Seleção Brasileira Feminina faz primeiro treino em Manaus para amistoso contra a Bolívia

Jogadoras se protegem do forte sol sob o guarda-chuva. Foto: Mauro Neto/Sejel/Divulgação

Sob um forte sol, a Seleção Brasileira Feminina realizou, na manhã desta terça-feira (04/04), o primeiro treino físico em Manaus. O palco da preparação da equipe foi o estádio Carlos Zamith, localizado no Coroado (zona leste), e durou aproximadamente uma hora e meia, sob o olhar atento da técnica Emily Lima. A partida do time canarinho será contra a Bolívia, neste domingo, 9, a partir das 19h30 (horário local), na Arena da Amazônia. O confronto, que recebe apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), é o primeiro amistoso internacional de 2017, preparatório para a Copa América do próximo ano.

Mesmo sob forte sol no estádio Carlos Zamith, as meninas não se intimidaram e seguiram à risca os comandos da equipe técnica, que realizaram testes individuais de velocidade, aliás, o primeiro da temporada que vai servir de base para as demais convocações. Além disso, foi possível constatar um time mesclado, com jogadoras estreantes e outras que já tem experiência na Seleção, além de um grupo bem ‘orquestrado’ pela comandante.

“Essa é uma primeira convocação internacional, data Fifa, uma preparação para todo o trabalho que eles estão implementando, um trabalho novo, de adaptação, de resgate de algumas atletas, de caras novas, então a expectativa é grande e neste primeiro momento eles estão realizando testes, fazendo algumas avaliações, então este amistoso vai fazer parte a longo prazo da nossa caminhada”, disse a goleira Thaís Picarte, do Huelva (Espanha), que, na estreia da técnica Emily, em Manaus, no final do ano passado, não fazia parte do time.

Assim, elas destaca o compromisso com a equipe e a expectativa em jogar na cidade conhecida como a casa do futebol feminino. “A gente está bem contente de estar aqui. Sabe o apoio que o pessoal da cidade tem com o futebol feminino, e acredito que isso fez a gente retornar. A gente acompanha a equipe aqui da casa, que sempre tem um público grande, e gosta do carinho que as pessoas aqui tem com o futebol feminino. Sabemos que aqui tem um público familiar, que vai ao estádio com os filhos, a esposa, o marido, então a gente quer trazer um pouco de alegria”, disse a goleira, que já foi comandada por Emily durante dois anos, quando a técnica estava à frente do São José-SP.

A meia Thaisa, que já virou ‘íntima’ de Manaus, disputando Brasileiro, Olimpíada e Copa Caixa em solo baré, afirma que está satisfeita em retornar mais uma vez à capital e acredita que a adaptação da equipe vai superar a adversária. Segundo ela, uma reunião com a técnica está prevista para a noite desta terça-feira, 04, onde serão repassados estudos e esquemas para o jogo contra a Bolívia.

“Há dois meses eu estava na Islândia e por isso senti um pouquinho hoje o treino, mas temos a semana toda para adaptar e acredito que a gente vai se adaptar melhor que a Bolívia. Quem está aqui está preparado e temos que ajudar, acho ótimo essas novas caras. O futebol vem trazendo caras novas e espero buscar essa nova família. Hoje a gente ainda está fazendo os teste de banco de dados para a seleção e hoje a noite acredito que a professora Emily vai falar sobre a Bolívia e assim a gente poder fazer a estratégia certa”, disse.

Teste

Com o grupo de jogadoras atuando em vários lugares do mundo – Brasil, Estados Unidos, Espanha, Suécia, China, França, Alemanha, Coreia do Sul, Dinamarca, Islândia e Noruega – os resultados dos testes físicos acabam sendo um pouco diferentes. Mesmo assim, o auxiliar técnico Guilherme Giudice elogiou o condicionamento de cada atleta.

“As meninas dos Estados Unidos, por exemplo, estão começando agora a temporada. Tem algumas da Ásia, iniciando a temporada daqui a pouco, as da Europa já em fase final de Champions League, e aqui no Brasil as que estão iniciando o Campeonato Brasileiro. É um grupo heterogêneo, mas elas estão melhores do que esperávamos. E isso é bom, porque a gente pode aumentar ainda mais o nosso nível de exigência”.

Treino

A programação de treinos da Seleção iniciou nesta terça-feira (04/04). O estádio Carlos Zamith, na Zona Leste, vai ser o local de preparação das jogadoras até o dia do jogo. Os treinos serão totalmente abertos à imprensa, com exceção de sábado (8), véspera da partida, que será parcialmente aberto – somente os 15 minutos iniciais estarão liberados. Haverá atendimento à imprensa após todos os treinos da Seleção.

Terça-feira (4): 9h* e às 16h*, Estádio Carlos Zamith

Quarta-feira (5): 9h* e às 16h*, Estádio Carlos Zamith

Quinta-feira (6): 16h*, Estádio Carlos Zamith

Sexta-feira (7): 16h*, Estádio Carlos Zamith

Sábado (8): 16h* (somente os 15 minutos iniciais serão abertos)

Domingo (9): 19h30* – Brasil x Bolívia, na Arena da Amazônia

*horário local

 

Relação

A técnica da Seleção Brasileira Feminina, Emily Lima, relacionou 24 jogadoras para o amistoso na Arena da Amazônia, em Manaus.  Na lista, quatro jogadoras fazem sua estreia na categoria Principal: Letícia, Portilho, Jucinara e Brena (foi chamada para a convocação regional no início do ano, mas é a primeira data Fifa). Marta, Cristiane e Andressa Alves, que não estiveram no Torneio Internacional de Manaus, estão na lista de Emily.

 

Goleiras

Bárbara – Kindermann

Thaís Picarte – Huelva (Espanha)

 

Zagueiras

Rafaelle – Changchun (China)

Mônica – Orlando Pride (EUA)

Bruna Benites – Houston Dash (EUA)

Andreia Rosa – Avaldsnes Idrettslag (Noruega)

 

Laterais

Fabiana – Corinthians/Audax

Tamires – Fortuna Hjørring (Dinamarca)

Letícia – Sporclub Sand (Alemanha)

Jucinara – Corinthians/Audax

 

Meias

Franciele – Avaldsnes Idrettslag (Noruega)

Thaisa – Grindavik Football Club (Islândia)

Brena – Santos

Maurine – Santos

Rosana – North Caroline Courage (EUA)

Gabi Zanotti – Jiangsu Suning Ladies (China)

Camilinha, meia-atacante do Orlando Pride

 

Atacantes

Debinha – North Caroline Courage (EUA)

Marta – Rosengård (Suécia)

Bia Zaneratto – Hyundai Steel Red Angels (Coreia do Sul)

Gabi Nunes – Corinthians/Audax

Cristiane – PSG (França)

Darlene – Rio Preto

Thais Duarte – Hyundai Steel Red Angels (Coreia do Sul)

 

 

 

 

Veja também

Ortopedistas confirmam enfrentamento e anunciam ações em hospitais a partir deste sábado (25/11) Rafael Benoliel, presidente do ITO-AM, levanta troféu durante recente congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) em Manaus. Entre ele e o médico Francisco Brandão, o presidente da SBOT-AM, Paulo Su. Ortopedistas querem "resgatar dignidade"Os o...
Amazonino efetiva Paula Kanzler no comando da Secretaria de Estado de Política Fundiária Paula Kanzler assume a pasta antes ocupada por Diego Afonso. Foto: ReproduçãoFoi publicada no Diário Oficial do Amazonas, edição de 17/11, a nomeação de Paula Andrea Kanzler Soares como titular da Secretaria de Estado de Política Fundiária (SPF). O Portal do Marcos Sant...
Governo fecha acordo com 17 cooperativas médicas, isola ITO-AM e médicos alfinetam gestão David Alme... Médicos e enfermeiros aceitaram parcelamento dos salários, que estão atrasados entre um e cinco mesesO Governo do Amazonas, em reunião realizada na tarde desta sexta (24/11), firmou acordo salarial com 17 cooperativas médicas. Vai pagar outubro, "o mês da atual gestão",...
Marinha chega ao naufrágio do barco Tanaka e constata que há dois desaparecidos. Buscas começam O barco Tanaka Neto IV virou com 102 passageiros a bordo. Fotos: Divulgação CMA A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval, informa que dois passageiros que estavam no barco Tanaka Neto IV estão desaparecidos. A embarcação virou  na manhã desta sex...
Barco adernou após bater em pedra com 102 passageiros a bordo Barco adernou, após sair de São Gabriel da CachoeiraAo deixar São Gabriel da Cachoeira, a embarcação Tanaka IV bateu em uma pedra e virou. O Município fica a 856 quilômetros de Manaus. O barco adernou quando estava a caminho da capital, na manhã desta sexta-feira (24/11...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook