Mortos inspiram o último concerto de 2016 da Amazonas Filarmônica, no Teatro Amazonas

orquestra-filarmonica

Do latim, réquiem significa descanso, uma missa da Igreja Católica, oferecida para o repouso da alma de uma pessoa falecida, frequentemente usada no contexto de um funeral. Composta em ré menor, “Requiem” é também a última obra de Mozart – uma das mais famosas, justamente por não ter sida concluída por ele antes de sua morte questionável.

Esta mesma obra dá o nome, faz parte e inspira o último concerto da Orquestra Amazonas Filarmônica de 2016, que será apresentada no palco do Teatro Amazonas nesta quinta-feira (1), às 20h. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, sob o comando de Marcelo de Jesus, a sinfônica mostra as cinco facetas de Mozart em movimentos lentos de concertos para piano e orquestra.

Na noite, os solos ficam a cargo da soprano Carol Martins, da mezzo-soprano Thalita Azevedo, do tenor Juremir Vieira e do baixo Emanuel Conde, que cantam o Réquiem junto ao Coral do Amazonas, que tem a regência de Zacarias Fernandez. O maestro Marcelo de Jesus, que assina a direção musical da apresentação, será também o solista dos concertos para piano, apresentando inéditas cadências autorais.

Para o Secretário de Cultura, Robério Braga, a Amazonas Filarmônica encerra o ano com muito louvor para a cultura do Estado. “Este concerto, de fúnebre, só tem a lembrança de Mozart, por meio de sua obra. Na verdade, a noite é de celebração para a Orquestra, que encerra 2016 cumprindo o seu papel de democratizar a música clássica em concertos como este”, ressaltou.

Para o “Requiem” da Amazonas Filarmônica, os ingressos já podem ser encontrados na Bilheteria do Teatro Amazonas, pelo preço de R$ 20,00 – plateia e frisas. Os demais assentos são gratuitos.

Inacabada

Originalmente, o “Requiem” é tido como incompleto, e fora solicitado por um viúvo que queria uma canção especial para os ritos fúnebres de sua esposa. Porém, Mozart faleceu misteriosamente antes de concluir seu trabalho, em 1971.

O músico conseguiu terminar apenas três seções, com coro e composição completa: Introito, Kyrie e Dies Irae. O resto da sequência deixou em trechos instrumentais em forma de anotações para Franz Xaver Süssmayer, seu discípulo, com o coro, vozes solistas, o cifrado do contrabaixo e órgão incompletos.

Na apresentação da Amazonas Filarmônica, o público confere apenas a parte escrita por Mozart, segundo o maestro Marcelo de Jesus. “Como o Réquiem foi deixado incompleto, nesta quinta ouviremos apenas o material original, composto pelo austríaco. No final, o que nós queremos é convidar o público a uma grande reflexão de um tempo diferente”, completou.

O “Requiem” é mais um concerto da Série Guaraná XIII que há 13 anos reúne, num repertório eclético, o melhor da música clássica brasileira e universal.

 

Serviço: 

Requiem – Orquestra Amazonas Filarmônica & Coral do Amazonas

Data: Quinta-feira, 1° de dezembro de 2016

Local: Teatro Amazonas (Avenida Eduardo Ribeiro, esquina com Rua Dez de Julho – Centro Histórico de Manaus)

Entrada: Plateia e Frisas R$ 20

1° 2° e 3° andar gratuitos

Horário de início: 20h

Público-alvo: Maiores de 6 anos.

 

Veja também

Azul desmente no Twitter notícia sobre queda de avião com 80 passageiros #fakenews A Azul Linhas Aéreas desmentiu um boato fortemente disseminado em grupos de WhatsApp e FaceBook esta noite (21/02). Um avião da empresa, partindo de Belém a caminho de Cuiabá (MT), teria caído com 80 passageiros. "Informamos que nossas operações seguem normalmente, sem incid...
Luiz Castro reforça denúncia contra empresas terceirizadas da área de Saúde O deputado Luiz Castro disse que há servidores sem receber salários há quatro meses. Foto:O deputado Luiz Castro (Rede) voltou a denunciar nesta quarta-feira (21) as empresas contratadas pelo Governo do Estado para prestar serviços aos hospitais de Manaus e que atrasam ...
Seis de 10 vetos do governo são derrubados em votação na Assembleia Legislativa Na pauta de votação constavam 17 matérias, sendo dez vetos do Governo do Estado. Foto: Aleam/DivulgaçãoCom uma pauta onde constavam 17 matérias – sendo dez vetos do Governo do Estado a matérias aprovadas em plenário no final do ano passado e sete Projetos de Lei de auto...
Moradores denunciam comércios irregulares no condomínio Cidade Jardim Comércios de estivas funcionam no conjunto residencial. Foto: DivulgaçãoMoradores do condomínio residencial Cidade Jardim, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus, denunciam que no local funcionam diversos estabelecimentos comer...
Embrapa oferece cursos gratuitos de produção de banana e cultivo de tambaqui A Embrapa Amazônia Ocidental oferece dois cursos gratuitos durante o mês de março. Foto: DivulgaçãoCom o objetivo de capacitar tecnicamente produtores e técnicos de Assistência e Extensão Rural (Ater), a Embrapa Amazônia Ocidental oferece dois cursos gratuitos durante o...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook