5. WIlson disse:

    Estávamos acostumados à quimica entre vocês que movia o programa! Mas vida que segue!! Sucesso!

  6. José Roberto Girão de Alencar disse:

    Despedida correta e ética.
    Texto verdadeiro e equilibrado como aliás sempre foi seu perfil.
    Novo desafio virá e sua legião de amigos mais que fãs o seguirá rumo ao sucesso.
    Um abraço do prof. Girão

  7. André Carramanho disse:

    Prezado Marcos Santos,

    Sentirei a falta daqueles seus comentários matutinos, onde falava com propriedade os mais variados assuntos e sempre de um forma simples e direta aos seus ouvintes e telespectadores, espero que logo tenhamos a sua competência e seu conhecimento a serviço de algum outro meio de comunicação.
    Um grande abraço.

  8. Alexandre disse:

    Querido amigo, quisera eu ter as palavras que pudessem expressar tamanha gratidão por todos esses anos, na qual tivemos a honra de te ver a frente desse programa matutino te esforçando pelas melhoria dessa cidade e dos que nela vivem. Sei que fizestes de todos os dias a motivação para as lutas em favor das causas individuais e sobretudo as de caráter coletivas nesses muitos anos de trabalho. Sei que é hora de seguir adiante,
    Te deixo com um poema, esperando que te sirvas de horizonte nessa estrada infinita chamada vida.

    RECOMEÇAR

    Não importa onde você parou…
    em que momento da vida você cansou…
    o que importa é que sempre é possível e
    necessário “Recomeçar”.

    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
    é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
    acreditar em você de novo.
    Sofreu muito nesse período?
    foi aprendizado…
    Chorou muito?
    foi limpeza da alma…

    Ficou com raiva das pessoas?
    foi para perdoá-las um dia…

    Sentiu-se só por diversas vezes?
    é porque fechaste a porta até para os anjos…
    Acreditou que tudo estava perdido?
    era o início da tua melhora…
    Pois é…agora é hora de reiniciar…de pensar na luz…
    de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
    Que tal
    Um corte de cabelo arrojado…diferente?
    Um novo curso…ou aquele velho desejo de aprender a pintar…desenhar…dominar o computador…
    ou qualquer outra coisa…

    Olha quanto desafio…quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.

    Tá se sentindo sozinho?
    besteira…tem tanta gente que você afastou com o seu “período de isolamento”…
    tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para “chegar” perto de você.

    Quando nos trancamos na tristeza…
    nem nós mesmos nos suportamos…
    ficamos horríveis…
    o mal humor vai comendo nosso fígado…
    até a boca fica amarga.

    Recomeçar…
    hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? ir alto…sonhe alto… queira o
    melhor do melhor… queira coisas boas para a vida… pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos… se pensamos pequeno…
    coisas pequenas teremos…
    já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
    lutarmos pelo melhor…
    o melhor vai se instalar na nossa vida.
    E é hoje o dia da faxina mental…
    joga fora tudo que te prende ao passado… ao mundinho
    de coisas tristes…
    fotos…peças de roupa, papel de bala…ingressos de cinema, bilhetes de viagens… e toda aquela tranqueira que guardamos
    quando nos julgamos apaixonados… jogue tudo fora… mas principalmente… esvazie seu coração… fique pronto para a vida… para um novo amor… Lembre-se somos apaixonáveis… somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes… afinal de contas… Nós somos o “Amor”…
    ” Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.”

    Carlos Drummond de Andrade.

  9. Emmanuel C Rosal disse:

    Orgulho de ser parintinense…

  10. Haroldo Novo Lucena disse:

    Marcos, pelo seu comportamento de uma pessoa super Humilde, um amazonense nato, um jornalista que atraía muitos houvintes pela comunicação da forma que gostamos , logo, logo , nos indicará onde posicionar o dial dos nossos rádios.Boa Sorte !

  11. Cristina Gonzaga disse:

    Marcos Santos, aprendi a gostar de ouvir rádio com você, te admito e todos nós sabemos da sua competência, sabíamos que faltava muito pouco para você se desligar da radio Tiradentes, seu silêncio em determinados assuntos para nós ouvintes soava como resposta.
    Você é um cara que com certeza está sendo disputadíssimo aqui fora, eu voto que você seja o nosso novo secretário de comunicação na Prefeitura em 2017, o Arthur vai ganhar e te fazer esse convite e você não pode recusar, precisando de Profissionais competentes como você.
    Enquanto isso, descanse, curta a familia e seja muito feliz.
    Dessa humilde ouvinte que todos os dias te ouvia na radio.

  12. Edilene Mafra disse:

    Querido Marcos,
    Como bem sabemos, a vida é composta por ciclos. Tenho certeza que esse chega ao fim, mas que virão muitos outros porque você é muito profissional no que se propõe a fazer.
    Foi muito bom ter a sua companhia nas manhãs, em momentos de alegria ou de indignação.
    Desejo muito sucesso em seus novos projetos!

  13. Salomão Monteiro disse:

    Admirável Marcos Santos, desde já passei a respeitá-lo ainda mais como profissional e como pessoa.
    Que Deus abençoe o seu caminhar, pois o melhor de Deus ainda está por vir.
    Paz!

  14. Regys Araújo disse:

    Bom dia!

    A maior recompensar para quem planta uma semente é ver a árvore frutificar.

  15. RAEL disse:

    Como jornalista entendo o posicionamento do colega, infelizmente acabamos limitados em expressar nossa opinião como portavozes do povo, tudo porque os empresários e donos de emissoras tendem a ter seus aliados, é vc e obrigado a fazer o que o “patrão” manda mesmo sendo contra nossa vontade, acreidito que a negocio ficou mais grave depois que o Ronaldo resolveu apoiar publicamente o candidato Marcelo, o que pela ética da comunicação não é o papel de um jornalista sério. Parabéns pela atitude.

  16. Elson Farias disse:

    Amigo Marcos:

    A elegância é uma das qualidades essencias naqueles que lidam com a opinião pública, através da palavra falada ou escrita, quer no estilo, quer no comportamento intelectual. Isso que se observa em tua linha de comunicador bem formado e experiente. Afinal, o jornalista é o porta-voz da sociedade.
    Parabens!
    Vamos em frente.

  17. João Dalia disse:

    Prezado Marcos,

    Não conhecço o Sr. Ronaldo pessoalmente e por isso não posso fazer nenhum comentário à respeito, mas, você eu conheci e confesso que fiquei triste e frustrado pela sua saída, pois para mim as informações relevantes e os comentários úteis vinham sempre de você. O que passou se internamente é retristo à empresa em si e não é de nossa conta, por isso desejo sucesso, boa sorte e que nos avise logo dos seus destinos para que possamos voltar a contar com suas opiniões e visões de tudo.

  18. Eliseu de Jesus disse:

    BoA sorte sr.Marcos Santos.
    Que Deus lhe abençoe em todo seu caminho,
    Um forte abraço de seu humilde amigo,sou seu fã de carteirinha.
    Abraços.

  19. Fábio Belfort disse:

    Como dizia o poeta! “A felicidade do homem está em fazer do seu dever, o seu prazer”.
    E isto Marcos Santos eu resumo você.
    Que o Senhor o abençoe sempre!
    Nm. 6,24_26.

  20. Antonio Salazar disse:

    Torço Pelo Seu RetornoImediatamente Profissional Abençoado.Sou Seu Fã.Deus Te Abençõe-.

  21. Henrique disse:

    Marcos, que bom saber o que aconteceu: deixaste a Rede Tiradentes. E falo isso não em tom de “fofoca”, mas sim porque era seu ouvinte naquele canal de cominicação e penso que tinha direito a uma “satisfação” sobre sua ausência do microfone. Nessa linha, cheguei a contatar a Rádio anteontem e me foi dito, via zap, que vc estava de “férias” (aspas minhas). Mas aí é aquela estória: hoje (20/10) leio o texto acima e tenho ratificado o ditado que diz que a mentira tem pernas curtas. Boa sorte nesta nova etapa em sua vida!! Abraços.

  22. Rosely Brandão disse:

    Você, como sempre, é de uma elegância e sensatez em toda sua carreira. Parabéns pela conduta! Sucesso em nova etapa, independente de qual seja, sei que sempre terá esse caráter em conduzir sua profissão. Parabéns!

  23. NONATO FARIAS FILHO disse:

    Boa Sorte Marco Santos,sou seu fã e onde vc for eu e outros milhares de Amazonenses estaremos lhe acompanhando.Volte logo pois precisamos dos seus sinceros e sensatos comentários.
    Abcs
    NONATO FARIAS Filho

  24. Cruz disse:

    Marcos Santos, as suas palavras refletem muito bem a pessoa e o profissional que você é:competente, respeitoso, bom caráter, bom amigo e rigoroso com bons princípios. Um abraço e boa sorte em futuros projetos.

  25. Paula oliveira disse:

    Vc era diferença na emissora, não ouço mais manhã de noticias, não é a mesma coisa sem sua pessoa.

  26. Klinger Araújo disse:

    Eu contava os segundos pra ouvir vcs 2 apresentando esse programa, mesmo sem a CBN, e agora com Estadão, a peteca não caiu, estou tentando me adaptar, mais ficou um grande vazio, os 2 se completavam no ar. É como o Zé Aldo deixando o UFC, espero que apareçaum Danna ora mudar isso, sinto o Ronaldo triste com sua ausência.

  27. Esse repentino rompimento me levar a crer, que foi uma renovação de contrato com o Ronaldo Tiradentes, que não foi aceita pelo Marcos Santos, acho que ele deveria ser mais valorizado. Não chegaram a um ponto comum financeiro, e racharam. Já aconteceu comigo na Rádio Cipó AM-FM, 18,5 Mhz. Uma das maiores audiências da Selva Amazônica, grato.

  28. Pr.luiz Carlos disse:

    Olha já tá será doido….
    Deus é contigo,vamos sentir falta de um bom papo pelas manhãs,afinal que vai substituir o magnata quando for pro estteite.

  29. Cel barroso disse:

    Eu fiquei super triste com sua saída da rádio Tiradentes. Vcs dois eram perfeitos juntos. A mão e a luva. Estava tão acostumada a ouví-los juntos todas as manhãs. Agora parece que está faltando algo. Tem uma espécie de vazio. o Ronaldo agora so interage com o Josinaldo. Percebe-se q vc faz falta ao lado dele. É impossível não perceber até mesmo nas falas do próprio Ronaldo. O clima leve e descontraído era mto legal. Vc é profissional de excelência. Mas como alguém ja comentou mais acima é vida q segue. Boa sorte. Lhe admiro demais. #voltamarcossantos♡

  30. Francisco felix disse:

    Que Deus te abençoe nessa nova jornada

  31. José Ceza disse:

    Marcos vc é e sempre será iluminado pó Deus. Graças e sua sinceridade e humildade. Te admiro muito.

  32. Neder Nibson Guedes disse:

    Parabéns pelo profissional que és. Desejo toda sorte de benção sobre sua vida. Saúde , boas escolhas, boas colheitas. Parabéns !

  33. Moabi Braga Pereira disse:

    Marcos e Tiradentes deram vida a informação pelas manhãs do nosso jornal, estava morto o Jornalismo de rádio e televisão, vcs fizeram aparecer e viver alma e espírito jornalismo, pena q durou pouco, mas quem era o Batman ou o Roob?, Abraço.

  34. Jornalista profissional. Simples assim. Parabéns!

  35. wdson moraes disse:

    MEU BOM MARCOS EM BORA TARDE MEU COMENTARIO E DE UMA PESSOA COM POUCO CONHECIMENTO NAS LETRAS MAIS LHE DIGO SOU SEU FÃ.BOA SORTE

  36. Hercules Gadelha disse:

    Saiba que você faz falta no “Manhã de Notícias”. Que Deus lhe mostre o que é melhor pra você, Boa sorte! O barco da excelência não pode ficar parado… avante Marcos Santos.

  37. Marcos, sempre tive o maior respeito pelo profissional que você é, e vou continuar tendo. Acho a frase do seu texto perfeita: “Saí antes que me tornasse “móveis e utensílios” da casa.” Boa sorte e, com certeza logo, logo estaremos lhe vendo em outra janela, pendurada no sala, quarto, ou em outro lugar, prestando o bom serviço jornalistico, como sempre prestou, a comunidade Manauara…

  38. Meu irmão você é profissional perdemos um grande comentarista e especialista em jornalismo em geral, do nosso jornal matinal. Esperamos por você logo onde quer que trabalhe.

  39. Ricardo Feijó de Vasconcelos disse:

    Q jornalista é esse q não tem isenção na sua atividade, q por compromissos empresariais deixa de exercer com liberdade, a sua atividade? e por amizade? Nem se fala!nossa imprensa é muito apequenada, muito sem compromisso com o povo, mais sim com os poderosos desse estado!

  40. Marcos Santos liberal e libertario, da esquerda e da direita, do fato e da noticia. Sempre o mesmo, direto, inteligente, audaz… o acompanho desde o século passado e ainda vou acompanha-lo por um bom tempo. Abraços de Maués. Xico Gruber

  41. Romualdo Araújo Maciel disse:

    Parabéns pôr todas as manhãs que me deixou enformado e me fez um ouvinte melhor um forte abraço de um telespectado.
    Atenciosamente: Romualdo A. Maciel.

  42. allan disse:

    Ronaldo e Marcos. Ouviu muito. O Ronaldo sozinho era sem graça. O Marcos sozinho era sem graça também. Agora os dois eram top das Galáxias xomo diz o rapaz que o chamam de Puqueca de Caprio. Felicidades Marcos. ( o cara que me acordava falando de Parintins).

  43. Helena disse:

    O programa ficou meio vazio… Igual quando da mudança da CBN para o Estadão … É difícil esperar o seu comentário e não ouvi-lo! Ei já estou com saudade !! Boa sorte ! E avisa para onde você for ! Bjs

  44. Prof Anizio disse:

    E agora?! Como fica o Batman sem o Robin? Ou Robin sem o Batman? O Coringa, o Pinguim, o Charada e até a Mulher Gato vão comemorar essa “separação” amigável!

  45. Mauro Martins disse:

    Tudo que gostaria de dizer à você, já foi dito, só me resta torcer pra que um dia eu possa voltar a ter o prazer de ouvir novamente seus comentários no rádio, pois não perdia um dia do manhã de notícias.
    Forte abraço e feliz 2017.

  46. Marcos Santos.
    Vc é um grande profissional, grande sujeito e excepcional amigo dos seus amigos. Separação acontecem, casamentos, nomoros e relações de trabalho também acabam.
    Abraço.

  47. Solon disse:

    Acompanho desde o primeiro programa seu e do Ronaldo Tirandes, e foi a partir dele quê comecei a criar um senso crítico em relação a vários temas do nosso cotidiano, siga suas intenções
    De um ouvinte que aguarda o próximo capítulo

  48. Adão Gomes disse:

    Parabenizo e desejo boa sorte nos novos desafios. Conte com meu apoio sempre. ..

  49. João Lago disse:

    Marcos. Minha admiração pelo teu profissionalismo pautado por uma integridade ética. Desejar-te sucesso seria mesmo que desejar longos vôos a um pássaro. És um predestinado a isto. Forte abraço.

  50. Alberto Jorge Silva disse:

    Em 56 anos de vida e 40 de atividades direta e indiretamente ligadas à comunicação, foram poucas as vezes que vi um profissional se desligar de um emprego com tanta classe e isenção.
    Tens o meu respeito.
    Gratidão, dignidade, altivez e isenção é o que se traduz do teu texto explicando tua saída.
    Parabéns pela grandeza de caráter.
    Sucesso em sua jornada.
    Um abraço fraterno do companheiro de Radialismo,
    Drando. Alberto Jorge Silva Psicólogo Clínico
    Hounnon Hèvíòssòsi Sacerdote Afro
    Coordenador Geral da Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana – Aratrama

  51. Juarez Silva disse:

    Melhor que saber entrar é saber sair de uma situação ou fase… , fe-lo com elegância… . Sucesso na sequência, vida que segue.

  52. MB disse:

    Creio que logo logo, Marcos Santos estará no rádio novamente, em qualquer outro emissora, pois profissionais como vc, não podem estar ausente, seus comentários farão falta, pois além de ótimo senso critico, conhece profundamente nossa região, curtumes e anseios.

  53. Wastony Bittencourt disse:

    Sensatez e humildade.
    Parabéns!!!

  54. Antonio Melo disse:

    Tomara que a CBN Amazonia o contrate quando ela voltar a ter sua frequência em FM aqui em Manaus.

  55. Clinger Belém Pereira disse:

    Marcos Santos, ( GRANDE PARINTINENSE ) sua saida tirou a graça e a inteligencia do programa, endosso as palavras do Antonio Melo acima. Boa sorte na sua vida profissional.

  56. Roberta Silva disse:

    Marcos, sem demagogia, acho que vc esta fazendo falta sim. Na minha opiniao, o programa ficou incompleto sim. Minha opiniao. Com a experiencia que vc tem, com certeza vai ter como continuar fazendo o que gosta. Boa sorte .

  57. Raimundo Motta de A. Filho disse:

    Muito boa sorte para você! Dificilmente voltarei a ouvir assiduamente o “Manhã de Notícias”. Você dava mais equlíbrio aos comentários e pontos de vistas do Programa.

  58. Marco disse:

    Tudo de bom para você Marcos. Sempre abriu espaço aqui no Portal e na Rádio para a maioria dos meus comentários de forma democrática. Desejo sucesso na sua nova fase profissional.

  59. Márcio Jorge Pinto da Costa disse:

    Grande Marcos Santos,
    Estou triste com sua saída, vocês fazem uma excelente dupla e tenho certeza que o Ronaldo também está triste, é visível a alegria dele ao seu lado e sua alegria ao lao dele, uma amizade verdadeira e sincera, como ouvinte estou na torcida pelo seu retorno à Rede Tiradentes, tenho certeza que fará bem aos dois e principalmente à todos nós que temos vocês como nossos amigos e companheiros de todas as manhãs, quem viver verá, até breve a Rede Tiradentes.

  60. Geane Lopes disse:

    Marcos vc realmente, neste momento, deixa uma lacuna na emissora; mas renovar-se é preciso. Tenho certeza que sua coerência e sensatez conduziram sua decisão. Desejo sucesso nas novas empreitadas. Sentiremos muita falta do bate bola entre vc e Ronaldo. Abraços

  61. Antonino disse:

    Cara você é DEZ!
    Vocês fizeram história ao longo do período em que trabalharam juntos, parabéns ao Ronaldo e parabéns a você Marcos.
    Siga em frente, em paz.

  62. claudia disse:

    Oi Marcos! Li suas explicações atrasada. Não poderia ser mais claro. Entendi tudo.
    Fico sentida pelas manhãs sem vc. Ficou aquele clima de velório, parecido quando a Vanessa ganhou do Arthur, a cidade ficou meio órfã sem vc no programa. O Ronaldo ficou meio como cachorro em caminhão de mudança, deve ter sentido muito e vai sentir mais ainda. Parabéns, e sucesso na sua nova caminhada.

  63. L, menezes disse:

    Marcos Santos, não acredito, fiquei sabendo hoje, pensei q vc tava de férias,mas achei estanho as chamadas do programa não citar seu nome; o Ronaldo tá ficando doido rapaz ? ele não vai achar ninguem aqui em Manaus que chegue nem na unha do seu pé, mas assim é a vida, ciclos começam e depois findam; tenho certeza que seu passe ja deve está sendo abicorado por outra emissora, que afinal esse coboco pávolo tem cadeira garantida nas melhores emissoras.
    boa sorte garoto.

    Lauro Menezes

  64. Helso do Carmo Ribeiro F disse:

    Querido Marcos Santos,
    Salve!
    Chego atrasado com este comentário.
    Ressalto apenas o qto foi prazeroso ouvir, ao vivo, tuas lúcidas ponderações.
    Claro que, sempre que possível, tentarei acompanhar tuas publicações neste portal!
    Abração. Osss!

  65. António nery disse:

    E eu pensando que ele estava de ferias…Enfim mas foi melhor para ele pois já não tinha mais liberdade na casa para fazer seu comentários. Fique na paz.

  66. Elizangela machado disse:

    Marcos santos estou sentindo sua falta nas manhãs de notícias. Ficou chato sem você.

  67. Alexandre disse:

    A verdade não precisa de demonstração, a verdade convence por ela própria.
    E pela lógica, essa mesma verdade, virá a tona!
    Boa sorte em seus novos caminhos!

  68. Francisco Tussolini disse:

    Olá Marcos Santos, vou repetir o comentário da Claudia no item 62 – Li as suas explicações somente hoje e concordo com você – Você foi muito claro!!!!
    A vida aqui fora é melhor. Seja bem vindo!!!!

  69. Marcos Santos, não o conheço pessoalmente, mas admiro seu trabalho! Não entrarei no mérito da forma como saísse ou porque tirou o “time de campo”. Mas o programa que fazias com o Ronaldo Tiradentes, não é mais o mesmo. Acompanhava o programa nas manhãs de segunda à sexta! Atualmente o programa falta conteúdo de credibilidade , sozinho o Ronaldo não consegue sobreviver com o programa. Não estou denegrindo ninguém, muito menos exaltando.

  70. Adria Saboia disse:

    Marcos, sou ouvinte da radio Tiradentes de todas as manhãs. Estava sentindo sua falta, mas pensava que estava de férias. Vc e seus comentarios fazem falta no programa. Aguardo ansiosa pela sua volta.

    Sucesso e Deus ilumine seus caminhos.

  71. R. Santiago disse:

    Olá … o programa perdeu muito da dinâmica e humor que tinha … se houver possibilidade de retorno … por que não ? Nós ganharíamos muito … pense nisso … “por favor” … abs. e boa sorte !!!

  72. Ricardo Mendes disse:

    Prezado amigo,
    Por anos acompanhei o programa matinal que você fazia com o Tiradentes e sempre entendi que o contraponto e “alma matter” do noticiário era você…o contraponto para as “bobagens” que o Ronaldo dispara no rádio…sempre “consertando” suas “cagadas”. Você era o ator principal e o Tiradentes o coadjuvante. Parabéns pela saída honrosa. Você merece voos maiores. Sucesso!!!

  73. ARY MOTTA disse:

    Grande Marcos, também sem qualquer demagogia, eu sempre de ida para o meu trabalho sempre ligava o carro e imediatamente a Rádio que vce trabalhava para ficar informado notadamente pelas suas notícias e comentário corretos e sem temor, agora, ligo o carro e já passo para uma outra emissora, acabou o gosto de um jornalismo sério e competente. Como já os comentários acima, quem manda é o patrão, agora se esse patrão vem na contra mão do jornalismo sério, ético, apoiar um candidato como foi o o caso do Marcelo Ramos, pra mim deixa de ser jornalista e vira político, isto não é ética, e jamais será, ai te pergunto e agora sem vce e sem o Marcelo ter perdido a eleição, o patrão perdeu duas vezes, um jornalista de alto nível e vai ter que engolir o Arthur Netto como Prefeito, é muita perda de uma vez só para um patrão. Meus Sinceros parabéns como ser humano e ótimo, excelente jornalista, agora, por favor, sem de modo algum querer interferir o seu novo local de trabalho, mas que te deixam a vontade, e sem grupos dos mandatários desse nosso estado maravilhoso. Abraços.

  74. meu amigo marcos,falo assim porque aprendi a todas as manhãs estar enfrente a tv para escuta-lo,e durante
    esse período é como se estivessemos frente a frente conversando,como amigos a longo time,todas as vezes que lhe perguntei sobre a data da entrada do canal 20 na era digital me respondeste,não quero criticar ninguem,mais Ronado prometeu no ar,que o canal 20 estaria totalmente digital apartir do festival de parintins de 2015,e não temos mais nem condições de assistir o programa da manhã,pois todos os ceulares só sintizam canal digital,mais o mais importante é que voçe está bem,é sempre com idéias inovadoras,aonde quer que vá conte com nossa audiençia e que Deus te abençoe.

  75. afonso de alcantara disse:

    Amigo, posso te chamar assim pois por muitos dias te ouvi pelo radio do carro comentando sobre muitos assuntos em nossa cidade e sem q você visse(é claro), conversava contigo como se estivesse ao meu lado no veiculo. Saudades amigão de te ouvir de novo. Forte abraço

  76. Osmar Damasceno Sanches disse:

    Marcos Santos, não lhe conheço pessoalmente, no entanto, gostava de lhe ouvir todas as manhãs. Pra onde quer que que você for, que Deus lhe abençoe! Abraço

  77. Caro Marcos Santos,
    somente hoje soube de tua saída da RT. como muitos ouvintes acreditava que estavas em gozo de merecidas férias!
    Desejo te muito sucesso na nova jornada/empreitada ao tempo em que reconheço o valoroso profissional que és. Tens em mim um fiel seguidor e admirador de teu mister.
    Mário Sérgio A. de Souza

  78. Franciney R. Santos disse:

    Rapaz…sempre fui seu fã Marcos, desde os tempos da TV Amazonas, ouvia e assitia a CBN e Tv Tiradentes mais por sua causa, para me manter bem informado lógico e não pela arrogância, prepotência e autossuficiência do Ronaldo Tiradentes . Eu realmente senti a sua falta no programa mas achei que você estivesse de férias em Paris….kkkkkk, como outrora comentavas nas brincadeiras com o “Batman” ou o Robin…..rsrsrs, desculpa mas nunca sabia quem era quem, então vim aqui no seu portal saber o que realmente aconteceu, afinal sempre admirei a maneira elegante e descontraída como você conduzia o manhã de notícias, creio que você deva ser uma das grandes referências do jornalismo amazonense, você um “caboco ” paidégua, como diz o meu pai, e nos enche de orgulho em termos alguém como você na imprensa, que nos representa tão bem de forma sincera, correta, direta, objetiva e com certeza com total imparcialidade, quando apresenta nossas demandas às autoridades, quando de maneira isenta faz seus comentários sobre politica, quando critica um órgão ou um serviço que não respeita o cidadão, ou ainda quando denuncia situações de descaso por tais autoridades ou serviços com o povo amazonense.
    Marcos Santos, nosso Alexandre Amorim do Amazonas, nosso Neumane Pinto Amazônida, nosso Heraldo Pereira Baré, desejo a você querido, saúde, paz, coragem e muito sucesso na sua nova jornada, que você continue sendo essa referência aos mais Jovens, pois infelizmente não é só na gestão publica local que faltam quadros, mas infelizmente em muitos lugares assim como acontece na imprensa também, que eles lutem para que se mantenham independentes e imparciais, que busquem real compromisso com a verdade, com a transparência, sempre de forma isenta. Enfim, seja pela imprensa escrita, televisionada, ou mesmo através do radio, mantenha-se no ar e continue contribuindo para a educação, informação e politização do nosso povo, um abraço “manuzinho”, ulha já seu mano, fique com Deus, e que nossa Senhora do Carmo te proteja !!!

  79. RAIMUNDO RAMOS DOS SANTOS disse:

    Todas as manhãs sempre ligava a Tv no cana 19, para me inteirar das notícias, mas vc não estava mas lá, ou seja, você temperava as notícias com esse ar de comunicação e bons comentários, por ser um telespectador do programa, pode perceber em certos momentos algo dessa natureza, mas é assim mesmo!!!!
    “Todo homem de bem tem um caminho certo na vida pra seguir, você tem muitos caminhos.”

    Abraços!!!!!

  80. Paulo-AM disse:

    Se existir alguém que não goste do Marcos Santos, merece, no mínimo, uma surra.

  81. AMAURI disse:

    Tá acabando dezembro e só agora percebi a saída do Marcos Santos.

    Uma coisa que me causou estranheza foram os comentários acima, não tem ninguém metendo o pau, não conheço a fundo o Marcos, conheço um pouco a natureza do ser humano, pra mim os comentários foram, logicamente, filtrados, não tem uma crítica.

    Marcos Santos tem que canonizado????

  82. Manuel do Carmo da Silva Campos disse:

    Marco muito linda e Ética sua posição.
    Parabéns!
    Pe. Manuel do Carmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook