‘Obstáculos políticos’ considerados removidos e está tudo pronto para privatização da Amazonas Energia

A Amazonas Energia, concessionária do fornecimento de energia no Estado, está entre as seis empresas do setor consideradas prontas para privatização. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que conduz as negociações, considera inclusive que os chamados “obstáculos políticos” estão superados. Ou seja, qualquer problema quanto à mobilização popular ou opinião contrária da representação política amazonense foi superado. O negócio está pronto para deslanchar.

 

Garantias

Há dois ângulos de visão na privatização da Amazonas Energia: pior que está não vai ficar, mas quais são as garantias de que a empresa vencedora e nova dona do parque energético do Estado irá respeitar limites de preços? É daí que vem todo o panavueiro.

 

Luz para todos

Os beneficiários do Luz para Todos são uma preocupação à parte, nesse processo de privatização. Eles pagam taxa fixa, simbólica, porque são caboclos ribeirinhos, A empresa privada que se tornar dona do fornecimento de energia vai respeitar esse aspecto social do negócio?

 

Prosamim

Uma das maiores bolas dentro da gestão estadual em todos os tempos, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), idealizado e executado por Eduardo Braga, seguido por Omar Aziz e praticamente abandonado por José Melo, trouxe um problema colateral. Os moradores, retirados das palafitas que povoavam as margens dos igarapés, estão inadimplentes com as contas de água e luz. A maioria vivia de “gato”, as ligações clandestinas, e não soube absorver a nova despesa.

 

‘Bem-estar do servidor’

O Governo do Estado está lançando o programa “Bem-estar do servidor”, para “humanizar” as relações da administração com o servidor estadual. Há um caminho mais simples: o governador José Melo pode ordenar a volta do tíquete refeição, agora que declara ter o Estado bilhões em caixa. Isso vai reabrir os pequenos restaurantes que existiam ao redor dos órgãos estaduais e fecharam as portas, entre outros benefícios. Retirar o tíquete foi uma das maiores crueldades do governador.

 

Hamilton Saraiva é o desembargador

A coluna noticiou, em primeira mão, que Hamilton Saraiva seria a “zebra” na escolha do desembargador pelo Ministério Público Estadual (MPE). Em 20/2, quando foi publicada, com Fábio Monteiro parecendo franco favorito, a notícia soou fantasiosa. Agora, confirmada a escolha, ficou claro que a fonte era quente.

 

Ruim para o MPE

Não foi apenas Fábio Monteiro que foi atingido pelo “zero” na eleição do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que consagrou Hamilton Saraiva. Foi todo o MPE que, majoritariamente, o havia escolhido para a vaga de desembargador. Internamente, porém, houve até procurador que vibrou com o resultado.

 

Bom para Campbell

Mauro Campbell, ministro do STJ e único amazonense em tribunal superior, mostrou força no processo de escolha de Hamilton Saraiva. Mas o próprio Hamilton teve méritos.

 

Cláudio Abramo

Cláudio Abramo, que nas décadas de 1960 e 1970 fez as reformas do JB e Estadão, entre outros, afirma que a ética do jornalista é a mesma do marceneiro. Tanto a notícia quando a cadeira, dizia ele, precisam se manter de pé. A informação de que Hamilton seria o desembargador, apesar de contestações no primeiro momento, ficou de pé até o fim.

Veja também

Terceirizado, desesperado, salário atrasado, o nome do escravo ‘moderno’ no Amazonas. Co... Terceirizados do João Lúcio protestam pedindo pagamentoTerceirizado, trabalhador das empresas que prestam serviço público no Amazonas, é o nome da vítima do maior escândalo da atualidade. O maior e mais visível da história estadual. Vão receber, dia 22 de dezembro, os s...
Entenda a saída de Bosco Saraiva do PSDB e como fica a aliança de Arthur com Amazonino A saída de Bosco Saraiva do ninho tucano mexe nas relações do prefeito Arthur com o governador AmazoninoO vice-governador e secretário estadual de Segurança, Bosco Saraiva, acaba de deixar o PSDB, do prefeito Arthur Virgílio. Foi para o Solidariedade (SDD), do líder da ...
Governador Amazonino Mendes e embaixador peruano discutem parcerias comerciais O governador Amazonino Mendes e o embaixador do Peru, Vicente Rojas Escalante, em reunião na sede do Governo. Foto: Clovis Miranda/Secom.Uma parceria comercial entre o Estado do Amazonas e o Peru, por meio de uma logística fluvial, foi a pauta do encontro entre o govern...
Veículos abandonados são retirados de quatro bairros da zona Norte de Manaus Os veículos foram retirados dos bairros Colônia  Santo Antônio, Cidade Nova, Manoa e Parque das Nações. Foto: Marinho Ramos/Semcom Uma operação de trânsito realizada em vias da zona Norte, na manhã desta quarta-feira (22/11), removeu cinco sucatas de veículos abandonados n...
Gerente do DB afirma que violência está espalhada e anuncia cancelas nas lojas de maior movimento Grupo DB vai adotar cancelas para tentar conter assaltos aos clientes.O gerente de marketing do grupo DB, Guto Corbett, respondeu as denúncias de assaltos no DB Ponta Negra. "Colocamos, além da segurança terceirizada, cancelas de controle nas lojas de maior movimento. O...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *