Prefeitura vai reforçar cuidados com a voz para comunidade acadêmica e parlamentares

Esclarecer sobre os principais cuidados para manter a saúde dos que usam a voz como instrumento de trabalho é um dos focos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) neste mês de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Voz em dia 16.

Para isso, o Centro de Referência Municipal da Saúde do Trabalhador (Cerest Municipal) participa de uma série de ações que pretende não apenas alertar professores, cantores, atores e outros profissionais da voz para a necessidade de medidas para a preservação do aparelho fonador, mas também alcançar lideranças acadêmicas e parlamentares para a proteção dos que fazem uso permanente da voz em suas atividades profissionais.

As ações serão realizadas em parceria com o Cerest Estadual e acontecem na Faculdade Metropolitana (Fametro), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), nessa terça e quarta-feira (11 e 12/04).

A programação inclui a exibição de um documentário produzido pela Aleam, que já vem sendo transmitido pelo Centro de Mídias da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) para o interior do estado, e outras atividades, como blitze nas dependências da Assembleia Legislativa com o objetivo de sensibilizar a comunidade parlamentar sobre a importância da criação de projeto de lei que beneficie os profissionais da voz.

Também haverá ciclos de palestras para servidores e parlamentares sobre a importância da voz e os distúrbios relacionados ao trabalho e, ainda, atrações culturais e triagem e orientações sobre o cuidado com a voz.

A iniciativa quer, entre outros avanços, sensibilizar os parlamentares para a criação de proposituras de projetos de Lei com a intenção que alterar a legislação atual e permitir que os distúrbios vocais sejam considerados doenças ocupacionais pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destaca ainda que outro objetivo das ações comemorativas é divulgar para os trabalhadores que utilizam a voz como instrumento de trabalho o quanto eles podem estar suscetíveis a apresentar alterações no aparelho fonador. “A grande maioria desses profissionais não conhece o processo de criação das lesões no ambiente de trabalho e os principais cuidados para evitá-las”, disse.

Como forma de acompanhar a ação, o Cerest Municipal realizará ao longo do ano, um diagnóstico situacional das condições da voz com a classe de professores da Secretaria Municipal de Educação, visando definir um perfil epidemiológico e traçar estratégias de promoção da saúde.

A voz é produzida na laringe através da vibração das pregas vocais. Esse som ocorre durante a expiração (ar que sai do pulmão) e vai sendo modificada nas estruturas da faringe, cavidade oral (boca, dentes e língua) e nasal.

Os profissionais que utilizam voz como principal ferramenta de trabalho, devem adotar medidas que evitem futuros danos à voz, como beber bastante água, mastigar bem os alimentos, manter a postura do corpo ereta e relaxada enquanto estiver falando, cuidar da saúde como um todo, além de dormir bem e realizar exercício de aquecimento e desaquecimento vocal.

Veja também

Escreve contos, romances ou poemas? Últimos dias para inscrições no Edital Prêmios Literários de Man... O período de análise das obras pela comissão julgadora será de 9 de março a 1º de maio de 2018. Foto: DivulgaçãoNa última quarta-feira do mês, dia 28, termina o prazo para as inscrições no Edital Prêmios Literários Cidade de Manaus. As fichas de inscrição podem ser obti...
Protesto contra reforma da Previdência no Distrito Industrial, em Manaus Os manifestantes chegaram a fechar a entrada pra rua Quixito. Foto: Divulgação PMUm grupo de trabalhadores do Distrito Industrial e membros de centrais sindicais realizaram na manhã desta terça-feira (20), uma manifestação contra a reforma da Previdência, na rua Rio Qui...
Pistoleiros atiram contra homem em possível acerto de contas perto de campo de futebol na Compensa Samu foi acionado e levou Wesley Sales, que foi alvejado com quatro tiros na Compensa. Foto: DivulgaçãoWesley Sales Ferreira, 20, foi atingido com pelo menos quatro tiros no fim da noite desta segunda-feira (19). A tentativa de homicídio aconteceu na rua Gilberto Mestri...
Homem é preso comercializando drogas em estacionamento de hospital na zona Norte de Manaus A equipe se deslocou até o local indicado, realizou a abordagem e no interior do veículo foi encontrado 2kg de substância entorpecente maconha do tipo skank, 1kg de oxi, além de uma quantia em espécie de R$ 807,00. Foto: DivulgaçãoAnderson Costa de Menezes, de 28 anos, ...
Obras de recuperação da ponte na avenida Brasil iniciam nesta terça Já a partir das 7h da terça-feira, o trânsito será desviado na avenida Brasil, no trecho entre a rua Tobias Barreto e avenida Compensa, zona Oeste, em virtude das obras. Foto: DivulgaçãoA prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf),...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *