Quinta-feira, 26 de abril de 2018

Cai em 50% o número de crianças infectadas pelo vírus da Aids por meio de transmissão da mãe

O número de crianças, menores de 5 anos, infectadas pela própria mãe pelo vírus HIV, o vírus da Aids, caiu em 50%, em 2016. A informação é da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Ano passado, 14 crianças que adquiriram o vírus HIV por transmissão vertical (da mãe) foram atendidas na FMT. Neste ano, até novembro, foram identificados sete novos casos.

Os dados foram apresentados nesta quinta (01/12), Dia Mundial de Luta Contra AIDS, no “1º Seminário Estadual sobre Prevenção da Transmissão Vertical do HIV”, realizado no auditório da FMT. Durante o evento, organizado pela Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, as maternidades Alvorada e Chapot Prevost, da Susam, e Moura Tapajóz, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), receberam uma premiação por terem conseguido eliminar, em 2015, os casos de transmissão vertical do HIV.

O Seminário fez parte da programação da campanha pelo Dia Mundial de Luta Contra AIDS, que este ano tem como tema “Eu me importo. E você?”. No Amazonas, as ações ocorrem em todos os 62 municípios, onde as Secretarias Municipais de Saúde estão intensificando o trabalho de prevenção, com a oferta de testes rápidos, palestras, distribuição de preservativos masculinos e folders informativos.

Segundo a coordenadora estadual de DST/AIDS, Silvana Lima, todas as ações realizadas nesse período visam diminuir o preconceito, a discriminação e promover o respeito e a garantia do direito à saúde, de todas as pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids.

Conforme o diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD, Marcus Lacerda, toda a sociedade, gestores e profissionais da saúde devem se empenhar cada vez mais para que os números de HIV no Estado e também de transmissão vertical sejam reduzidos. “Diferente do que aconteceu no início da epidemia de Aids no País, hoje temos como prevenir a doença. Se todos se envolverem, e se comprometerem, é possível reduzir o número de casos”.

De acordo com a diretora da Casa Vhida e médica infectologista da FMT-HVD, Solange Dourado, com a aplicação correta dos protocolos de saúde é possível reduzir em mais de 70% as chances de transmissão do vírus da mãe para o bebê. Ela apresentou durante o seminário a palestra “A epidemiologia da Transmissão Vertical do HIV no Estado do Amazonas e Iniciativas de como conter a transmissão”.

A médica diz que até 2014 o Amazonas estava com uma taxa de transmissão vertical estagnada em 6,5%, registrando cerca de 20 novos casos por ano. “Como a meta é sempre reduzir o número de casos a FMT em parceria com a Coordenação Estadual de DST-Aids começou a fortalecer um trabalho junto às maternidades, criando uma rede de acompanhamento e atendimento. Dessa forma foi possível chegar em 2016 com somente sete novos casos e com expectativa de reduzir ainda mais nos próximos anos”, disse.

Solange Dourado explica que algumas medidas são primordiais para evitar a transmissão. Entre elas, medicar a grávida durante a gestação e no momento do parto, e o bebê após o nascimento. Além disso, adotar as condutas médicas recomendadas no momento do parto. “A transmissão vertical acontece na gestação, durante o parto ou através da amamentação. O maior risco, porém, é durante o parto, por isso a necessidade de reforçar os cuidados e orientações para os profissionais da área da saúde”, destacou.

Solange Dourado ressalta que ainda é preciso avançar, mas essa redução do número de casos de crianças infectadas é bastante significativa. “Precisamos melhorar ainda mais o pré-natal, ofertar o teste de HIV no primeiro e no terceiro trimestre da gestação e diagnosticar precocemente os infectados”, frisou.

 

Programação

Nesta sexta-feira (02), a FMT-HVD realiza das 8h às 15h, uma blitz de prevenção, com panfletagem em frente à unidade e oferta de testes rápidos. A Associação das Prostitutas do Amazonas (APAM) realiza, de 9h às 17h, um Encontro de Profissionais do Sexo, no Café Teatro, na avenida Sete de Setembro. No mesmo dia, a Associação Katiró distribui preservativos e folders na Policlínica Cardoso Fontes.

Sábado (3/11), a Soceama realiza um Seminário de prevenção às IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, de 8h às 14h, na Escola Professor Samuel Benchimol, no São José.

aids-katiro

Diversas associações, como a Katiró, participam dos diversos eventos que marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

No dia 7 de dezembro, o Movimento das Cidadãs Posithivas distribui preservativos e folders, de 16h as 20h, no Conjunto Viver Melhor, bairro Santa Etelvina. A Associação de Redução de Danos (Ardam) também realizará ação preventiva no conjunto, no dia 09. No dia 20, a Associação Orquídea LGBT estará na Igreja São Pedro, no bairro Nova Cidade, fazendo ação preventiva.

Veja também

Escritório de Giuliani nega contrato com o Governo do Amazonas, em resposta a Serafim Corrêa Em resposta à consulta feita por Serafim, a assessoria do escritório informou que ainda não há contrato, só um termo de intenção. A assessoria do escritório “Giuliani Security & Safety”, de Rudolph Giuliani, informou ao deputado Serafim Corrêa (PSB), na manhã desta q...
Prefeitura leva ação social para mulheres em condição de rua Os itens que irão compor os kits de higiene pessoal que serão doados às mulheres em condição de rua foram arrecadados pelos servidores municipais. Foto: Karla Vieira/Manaus Solidária Mais de 100 mulheres em condição de rua receberão uma programação especial e totalme...
CGL/AM lança edital de licitação para o sistema viário de Tefé A recuperação do sistema viário de Tefé está orçada em R$ 9.936.668,17. Foto: Divulgação A Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL/AM) vai lançar, nesta sexta-feira (27/04), o edital que visa contratar uma empresa para revitalizar o sistema viário do municíp...
Arthur Lins assume Casa Civil do Estado, após acidente com José Pacífico Arthur Lins assume Casa Civil do Estado, no lugar de José Pacífico, após acidente que deixará ex-titular em recuperação por até três meses O advogado Arthur César Zahluth Lins foi nomeado nesta quinta (25/04) para chefia da Casa Civil do Governo do Amazonas. O cargo já f...
Amazonino afirma que professores de escolas estaduais ganham mais que os da UEA. Veja o balanço dos ... O governador Amazonino Mendes fez balanço de seis meses de gestão ao lado de secretários do Estado. Foto: PMS O governador Amazonino Mendes reuniu a imprensa, na manhã desta quinta-feira (25), na sede do Governo, para prestar contas dos seus seis meses de gestão. A co...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *