Paço da Liberdade será transformado em museu interativo e moderno

paço

O Paço da Liberdade foi reaberto em 2013, após adequações para visitações públicas. Foto:Arquivo

A empresa Magnetoscópio será a responsável em captar recursos junto à Lei 8.313/93 (Lei Rouanet) e executar o projeto que transformará o Paço da Liberdade em Museu da Cidade de Manaus. A licitação foi aberta em nível nacional e apenas uma proponente se credenciou. A Magnetoscópio venceu com o projeto “A Cidade de Manaus – História, Gente e Cultura”. O resultado final do Edital da Chamada pública nº 005/2016 foi publicado na edição 4036 do Diário Oficial do Município de hoje, 3.

A partir da homologação, a próxima etapa será assinatura do contrato entre as partes. De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, a proposta é tornar o Paço da Liberdade, localizado no Centro Histórico de Manaus, em um museu de referência na região Norte.

“O projeto da Magnetoscópio atende os nossos anseios de entregarmos à população um espaço nos moldes dos grandes museus como o da Língua Portuguesa e do Futebol, em São Paulo; e ainda, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, onde o público pode interagir, por meio de novas tecnologias, de forma lúdica e moderna”, disse o presidente.

Pelo edital, a empresa vencedora será a responsável pelo “projeto museográfico que contempla a elaboração e montagem de exposição interativa de longa duração com recursos tecnológicos para a exposição inaugural do Museu da Cidade de Manaus”.

Ainda de acordo com o certame, o projeto deverá ser elaborado, executado e desenvolvido por uma empresa “especializada no desenvolvimento e implantação de projeto museográfico com ênfase em exposições interativas com recursos de tecnologia, e que deverá ainda captar recursos por meio do dispositivo da Lei 8.313/93 (Lei Rouanet) e conceber o plano museológico, a partir da proposta conceitual desenvolvida pela equipe técnica da Manauscult”. Não haverá aporte do tesouro municipal para execução do projeto. “A iniciativa privada começa a enxergar com outros olhos o investimento para fomentar nossa Cultura, por meio de recursos oriundos da própria iniciativa privada com incentivos do Governo Federal”, destacou o diretor-presidente da Manauscult.

Atuando há 20 anos no mercado nacional e internacional, a produtora cultural Magnetoscópio foi responsável pelos projetos dos museus “Ecossistemas de La Comunicación”, na Argentina; “Museu da Gente Sergipana”, no Sergipe; “Cocuruto – A história de um Fio”, no Rio de Janeiro; “Museu de Minas e do Metal”, em Belo Horizonte”, “Museu do Caribe, na Colômbia; “Museu da Língua Portuguesa”, em São Paulo, entre outros.

Paço da Liberdade

Com edificação iniciada em 1874 e reinaugurado em abril de 2013, após reforma pelo Programa Monumenta, do Governo Federal, o Paço da Liberdade já foi sede do Governo Provincial e do Governo Republicano. Hoje funciona como um espaço cultural que reúne exposições artísticas, além de sediar palestras, cursos e oficinas.

O Paço da Liberdade tem se consolidado cada vez mais como um dos principais museus da cidade de Manaus, recebendo as mais variadas exposições, incluído de perfil internacional, como a “Voz do Fogo”, em homenagem a um dos maiores escritores e roteiristas das histórias em quadrinhos, o inglês Alan Moore; a exposição “Imagine France – A viagem Fantástica”, que reuniu fotografias da artista francesa Maia Flore; e a mais recente “Forasteiros da Amazônia”, que reuniu histórias em quadrinhos de artistas amazonenses com projeção internacional.

Reaberto em 2013 após adequações para visitações públicas feitas depois de sua inauguração em dezembro de 2012, o Paço recebeu 69.455 visitantes nos últimos quatro anos. Os picos de visitação ao local que abriga exposições permanentes e temporárias como o conjunto de quadros doados à Prefeitura de Manaus pelo poeta Thiago de Melo, aconteceram durante a realização do Passo a Paço, quando o Centro Histórico respira cultura e arte e quando as famílias manauaras efetivamente desfrutam da história no Centro da cidade.

O Paço da Liberdade esta localizado na Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados das 9h às 12h30.

 

Veja também

Ipem-AM conquista a quarta Recertificação da ISO 9001:2008 O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, disse que a recertificação é mais uma conquista de toda a equipe. Foto: DivulgaçãoO Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão estadual e delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualida...
Seis são presos por aplicar golpes de compra de veículos com documentos falsos que somam mais de R$ ... As prisões aconteceram na tarde de sexta-feira, dia 22, por volta das 13h, no bairro Praça 14 de Janeiro. Foto: Robson Adriano/PC-AM.Seis pessoas foram presas em flagrante, na sexta-feira (22/09), acusadas de aplicar golpes de compra de veículos com documentos falsos em...
Olimpíada da Terceira Idade começa e terá uma semana de atividades para 2,8 mil idosos O acendimento da pira olímpica marcou o início das competições. Fotos: Mauro Smith/Semcom.Com a pira olímpica acesa, a 19a edição da Olimpíada da Terceira Idade teve início nesta sexta-feira, 22/9, no Parque Municipal do Idoso, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul....
Governador David Almeida acompanha obras viárias e entrega veículo para Apae em Tabatinga Tabatinga foi o sétimo município visitado pelo governador David Almeida, nesta semana. Foto: Dhyeizo Lemos/Secom.Em viagem ao município de Tabatinga (1.105 quilômetros de Manaus), na última sexta-feira (22), o governador David Almeida destacou o investimento de cerca de...
Política tributária: Guia da Seplancti orienta investidores na ZFM Os investidores podem contar agora com uma valiosa ferramenta para orientar futuros empreendimentos no Amazonas: o Guia do Investidor na Zona Franca de Manaus, em Português, Inglês e Espanhol. Elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook