Jornada Empreendedora será voltada ao primeiro negócio de jovens. Inscrições começam dia 30

A Prefeitura de Manaus abrirá, no dia 30 deste mês, as inscrições para a “Jornada Empreendedora – Vai Que Dá”, que visa preparar os jovens para a abertura do “primeiro negócio”. O projeto está sendo realizado graças a uma parceria firmada entre a Associação Junior Achievement, no Amazonas, e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Semtrad).

O público-alvo da jornada são jovens com idade entre 18 e 23 anos, cadastrados no Sine Manaus, com renda máxima de até três salários mínimos. A capacitação compreende sete encontros semanais de três horas cada, durante 40 dias, e acontecerá a partir da segunda quinzena de abril.

As inscrições devem ser realizadas no horário de 8h às 12h, na sede da Semtrad, localizada na Avenida Barcelos, 625, no Bairro Praça 14. A jornada é realizada na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), no Parque das Laranjeiras.

Estatísticas

De janeiro de 2016 a janeiro de 2017, aumentou em 50% o número de jovens com idade entre 18 e 23 anos, que passaram a procurar o primeiro emprego nas unidades do Sine Manaus. No ano passado, dos 900 trabalhadores que buscavam vagas, diariamente, no Sistema Nacional de Emprego do município, pelo menos 100 tinham essa faixa etária. Neste ano, esse número chega a 150 ao dia.

A secretária municipal de Trabalho e Renda, Ananda Carvalho, informou que a parceria com a Junior Achievement faz parte do cronograma de ações da Semtrad para 2017 que visa tornar Manaus uma cidade referência em Empreendedorismo.

“Apesar de todos os nossos esforços na captação de novas vagas para o Sine Manaus disponibilizar aos trabalhadores, sabemos que nem sempre vamos atender a todos. Diante disso, decidimos criar alternativas para que o trabalhador desempregado se reinvente e acredite que ele pode ser um potencial empregador”, afirmou Ananda.

Segundo ela, a partir de abril, outras ações voltadas ao Empreendedorismo serão lançadas pela Semtrad para fomentar a criação de novos negócios. “Temos o projeto Minha Primeira Empresa que está no plano de governo do prefeito Arthur Neto e pretendemos iniciá-lo no primeiro semestre”, disse.

Inspiração

Inspirar e preparar jovens, despertando seu espirito empreendedor para serem bem sucedidos em uma economia globalizada estão entre os principais objetivos da “Jornada Empreendedora – Vai Que Dá”, segundo a gerente executiva da Associação Junior Achievement, Nayara Cruz.

“A jornada é uma espécie de curso onde os jovens vão se conhecer enquanto empreendedores e, como consequência, tentar  identificar o que de melhor eles fazem para transformar isso em um negócio. A ideia é que, ao final do processo, eles consigam criar uma microempresa”, disse Nayara.

Um dos participantes da primeira Jornada Empreendedora realizada em parceria com a Semtrad, Pedro de Souza, 19, disse que a experiência tem lhe ajudado a entender o funcionamento de uma empresa e o processo de gestão de negócios. “A experiência tem sido muito inspiradora e rica em conhecimento de administração e marketing. Atualmente, estou buscando conhecer meus pontos profissionais fortes para a elaboração de um plano de negócio”, explicou.

 

 

Veja também

Ortopedistas confirmam enfrentamento e anunciam ações em hospitais a partir deste sábado (25/11) Rafael Benoliel, presidente do ITO-AM, levanta troféu durante recente congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) em Manaus. Entre ele e o médico Francisco Brandão, o presidente da SBOT-AM, Paulo Su. Ortopedistas querem "resgatar dignidade"Os o...
Amazonino efetiva Paula Kanzler no comando da Secretaria de Estado de Política Fundiária Paula Kanzler assume a pasta antes ocupada por Diego Afonso. Foto: ReproduçãoFoi publicada no Diário Oficial do Amazonas, edição de 17/11, a nomeação de Paula Andrea Kanzler Soares como titular da Secretaria de Estado de Política Fundiária (SPF). O Portal do Marcos Sant...
Governo fecha acordo com 17 cooperativas médicas, isola ITO-AM e médicos alfinetam gestão David Alme... Médicos e enfermeiros aceitaram parcelamento dos salários, que estão atrasados entre um e cinco mesesO Governo do Amazonas, em reunião realizada na tarde desta sexta (24/11), firmou acordo salarial com 17 cooperativas médicas. Vai pagar outubro, "o mês da atual gestão",...
Marinha chega ao naufrágio do barco Tanaka e constata que há dois desaparecidos. Buscas começam O barco Tanaka Neto IV virou com 102 passageiros a bordo. Fotos: Divulgação CMA A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval, informa que dois passageiros que estavam no barco Tanaka Neto IV estão desaparecidos. A embarcação virou  na manhã desta sex...
Barco adernou após bater em pedra com 102 passageiros a bordo Barco adernou, após sair de São Gabriel da CachoeiraAo deixar São Gabriel da Cachoeira, a embarcação Tanaka IV bateu em uma pedra e virou. O Município fica a 856 quilômetros de Manaus. O barco adernou quando estava a caminho da capital, na manhã desta sexta-feira (24/11...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook