Quinta-feira, 26 de abril de 2018

DPE-AM vai apurar omissão do Estado em relação a pacientes que precisam de máquina hemodinâmica

A Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Relacionados à Saúde instaurou um Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (Padac) para investigar a omissão do Estado do Amazonas no oferecimento de procedimentos que necessitam da utilização de máquina de hemodinâmica. O objetivo é, constatada a omissão, obrigar o Estado a oferecer o serviço em quantidade compatível com as demandas atualmente existentes. O procedimento poderá embasar a Defensoria para o ingresso de uma possível ação civil pública contra o Estado.

Assinado pelo defensor público Arlindo Gonçalves dos Santos Neto, responsável pela Defensoria Especializada da área de saúde, o Padac foi instaurado pela Portaria nº 02/2017-DPE-AM/Saúde.

A Defensoria pede que a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) preste informações sobre a relação de tratamentos que necessitem do uso do aparelho de hemodinâmica; as filas respectivas do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg); providências de contingência adotadas; relação de pacientes que tenham sido prejudicados em razão da espera e providências que estejam sendo adotadas para sanar o problema.

A Defensoria argumenta que o único aparelho de hemodinâmica existente na rede pública de saúde do Estado encontra-se com defeito, aguardando manutenção desde dezembro de 2016, sem providências efetivas por parte do Estado, até o momento.

O defensor Arlindo Gonçalves explica que o objetivo do Padac é reunir provas para que, não sendo possível uma solução extrajudicial, a Defensoria possa vir a mover uma ação civil pública. “Uma das possibilidades do Padac, que é um procedimento administrativo, é levar ao fechamento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para solucionar os problemas”, ressalta.

Para a instauração do procedimento, o defensor público levou em conta, ainda, a crescente procura pela Defensoria Especializada por parte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) sem perspectivas para a realização de procedimentos que necessitam do uso de aparelho de hemodinâmica. A Defensoria considera, também, que o Hospital Universitário Francisca Mendes é o único da rede pública de saúde do Estado apto a realizar exames e procedimentos médicos de alta complexidade em hemodinâmica, além de possuir a estrutura necessária e habilitação junto ao SUS para atendimento de todos os pacientes na rede atendendo pacientes do Amazonas e Estados circunvizinhos, realizando procedimentos vasculares, neurológicos e cardiológicos.

A Defensoria também justifica a necessidade de abertura do Padac pelo fato de que, anteriormente à apresentação do defeito no aparelho, o Estado, em contenção de gastos, já havia determinado a suspensão do contrato de manutenção do equipamento e que o acesso à saúde é um direito fundamental assegurado a todos os cidadãos, devendo ser garantido pelo Estado.

Na portaria de instauração do Padac, o defensor público pede que sejam comunicadas sobre o procedimento de apuração as Defensorias Especializadas de Atendimento a Interesses Coletivos e de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e de Atendimento Cível.

Também devem ser comunicados Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF), para uma possível atuação conjunta, além da população do Amazonas, em geral.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também deve ser oficiado sobre a possível ocorrência de gastos sem o devido planejamento pelo Estado na saúde.

 

 

 

Veja também

Escritório de Giuliani nega contrato com o Governo do Amazonas, em resposta a Serafim Corrêa Em resposta à consulta feita por Serafim, a assessoria do escritório informou que ainda não há contrato, só um termo de intenção. A assessoria do escritório “Giuliani Security & Safety”, de Rudolph Giuliani, informou ao deputado Serafim Corrêa (PSB), na manhã desta q...
Prefeitura leva ação social para mulheres em condição de rua Os itens que irão compor os kits de higiene pessoal que serão doados às mulheres em condição de rua foram arrecadados pelos servidores municipais. Foto: Karla Vieira/Manaus Solidária Mais de 100 mulheres em condição de rua receberão uma programação especial e totalme...
CGL/AM lança edital de licitação para o sistema viário de Tefé A recuperação do sistema viário de Tefé está orçada em R$ 9.936.668,17. Foto: Divulgação A Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL/AM) vai lançar, nesta sexta-feira (27/04), o edital que visa contratar uma empresa para revitalizar o sistema viário do municíp...
Arthur Lins assume Casa Civil do Estado, após acidente com José Pacífico Arthur Lins assume Casa Civil do Estado, no lugar de José Pacífico, após acidente que deixará ex-titular em recuperação por até três meses O advogado Arthur César Zahluth Lins foi nomeado nesta quinta (25/04) para chefia da Casa Civil do Governo do Amazonas. O cargo já f...
Amazonino afirma que professores de escolas estaduais ganham mais que os da UEA. Veja o balanço dos ... O governador Amazonino Mendes fez balanço de seis meses de gestão ao lado de secretários do Estado. Foto: PMS O governador Amazonino Mendes reuniu a imprensa, na manhã desta quinta-feira (25), na sede do Governo, para prestar contas dos seus seis meses de gestão. A co...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook