Policlínicas da rede municipal são habilitadas para o diagnóstico do câncer de colo uterino

A Policlínica Castelo Branco foi credenciada para a realização de exames de colposcopia e biópsia do colo uterino. Foto: Divulgação

As policlínicas municipais Castelo Branco, no Parque Dez, zona Centro-Sul, e Antônio Comte Telles, no São José 3, zona Leste, foram reconhecidas como referência para o Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer de Colo do Útero (SRC). A habilitação, estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), credencia as duas unidades à realização dos exames de colposcopia e biópsia do colo uterino, atuando na prevenção e cura desse tipo de câncer.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a habilitação, além de ser o reconhecimento do trabalho de excelência realizado pelas policlínicas, vai garantir o custeio financeiro dos respectivos serviços, com recursos federais. Homero destaca que o câncer de colo de útero é o mais prevalente em mulheres do Amazonas e que o diagnóstico do câncer ou de lesões que o antecedem, em estágio inicial, é fundamental para o tratamento precoce e a cura.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, dentre os tipos de câncer, o de colo de útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura. Especialistas consideram que, quando diagnosticado precocemente, o índice de cura pode chegar perto de 100% e pode ser tratado em nível ambulatorial em cerca de 80% dos casos.

“Para os técnicos e especialistas, que atuam por meio de equipes junto à rede de saúde do município, a habilitação das duas unidades de saúde é resultado do trabalho que elas desenvolvem. E é importante destacar que a oferta dos serviços tem sido suficiente como resposta às nossas demandas”, afirma a enfermeira Rita de Cássia, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O credenciamento das duas policlínicas municipais para a realização dos exames de colposcopia e biópsia do colo uterino consta nas Portarias 2.583 e 2.584, de 29 de dezembro de 2016 do Ministério da Saúde.

A detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres sem sintomas, realizada por meio do exame citopatológico (Papanicolau) permite a identificação das lesões precursoras e da própria doença em estágios iniciais. Como consequência, favorece o começo do tratamento de forma mais rápida e a possibilidade real de cura em 100% dos pacientes diagnosticados com a doença.

No Brasil, estima-se que o câncer de colo uterino seja a terceira neoplasia maligna mais comum. É, também, a quarta causa de morte por câncer na população feminina.

Histórico

Desde 2011, a Semsa, por meio da área técnica de Saúde da Mulher, participa das ações de Prevenção e Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama no Estado do Amazonas, compondo inicialmente o Comitê de Intensificação dessas ações. Em 2012, a Secretaria passou a compor a Rede Oncológica e, a partir de 2013, juntamente com a Gerência da Rede de Cuidados Crônicos, entrou para o Grupo Condutor Estadual da Rede de Doenças Crônicas.

O Grupo Condutor elaborou o Plano Oncológico do Estado, aprovado pelo Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica 20/2014, que orienta as ações e fluxos para os dois tipos de cânceres. Além disso, a área técnica da Semsa participou da articulação que garantiu a implantação do Centro Qualificador em Ginecologia. O Centro funciona no Ambulatório Araújo Lima, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), instituição de ensino e pesquisa responsável pela certificação dos ginecologistas atuantes nos Serviços de Referência em Colo do Útero na capital do Amazonas.

 

Veja também

Escreve contos, romances ou poemas? Últimos dias para inscrições no Edital Prêmios Literários de Man... O período de análise das obras pela comissão julgadora será de 9 de março a 1º de maio de 2018. Foto: DivulgaçãoNa última quarta-feira do mês, dia 28, termina o prazo para as inscrições no Edital Prêmios Literários Cidade de Manaus. As fichas de inscrição podem ser obti...
Protesto contra reforma da Previdência no Distrito Industrial, em Manaus Os manifestantes chegaram a fechar a entrada pra rua Quixito. Foto: Divulgação PMUm grupo de trabalhadores do Distrito Industrial e membros de centrais sindicais realizaram na manhã desta terça-feira (20), uma manifestação contra a reforma da Previdência, na rua Rio Qui...
Pistoleiros atiram contra homem em possível acerto de contas perto de campo de futebol na Compensa Samu foi acionado e levou Wesley Sales, que foi alvejado com quatro tiros na Compensa. Foto: DivulgaçãoWesley Sales Ferreira, 20, foi atingido com pelo menos quatro tiros no fim da noite desta segunda-feira (19). A tentativa de homicídio aconteceu na rua Gilberto Mestri...
Homem é preso comercializando drogas em estacionamento de hospital na zona Norte de Manaus A equipe se deslocou até o local indicado, realizou a abordagem e no interior do veículo foi encontrado 2kg de substância entorpecente maconha do tipo skank, 1kg de oxi, além de uma quantia em espécie de R$ 807,00. Foto: DivulgaçãoAnderson Costa de Menezes, de 28 anos, ...
Obras de recuperação da ponte na avenida Brasil iniciam nesta terça Já a partir das 7h da terça-feira, o trânsito será desviado na avenida Brasil, no trecho entre a rua Tobias Barreto e avenida Compensa, zona Oeste, em virtude das obras. Foto: DivulgaçãoA prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf),...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *