Campanha de Vacinação contra a Gripe começa dia 24 em Manaus

A meta deste ano é imunizar 366 mil pessoas na capital, entre as quais estão os idosos. Foto: Arquivo

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) terá início na próxima segunda-feira (24/04) na capital. O Ministério da Saúde concluiu o envio das doses para Manaus e as unidades de saúde estão sendo abastecidas para o início da imunização. A campanha deve seguir até o dia 26 de maio, com uma grande mobilização nacional programada para o dia 13 de maio, escolhido como o Dia D de vacinação.

A meta deste ano é imunizar 366 mil pessoas na capital, entre idosos, crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias depois do parto), indígenas e portadores de comorbidades (com mais de uma doença).

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a campanha deve atingir, no mínimo, 90% do público alvo. “Esta é a meta, mas estamos disponibilizando 410.000 doses de vacina, para que todos possam ser imunizados. Manaus tem atingido todas as metas de vacinação, ficando a maioria das vezes em primeiro lugar no País. É determinação do prefeito Arthur Neto que possamos proteger a população de doenças com as vacinas”, disse.

A vacina estará disponível nas 182 Unidades de Saúde com sala de vacina durante o período da campanha. Já no Dia D, dia 13 de maio, serão disponibilizados 959 postos de vacinação no município, com um total de 4.500 pessoas trabalhando para atingir o objetivo da campanha. Segundo secretário, neste ano, houve mudanças em relação ao público alvo e à faixa etária de alguns grupos.

Serão vacinados trabalhadores da saúde; indígenas (aldeados e assistidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena); crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Além desses, também passaram a integrar o grupo prioritário os professores das escolas públicas e privadas.

Homero de Miranda Leão destaca que a vacinação é importante porque a influenza, doença respiratória infecciosa de origem viral, é considerada um problema de saúde pública no Brasil. “Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral, como as crianças, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas”. Ainda conforme Homero, a cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas. “Por isso as vacinas são reformuladas a cada ano e as campanhas são periódicas”, diz.

O secretário lembra, ainda, que a transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). “A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação, por isso convocamos a população à aderir à campanha, procurando uma unidade de saúde ou participando do Dia D”, reforçou.

A vacina contra influenza é trivalente, constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contêm vírus vivos e não causa a doença. As doses são contraindicadas somente para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores. No entanto, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar o laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber o imunobiológico.

Para as pessoas que fazem parte do público alvo e estão impossibilitadas de locomoção (acamadas) a Semsa fará a vacinação em domicílio, a partir de um agendamento, que deverá ser feito pelo número 0800-280-8280. O período para o agendamento vai de 17 de abril a 19 de maio e a aplicação da vacina será feita entre 15 a 26 de maio.

Veja também

Primeira feira de alimentos 100% orgânicos será inaugurada nesta quinta-feira em Manaus Na próxima quinta-feira, 28, Manaus vai ganhar mais uma feira regional, desta vez, em uma iniciativa inédita, os produtores vão oferecer exclusivamente produtos orgânicos. A feira vai acontecer quinzenalmente dentro do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária ...
Mais quatro igarapés da cidade recebem serviços de retirada de lixos Este ano, a limpeza de igarapés já retirou lixo de uma extensão maior que 200 km de rios, com mais de 3,5 mil toneladas recolhidas. Foto: DivulgaçãoA Prefeitura de Manaus realiza nesta segunda-feira, 25/9, limpeza em quatro importantes igarapés da cidade. A ação, coorde...
Semana do Turismo da UEA vai até dia 30 com palestras, oficinas e minicursos A programação da Semana do Turismo 2017, iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), inicia nesta segunda-feira (25) e segue até o dia 30 de setembro com palestras, painéis, rodas de...
Segunda edição da caminhada noturna na floresta será neste sábado, no Museu da Amazônia   A caminhada noturna começa às 17h com a contemplação do pôr do sol do alto da torre de observação. Foto: DivulgaçãoDepois do sucesso do lançamento, o Museu da Amazônia promove pela segunda vez o percurso noturno nas trilhas da floresta. A programação é uma experiência s...
Manauara Shopping cria vagas de estacionamento exclusivas para gestantes O Manauara Shopping, um empreendimento Sonae Sierra Brasil, investiu para aumentar o conforto das grávidas que frequentam o centro de compras e criou 31 vagas de carros exclusivas para este público.  São 16 vagas no estacionamento vermelho e 15 no estacionamento azul. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook