Eleição para reitor da UFAM é prorrogada até esta quinta-feira por problemas em urnas

Hedinaldo Narciso Lima, da chapa “Juntos pela UFAM”; Arminda Mourão, da “Contraponto”; e Sylvio Puga, da “UFAM: conectada para o futuro”, disputam a eleição para reitor. Foto: Divulgação

Por Gabriel Machado

As eleições para definir o novo reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foram prorrogadas até quinta-feira (23/03). Inicialmente, a votação seguiria somente até a noite desta quarta-feira (22/03).

De acordo com a assessoria de comunicação da UFAM, algumas urnas utilizadas durante a eleição para reitor apresentaram problemas durante a manhã desta quarta-feira. Em razão disso, as chapas que disputam o pleito se reuniram com a comissão eleitoral e decidiram por prorrogar a eleição.

A UFAM frisa, no entanto, que somente os locais de votação que apresentaram problemas seguirão abertos até quinta-feira. As demais urnas, dos demais pontos de voto, foram encerradas na quarta-feira, por volta das 21h.

Segundo informações, os eleitores que foram impedidos de votar poderão participar do pleito nos horários: de 9h às 18h, eleitores da Faculdade de Educação (Faced); e de 9h às 21h, eleitores do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Entenda eleição

Três candidatos estão disputando o cargo de reitor: os professores Hedinaldo Narciso Lima, da chapa “Juntos pela UFAM”; Arminda Mourão, da “Contraponto”; e Sylvio Puga, da “UFAM: conectada para o futuro”.

A eleição do gestor máximo da UFAM é realizada pelo Conselho Universitário, em sessão pública. Para a indicação dos novos gestores ao Ministério da Educação (MEC), os conselheiros consideram a escolha da comunidade universitária, declarada durante consulta informal, no dia 22 de março. Se houver segundo turno, a consulta será realizada novamente no dia 31 do mesmo mês.

A reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) para validar a escolha da comunidade universitária está agendada para o próximo dia 7 de abril.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook