Quarta-feira, 25 de abril de 2018

Donos de bares no bairro Morro da Liberdade são notificados por poluição sonora

Proprietários de bares sendo notificados no bairro Morro da Liberdade. Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM/Divulgação

As equipes da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) identificaram três bares sem licença ambiental de funcionamento de som, denunciados por poluição sonora. O fato ocorreu por volta das 23h, na Rua São Benedito,  bairro Morro da Liberdade, no entorno da quadra de uma escola de samba.

Iniciada por volta das 21h, a ação contou com o efetivo de aproximadamente 40 policiais civis e foi coordenada pelos delegados Samir Freire, André Sena, Christiano Castilho, Rodrigo de Sá e Frank Queiroz, titulares, respectivamente, da Dema, 7º, 9º, 20º e 22º Distritos Integrados de Polícia (DIPs). Peritos criminais do Instituto de Criminalística (IC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), sob o comando do chefe operacional do órgão, David Fernandes, deram suporte aos trabalhos desempenhados.

De acordo com Samir Freire, os proprietários dos bares que não apresentaram licença ambiental foram notificados e devem buscar a regularização junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), na Rua do Rubidio, bairro Vila da Prata, zona Oeste da cidade. Conforme a autoridade policial, os estabelecimentos comerciais foram alvos de fiscalizações após denúncias de poluição sonora, feitas por populares.

“Estamos trabalhando para inibir a poluição sonora na Rua São Benedito. Nosso objetivo é garantir a tranquilidade da população, que detém o direito do sossego, especialmente à noite. Também temos por obrigação fazer valer o que está previsto em lei, fiscalizando e combatendo crimes de competência da Dema. Caso os donos dos estabelecimentos não se regularizem, eles irão responder judicialmente por crime ambiental. Também vamos aguardar os responsáveis pela quadra da escola de samba, a fim de verificarmos se a documentação do local está em dia”, explicou Samir Freire.

Conforme a perita criminal Laura Bernardes, todas as pessoas notificadas ao longo da ação policial deverão comparecer ao prédio da Dema na segunda-feira, dia 17, onde deverão apresentar a documentação exigida durante a vistoria. Segundo a servidora, em todos os casos foram identificadas situações de poluição sonora e perturbação do sossego, em função do volume abusivo das caixas de som encontradas.

Operação “Páscoa”

Policiais civis lotados no Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Dema, Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Delegacia Geral, 7º, 9º, 14º, 20º, 22º e 25º DIPs participaram da operação realizada neste sábado, dia 15, na zona Sul da capital.

Durante os trabalhos, percorreram as principais vias dos bairros Santa Luzia, São Lázaro e Morro da Liberdade. Também estiveram no Centro da cidade para averiguar a veracidade de uma denúncia de tentativa de homicídio, que não foi confirmada no local. O delegado titular do 7º DIP, André Sena, enfatizou que a ação teve por objetivo inibir a criminalidade naquela região da capital, em atendimento a pedido por moradores e líderes comunitários da zona Sul, logo após reunião ocorrida na última quarta-feira, dia 12, com representantes do Sistema de Segurança Pública do Estado.

Encontro

Na noite da última quarta-feira, dia 12, a Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado-geral da instituição, Frederico Mendes; delegado-geral adjunto, Ivo Martins; e delegado Geraldo Eloi, diretor do DPM, participou na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, na Alameda São Pedro, bairro Morro da Liberdade, de reunião com moradores e lideranças comunitárias dos bairros Morro da Liberdade, Santa Luzia, Betânia, São Lázaro, Colônia Oliveira Machado e Crespo, onde foram tratados assuntos relacionados à Segurança Pública na zona Sul da capital.

O encontro, proposto pelo deputado estadual David Almeida (PSD), contou, ainda, com as presenças do secretário da SSP-AM, Sérgio Fontes; e comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel David Brandão.

Logo após a reunião foi deflagrada a operação “Páscoa”, em conjunto com todos os órgãos que integram a SSP-AM. “A partir dessa reunião daremos início aos trabalhos ostensivos em toda a capital. As polícias irão permanecer nas ruas durante todo o feriado prolongado, a fim de garantir maior tranquilidade a toda população”, declarou, na ocasião, Frederico Mendes.

Veja também

Cabo Maciel cobra governo sobre pagamento da data-base da PM O deputado Cabo Maciel disse que a tropa quer saber se o governador pagará em cota única a data-base de 2018. Foto: Divulgação O deputado estadual Cabo Maciel (PR) cobrou do Governo do Estado o pagamento da data-base dos policiais militares que está atrasado há quatro an...
Bairro Aparecida recebe projeto ‘Brincando de Rua’ neste sábado O projeto 'Brincando de rua' estará no bairro de Aparecida neste sábado. Foto: Divulgação Os moradores do bairro Aparecida vão reviver neste final de semana atividades e brincadeiras de rua. A programação do projeto "Brincando de rua", de iniciativa da Prefeitura de Manaus...
Afonso Lobo, Evandro Melo e Pedro Elias terão que pagar fiança para sair da cadeia, diz TRF1 Os ex-secretários de Estado presos na operação "Custo Político" Evandro Melo, Afonso Lobo e Pedro Elias devem sair da cadeia na manhã desta quarta-feira (24).  A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região,  em sessão realizada nesta terça-feira (24), deferi...
Prefeitura intensifica mutirões de tapa-buracos na cidade O mutirão de tapa-buracos da Prefeitura de Manaus chega nesta semana a mais dois novos bairros. Desta vez, os bairros São José, na Zona Leste, e conjunto Shangrilá, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, começaram a receber os serviços de recuperação da malha viária, manut...
CGL/AM lança editais de licitação para regularização fundiária em conjuntos habitacionais de Manaus... Foto: Divulgação A Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL/AM) vai publicar, nesta quarta-feira (25), dois editais de licitação que visam contratar empresas que atuarão na regularização fundiária para entrega futura de títulos definitivos de imóveis situados...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook