Sylvio Puga vence disputa pela reitoria da UFAM por diferença de 22 votos

Jacob Cohen e Sylvio Puga, candidatos a vice e a reitor pela chapa 33. Foto: UFAM/Divulgação

Com uma diferença de apenas 22 votos, os candidatos da Chapa 33, professores Sylvio Puga e Jacob Cohen, venceram a disputa pela direção da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no quadriênio 2017-2021. O segundo turno da consulta à comunidade acadêmica foi realizado na sexta-feira (31/03).

Do total de 9.410 votantes, 4.586 escolheram a Chapa 33, totalizando 50,38% dos votos válidos. Os candidatos da Chapa 17, professores Hedinaldo Lima e Nikeila Conde, obtiveram 4.564 votos e 49,62% da preferência. Ou seja, a diferença entre os candidatos foi 22 votos, enquanto nulos e brancos somaram 260, conforme relatório da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária (CCCU). O resultado e o relatório da Consulta serão encaminhados ao Conselho Universitário (Consuni) na quarta-feira (05/04).

Docentes, técnico-administrativos em Educação e discentes compareceram às urnas na sexta-feira (31/03) para exercer o direito ao voto, que é facultativo. A apuração iniciou às 22h, na Comissão Permanente de Concursos (Compec), e encerrou às 1h47 de sábado, 1º. O público acompanhou em tempo real pelo link consulta2017.ufam.edu.br.

Resultado

Ao confirmar o resultado, o professor Sylvio Puga agradeceu a todos os apoiadores. “Todas as vezes que eu concorri, nunca foi um projeto pessoal, mas da comunidade. E agora a comunidade pode esperar o meu total empenho e o do doutor Jacob Cohen para, juntos, atendermos os seus anseios. As derrotas ensinam mais que as vitórias. Eu aprendi muito ao longo desse processo e construímos um grupo coeso e homogêneo que nos possibilitou chegar até aqui. Essa é a vitória dessa aliança que nos trouxe até aqui”, destacou o candidato da Chapa 33.

Continuou, ao falar do processo de transição e dos projetos para a nova gestão: “Nós vamos fazer uma transição tranquila. Vamos apresentar um conjunto de propostas ao Conselho Universitário assim que assumirmos, e isso vai delinear nossa gestão pelos próximos quatro anos. A Ufam Saúde foi uma proposta que a comunidade aceitou e nós vamos apresentar esse plano detalhado ao Consuni também”.

Candidato da Chapa 17, o professor Hedinaldo Lima fez um discurso de agradecimento aos apoiadores e avaliou a campanha. “Fizemos uma campanha justa, correta e limpa. O resultado está concluído. Nós acatamos o resultado da comunidade e desejamos aos professores Puga e Cohen que façam um trabalho que engrandeça a Instituição. Concluirei o meu mandato como vice-reitor da Universidade e depois continuarei trabalhando em favor da Ufam, como sempre fiz”, considerou.

Processo de Apuração

A presidente da Comissão, professora Sônia Carvalho, avaliou positivamente o processo de consulta e a apuração das 51 urnas eletrônicas distribuídas entre as 20 seções da capital. “Um técnico designado pelo TRE [Tribunal Regional Eleitoral] ficou responsável pela emissão de todos os Boletins das urnas eletrônicas. Os votos foram inseridos no link da apuração pelos técnicos do CTIC [Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação]”, explicou a docente. Em média, o tempo para impressão do BU de cada urna foi de cinco minutos e a inclusão na página oficial da apuração ocorreu em tempo real. Nos campi fora da sede, a apuração também iniciou às 22h, sob a responsabilidade das subcomissões.

Posse

O Consuni elegerá os novos reitor e vice-reitor da Ufam para o próximo quadriênio em reunião a ser realizada no dia 7 de abril. O Conselho encaminhará lista tríplice com os nomes dos eleitos e dos demais candidatos ao Ministério da Educação (MEC).

Em solenidade que será realizada em Brasília, o ministro da Educação empossará o novo reitor da Ufam. Posteriormente, o novo reitor dará posse ao vice-reitor e aos demais gestores que irão compor a Administração Superior.

Veja também

Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckmin e anuncia que distrito industrial ... Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckimin e diz que, segunda-feira, se estiver melhor, poderá atender. Os dois disputam a candidatura do PSDB a presidente da RepúblicaO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, voltou a criticar as prévias inter...
Colégios da PM liberam alunos mais cedo por falta de professores e Seduc anuncia mais 180 mestres pa... Colégios da PM liberam alunos mais cedo alegando que não podem mais suprir ausências de professores contratando temporários. Na foto, formatura de Ensino Médio do CMPM 3, no Campos Sales, uma das escolas mais destacadas do Estado.O aviso é claro: "Comunicamos aos senhor...
Maus tratos a idosos? Saiba como denunciar em Manaus Nos últimos anos, o Disque Idoso já recebeu 12.060 denúncias. Foto: Semcom/Divulgação São cada vez maiores os índices de maus tratos contra pessoas acima de 60 anos, seja por violência física, psicológica, patrimonial ou negligência. Segundo a Organização Mundial de Saúde ...
Agenda do fim de semana tem eventos esportivos e de lazer em todas as zonas da cidade As crianças, adultos e idosos presentes poderão participar de atividades como hidroginástica. Foto: Divulgação O fim de semana está recheado de eventos voltados ao esporte, lazer e qualidade de vida da população de Manaus. Nesta sexta, sábado e domingo, 23, 24 e 25/2, resp...
Frota de ônibus no Residencial Viver Melhor é substituída Quinze veículos da empresa Açaí foram substituídos por 12 ônibus articulados da Rondônia. Foto: SMTU/Divulgação A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), realizou na manhã desta qui...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *