Seleção Brasileira Feminina faz primeiro treino em Manaus para amistoso contra a Bolívia

Jogadoras se protegem do forte sol sob o guarda-chuva. Foto: Mauro Neto/Sejel/Divulgação

Sob um forte sol, a Seleção Brasileira Feminina realizou, na manhã desta terça-feira (04/04), o primeiro treino físico em Manaus. O palco da preparação da equipe foi o estádio Carlos Zamith, localizado no Coroado (zona leste), e durou aproximadamente uma hora e meia, sob o olhar atento da técnica Emily Lima. A partida do time canarinho será contra a Bolívia, neste domingo, 9, a partir das 19h30 (horário local), na Arena da Amazônia. O confronto, que recebe apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), é o primeiro amistoso internacional de 2017, preparatório para a Copa América do próximo ano.

Mesmo sob forte sol no estádio Carlos Zamith, as meninas não se intimidaram e seguiram à risca os comandos da equipe técnica, que realizaram testes individuais de velocidade, aliás, o primeiro da temporada que vai servir de base para as demais convocações. Além disso, foi possível constatar um time mesclado, com jogadoras estreantes e outras que já tem experiência na Seleção, além de um grupo bem ‘orquestrado’ pela comandante.

“Essa é uma primeira convocação internacional, data Fifa, uma preparação para todo o trabalho que eles estão implementando, um trabalho novo, de adaptação, de resgate de algumas atletas, de caras novas, então a expectativa é grande e neste primeiro momento eles estão realizando testes, fazendo algumas avaliações, então este amistoso vai fazer parte a longo prazo da nossa caminhada”, disse a goleira Thaís Picarte, do Huelva (Espanha), que, na estreia da técnica Emily, em Manaus, no final do ano passado, não fazia parte do time.

Assim, elas destaca o compromisso com a equipe e a expectativa em jogar na cidade conhecida como a casa do futebol feminino. “A gente está bem contente de estar aqui. Sabe o apoio que o pessoal da cidade tem com o futebol feminino, e acredito que isso fez a gente retornar. A gente acompanha a equipe aqui da casa, que sempre tem um público grande, e gosta do carinho que as pessoas aqui tem com o futebol feminino. Sabemos que aqui tem um público familiar, que vai ao estádio com os filhos, a esposa, o marido, então a gente quer trazer um pouco de alegria”, disse a goleira, que já foi comandada por Emily durante dois anos, quando a técnica estava à frente do São José-SP.

A meia Thaisa, que já virou ‘íntima’ de Manaus, disputando Brasileiro, Olimpíada e Copa Caixa em solo baré, afirma que está satisfeita em retornar mais uma vez à capital e acredita que a adaptação da equipe vai superar a adversária. Segundo ela, uma reunião com a técnica está prevista para a noite desta terça-feira, 04, onde serão repassados estudos e esquemas para o jogo contra a Bolívia.

“Há dois meses eu estava na Islândia e por isso senti um pouquinho hoje o treino, mas temos a semana toda para adaptar e acredito que a gente vai se adaptar melhor que a Bolívia. Quem está aqui está preparado e temos que ajudar, acho ótimo essas novas caras. O futebol vem trazendo caras novas e espero buscar essa nova família. Hoje a gente ainda está fazendo os teste de banco de dados para a seleção e hoje a noite acredito que a professora Emily vai falar sobre a Bolívia e assim a gente poder fazer a estratégia certa”, disse.

Teste

Com o grupo de jogadoras atuando em vários lugares do mundo – Brasil, Estados Unidos, Espanha, Suécia, China, França, Alemanha, Coreia do Sul, Dinamarca, Islândia e Noruega – os resultados dos testes físicos acabam sendo um pouco diferentes. Mesmo assim, o auxiliar técnico Guilherme Giudice elogiou o condicionamento de cada atleta.

“As meninas dos Estados Unidos, por exemplo, estão começando agora a temporada. Tem algumas da Ásia, iniciando a temporada daqui a pouco, as da Europa já em fase final de Champions League, e aqui no Brasil as que estão iniciando o Campeonato Brasileiro. É um grupo heterogêneo, mas elas estão melhores do que esperávamos. E isso é bom, porque a gente pode aumentar ainda mais o nosso nível de exigência”.

Treino

A programação de treinos da Seleção iniciou nesta terça-feira (04/04). O estádio Carlos Zamith, na Zona Leste, vai ser o local de preparação das jogadoras até o dia do jogo. Os treinos serão totalmente abertos à imprensa, com exceção de sábado (8), véspera da partida, que será parcialmente aberto – somente os 15 minutos iniciais estarão liberados. Haverá atendimento à imprensa após todos os treinos da Seleção.

Terça-feira (4): 9h* e às 16h*, Estádio Carlos Zamith

Quarta-feira (5): 9h* e às 16h*, Estádio Carlos Zamith

Quinta-feira (6): 16h*, Estádio Carlos Zamith

Sexta-feira (7): 16h*, Estádio Carlos Zamith

Sábado (8): 16h* (somente os 15 minutos iniciais serão abertos)

Domingo (9): 19h30* – Brasil x Bolívia, na Arena da Amazônia

*horário local

 

Relação

A técnica da Seleção Brasileira Feminina, Emily Lima, relacionou 24 jogadoras para o amistoso na Arena da Amazônia, em Manaus.  Na lista, quatro jogadoras fazem sua estreia na categoria Principal: Letícia, Portilho, Jucinara e Brena (foi chamada para a convocação regional no início do ano, mas é a primeira data Fifa). Marta, Cristiane e Andressa Alves, que não estiveram no Torneio Internacional de Manaus, estão na lista de Emily.

 

Goleiras

Bárbara – Kindermann

Thaís Picarte – Huelva (Espanha)

 

Zagueiras

Rafaelle – Changchun (China)

Mônica – Orlando Pride (EUA)

Bruna Benites – Houston Dash (EUA)

Andreia Rosa – Avaldsnes Idrettslag (Noruega)

 

Laterais

Fabiana – Corinthians/Audax

Tamires – Fortuna Hjørring (Dinamarca)

Letícia – Sporclub Sand (Alemanha)

Jucinara – Corinthians/Audax

 

Meias

Franciele – Avaldsnes Idrettslag (Noruega)

Thaisa – Grindavik Football Club (Islândia)

Brena – Santos

Maurine – Santos

Rosana – North Caroline Courage (EUA)

Gabi Zanotti – Jiangsu Suning Ladies (China)

Camilinha, meia-atacante do Orlando Pride

 

Atacantes

Debinha – North Caroline Courage (EUA)

Marta – Rosengård (Suécia)

Bia Zaneratto – Hyundai Steel Red Angels (Coreia do Sul)

Gabi Nunes – Corinthians/Audax

Cristiane – PSG (França)

Darlene – Rio Preto

Thais Duarte – Hyundai Steel Red Angels (Coreia do Sul)

 

 

 

 

Veja também

Veja Nota de Pesar pelo falecimento de Juan Villa emitida pelo Conselho Regional de Medicina. Velóri... Veja Nota de Pesar pelo falecimento de Juan Villa emitida pelo Conselho Regional de MedicinaO Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) emitiu Nota de Pesar pela morte do cardiologista Juan Villa Benayeto. Ele faleceu neste sábado (17/02).Juan Villa era tam...
‘Ele foi um catalão que se tornou amazonense. Era meu compadre e quase irmão’, diz Franc... Juan Villa, que faleceu na madrugada deste sábado (17/02), integrou com Francisco Garcia turma de Medicina da Ufam que teve reconhecimento do curso só no quarto anoO empresário e ex-deputado federal Francisco Garcia tomou um susto ao saber da morte do médico Juan Villa....
Feira Criativa no Parque do Mindu passa ter duas edições por mês, a partir deste sábado Na última edição, realizada nos dias 27 e 28/1, a feira contou com 29 expositores. Foto: Divulgação SemmasA Feira Criativa, iniciativa que visa estimular o reaproveitamento de resíduos por meio da comercialização de produtos artesanais, passará a acontecer no Parque Mun...
Primeira etapa de obras na avenida Djalma Batista é concluída neste sábado O trabalho será realizado por etapas e atende a uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto. Foto: DivulgaçãoA primeira etapa de obras para a recuperação da antiga rede de drenagem na zona Centro-Sul, no trecho que compreende a avenida Djalma Batista e a rua Pará,...
Presos da delegacia de Presidente Figueiredo são transferidos para Manaus O procedimento contou com a participação de agentes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) da Seap para o recambiamento dos internos. Foto: DivulgaçãoNa tarde de sexta-feira (16), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou a transfer...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *