Quinta-feira, 26 de abril de 2018

Policlínicas da rede municipal são habilitadas para o diagnóstico do câncer de colo uterino

A Policlínica Castelo Branco foi credenciada para a realização de exames de colposcopia e biópsia do colo uterino. Foto: Divulgação

As policlínicas municipais Castelo Branco, no Parque Dez, zona Centro-Sul, e Antônio Comte Telles, no São José 3, zona Leste, foram reconhecidas como referência para o Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer de Colo do Útero (SRC). A habilitação, estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), credencia as duas unidades à realização dos exames de colposcopia e biópsia do colo uterino, atuando na prevenção e cura desse tipo de câncer.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a habilitação, além de ser o reconhecimento do trabalho de excelência realizado pelas policlínicas, vai garantir o custeio financeiro dos respectivos serviços, com recursos federais. Homero destaca que o câncer de colo de útero é o mais prevalente em mulheres do Amazonas e que o diagnóstico do câncer ou de lesões que o antecedem, em estágio inicial, é fundamental para o tratamento precoce e a cura.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, dentre os tipos de câncer, o de colo de útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura. Especialistas consideram que, quando diagnosticado precocemente, o índice de cura pode chegar perto de 100% e pode ser tratado em nível ambulatorial em cerca de 80% dos casos.

“Para os técnicos e especialistas, que atuam por meio de equipes junto à rede de saúde do município, a habilitação das duas unidades de saúde é resultado do trabalho que elas desenvolvem. E é importante destacar que a oferta dos serviços tem sido suficiente como resposta às nossas demandas”, afirma a enfermeira Rita de Cássia, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O credenciamento das duas policlínicas municipais para a realização dos exames de colposcopia e biópsia do colo uterino consta nas Portarias 2.583 e 2.584, de 29 de dezembro de 2016 do Ministério da Saúde.

A detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres sem sintomas, realizada por meio do exame citopatológico (Papanicolau) permite a identificação das lesões precursoras e da própria doença em estágios iniciais. Como consequência, favorece o começo do tratamento de forma mais rápida e a possibilidade real de cura em 100% dos pacientes diagnosticados com a doença.

No Brasil, estima-se que o câncer de colo uterino seja a terceira neoplasia maligna mais comum. É, também, a quarta causa de morte por câncer na população feminina.

Histórico

Desde 2011, a Semsa, por meio da área técnica de Saúde da Mulher, participa das ações de Prevenção e Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama no Estado do Amazonas, compondo inicialmente o Comitê de Intensificação dessas ações. Em 2012, a Secretaria passou a compor a Rede Oncológica e, a partir de 2013, juntamente com a Gerência da Rede de Cuidados Crônicos, entrou para o Grupo Condutor Estadual da Rede de Doenças Crônicas.

O Grupo Condutor elaborou o Plano Oncológico do Estado, aprovado pelo Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica 20/2014, que orienta as ações e fluxos para os dois tipos de cânceres. Além disso, a área técnica da Semsa participou da articulação que garantiu a implantação do Centro Qualificador em Ginecologia. O Centro funciona no Ambulatório Araújo Lima, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), instituição de ensino e pesquisa responsável pela certificação dos ginecologistas atuantes nos Serviços de Referência em Colo do Útero na capital do Amazonas.

 

Veja também

Escritório de Giuliani nega contrato com o Governo do Amazonas, em resposta a Serafim Corrêa Em resposta à consulta feita por Serafim, a assessoria do escritório informou que ainda não há contrato, só um termo de intenção. A assessoria do escritório “Giuliani Security & Safety”, de Rudolph Giuliani, informou ao deputado Serafim Corrêa (PSB), na manhã desta q...
Prefeitura leva ação social para mulheres em condição de rua Os itens que irão compor os kits de higiene pessoal que serão doados às mulheres em condição de rua foram arrecadados pelos servidores municipais. Foto: Karla Vieira/Manaus Solidária Mais de 100 mulheres em condição de rua receberão uma programação especial e totalme...
CGL/AM lança edital de licitação para o sistema viário de Tefé A recuperação do sistema viário de Tefé está orçada em R$ 9.936.668,17. Foto: Divulgação A Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL/AM) vai lançar, nesta sexta-feira (27/04), o edital que visa contratar uma empresa para revitalizar o sistema viário do municíp...
Arthur Lins assume Casa Civil do Estado, após acidente com José Pacífico Arthur Lins assume Casa Civil do Estado, no lugar de José Pacífico, após acidente que deixará ex-titular em recuperação por até três meses O advogado Arthur César Zahluth Lins foi nomeado nesta quinta (25/04) para chefia da Casa Civil do Governo do Amazonas. O cargo já f...
Amazonino afirma que professores de escolas estaduais ganham mais que os da UEA. Veja o balanço dos ... O governador Amazonino Mendes fez balanço de seis meses de gestão ao lado de secretários do Estado. Foto: PMS O governador Amazonino Mendes reuniu a imprensa, na manhã desta quinta-feira (25), na sede do Governo, para prestar contas dos seus seis meses de gestão. A co...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook