Comunidades indígenas recebem ações de saúde

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira (20/04), na Comunidade Três Unidos, no Rio Cuieiras, várias atividades de saúde em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril). A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendeu aproximadamente 200 moradores das comunidades Três Unidos, Terra Preta e Boa Esperança.

A data comemorativa foi um motivo extra para intensificar as ações de saúde na zona rural da capital, onde estão aldeados indígenas que já recebem os serviços rotineiros de prevenção à doenças e assistência à saúde da Prefeitura de Manaus.

“Nossas equipes estão sempre desenvolvendo ações de combate e prevenção às doenças que afetam as populações das áreas rurais da capital, incluindo os indígenas. Aproveitamos a data para intensificar as ações de rotina, uma determinação do prefeito Artur Neto de levar saúde pública de qualidade a todos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

As ações envolvem as áreas técnicas do Programa Saúde na Escola (PSE), Rede Cegonha, Coordenação Técnica das Ações de Saúde Nutricional, Coordenação Municipal de DST/AIDS, Gerência de Saúde Bucal e Educação em Saúde e Doenças Crônicas.

As comunidades receberam orientação sobre o Programa Bolsa Família e o Programa Leite do Meu Filho, exposição sobre alimentação e nutrição, informações sobre o rastreio da Tuberculose, exames de pele, roda de conversa com crianças indígenas sobre saúde bucal e escovação supervisionada.

Além das ações diretamente ligadas à saúde indígena foi apresentada a mostra “Saúde e educação na valorização da cultura indígena”, com a exposição de trabalhos organizados por alunos e professores da comunidade.

“A saúde representa uma das principais bases da cidadania indígena, pois sem saúde não se vivenciam os demais direitos. Um evento como esse ressalta a preocupação com a saúde dos indígenas que precisam de ações para o seu bem-estar e de sua família”, disse o cacique Waldemir Kambeba.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais, Wanja Leal, além da ação na comunidade indígena, as unidades de saúde dos quatro Distrito de Saúde da capital promoveram suas próprias atividades. “Nós temos como princípios o acolhimento humanizado, a orientação e promoção do acesso das famílias indígenas à unidade de saúde”.

 

Veja também

Terceirizado, desesperado, salário atrasado, o nome do escravo ‘moderno’ no Amazonas. Co... Terceirizados do João Lúcio protestam pedindo pagamentoTerceirizado, trabalhador das empresas que prestam serviço público no Amazonas, é o nome da vítima do maior escândalo da atualidade. O maior e mais visível da história estadual. Vão receber, dia 22 de dezembro, os s...
Entenda a saída de Bosco Saraiva do PSDB e como fica a aliança de Arthur com Amazonino A saída de Bosco Saraiva do ninho tucano mexe nas relações do prefeito Arthur com o governador AmazoninoO vice-governador e secretário estadual de Segurança, Bosco Saraiva, acaba de deixar o PSDB, do prefeito Arthur Virgílio. Foi para o Solidariedade (SDD), do líder da ...
Governador Amazonino Mendes e embaixador peruano discutem parcerias comerciais O governador Amazonino Mendes e o embaixador do Peru, Vicente Rojas Escalante, em reunião na sede do Governo. Foto: Clovis Miranda/Secom.Uma parceria comercial entre o Estado do Amazonas e o Peru, por meio de uma logística fluvial, foi a pauta do encontro entre o govern...
Governo do Amazonas promete pagar salário de outubro dos terceirizados da saúde até 22 de dezembro... Secretário da Susam, Francisco Deodato, fez reunião com as empresas e anunciou o calendário de pagamento. Foto: ArquivoO Governo do Amazonas vai priorizar o pagamento das empresas de recursos humanos que prestam serviços para a Saúde. O anúncio foi feito na tard...
Veículos abandonados são retirados de quatro bairros da zona Norte de Manaus Os veículos foram retirados dos bairros Colônia  Santo Antônio, Cidade Nova, Manoa e Parque das Nações. Foto: Marinho Ramos/Semcom Uma operação de trânsito realizada em vias da zona Norte, na manhã desta quarta-feira (22/11), removeu cinco sucatas de veículos abandonados n...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *