Pedreiro é preso acusado de estuprar e transmitir HIV à sobrinha de 11 anos. Vítima perdoa tio em carta

Segundo a delegada Juliana Tuma, o acusado sabia que portava o vírus HIV. Foto: Lana Honorato/PC-AM/Divulgação

Por Gabriel Machado

Um ajudante de pedreiro de 37 anos foi preso suspeito de ter estuprado e transmitido HIV à sobrinha de 11 anos, em Manaus. A vítima se encontra internada em estado grave. De acordo com laudo do Instituto Médico Legal (IML), o abuso sexual teria ocorrido diversas vezes. O infrator foi detido na terça-feira (18/04) e encaminhado ao Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM). As informações são da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

De acordo com a delegada Juliana Tuma, a denúncia contra o homem aconteceu após a internação da criança na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). A equipe da Depca recebeu uma notificação compulsória da unidade hospitalar a respeito de um possível estupro e passou a investigar o caso.

No hospital os pais da criança foram submetidos ao exame de Aids. Entretanto, os resultados não deram reagente para a doença. “Foi quando descartamos a possibilidade de ser uma situação congênita. A criança também não nasceu com essa síndrome, sendo adquirida, possivelmente, por meio de abuso sexual, posteriormente atestado pelo IML”, informou a delegada.

A vítima recebeu visita de uma perita do IML e passou por um exame de corpo e delito. O procedimento teria atestado abuso sexual crônico. Após uma avaliação psicológica, foi descoberto ainda que o estupro aconteceu em mais de uma oportunidade.

A partir da constatação do abuso, uma equipe multidisciplinar da Depca realizou acompanhamento psicossocial com a criança. Durante esse trabalho, a vítima pediu pra fazer uma carta para o autor do delito dizendo que o perdoava.

“A criança não soube mencionar quando os abusos começaram. A equipe multidisciplinar acompanhou a vítima por algumas vezes para estabelecer uma relação de confiança. Então, em determinado momento, ela disse que queria escrever uma carta. Depois de chorar muito, ela escreveu que perdoava o tio por ele ter feito aquilo com ela, inclusive por ele ter pedido para ela não gritar”, disse Juliana Tuma.

A criança segue internada em estado grave. Ela apresenta um caso severo de tuberculose, adquirida em decorrência da Aids. Durante a apresentação do suspeito nesta quarta-feira (19), a Depca afirmou que o acusado sabia que portava a doença.

O homem será indiciado por estupro de vulnerável. Ao término dos procedimentos cabíveis ele será conduzido ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde permanecerá à disposição da Justiça.

 

Veja também

Ipem-AM conquista a quarta Recertificação da ISO 9001:2008 O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, disse que a recertificação é mais uma conquista de toda a equipe. Foto: DivulgaçãoO Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão estadual e delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualida...
Seis são presos por aplicar golpes de compra de veículos com documentos falsos que somam mais de R$ ... As prisões aconteceram na tarde de sexta-feira, dia 22, por volta das 13h, no bairro Praça 14 de Janeiro. Foto: Robson Adriano/PC-AM.Seis pessoas foram presas em flagrante, na sexta-feira (22/09), acusadas de aplicar golpes de compra de veículos com documentos falsos em...
Olimpíada da Terceira Idade começa e terá uma semana de atividades para 2,8 mil idosos O acendimento da pira olímpica marcou o início das competições. Fotos: Mauro Smith/Semcom.Com a pira olímpica acesa, a 19a edição da Olimpíada da Terceira Idade teve início nesta sexta-feira, 22/9, no Parque Municipal do Idoso, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul....
Governador David Almeida acompanha obras viárias e entrega veículo para Apae em Tabatinga Tabatinga foi o sétimo município visitado pelo governador David Almeida, nesta semana. Foto: Dhyeizo Lemos/Secom.Em viagem ao município de Tabatinga (1.105 quilômetros de Manaus), na última sexta-feira (22), o governador David Almeida destacou o investimento de cerca de...
Política tributária: Guia da Seplancti orienta investidores na ZFM Os investidores podem contar agora com uma valiosa ferramenta para orientar futuros empreendimentos no Amazonas: o Guia do Investidor na Zona Franca de Manaus, em Português, Inglês e Espanhol. Elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook