Tropa de 400 PMs embarca de Manaus para atuar na Operação Parintins 2017

Embarque de tropa de PMs para Parintins, com 400 homens, que desembarcam na Ilha na manhã desta terça-feira. Fotos: Bruno Zanardo/ Secom

Quatrocentos homens da Polícia Militar embarcaram para o município de Parintins nesta segunda-feira (26), para atuar na Operação Parintins 2017. A ação faz parte do Plano Integrado de Segurança, que prevê ações antes, durante e depois do 52º Festival Folclórico da cidade.

Neste ano, 150 mil turistas são esperados para o evento. Os policiais que embarcaram hoje irão somar com o efetivo da cidade, que possui mais de 100 PMs. Também já foram enviados ao município um total de 75 veículos, sendo 55 viaturas e 20 motos. Mais de 1 mil pessoas participam da operação entre policiais civis e militares, e servidores das secretarias de Saúde, Educação e Detran-AM, entre outros.

O governador David Almeida disponibilizou R$ 2 milhões para a operação e determinou empenho e eficácia nas ações de proteção e segurança para dar tranquilidade aos visitantes, população em geral e também para a proteção ao meio ambiente.

Órgãos integrados

Participam da Operação Parintins 2017, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM),  Comando de Policiamento do Interior (CPI,), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento ambiental (CPAmb) e Batalhão de Trânsito (BPTRAN).

“Chegamos antes e saímos depois. Este é o lema da segurança completa. O festival é um evento de alta complexidade com repercussões nacionais e internacionais”, avaliou o comandante geral da PM, coronel David Brandão. Ele explicou que o efetivo irá realizar policiamento ostensivo nas ruas, balneários, portos, aeroporto, dentro e nas imediações do Bumbodrómo até o dia 6 de julho, apesar do evento encerrar no dia 3.

O comandante da Operação Parintins 2017 pela PM, o coronel Franclides Ribeiro, revelou que a maior ocorrência de crimes durante o festival é de roubos/furtos. Na chegada do efetivo militar ao município na manhã desta terça-feira (27), será deflagrada a operação “Boas Vindas”, quando a equipe da PM se unirá aos demais integrantes dos órgãos que participam do Plano Integrado de Segurança para traçar ações conjuntas no comércio, hotéis, restaurantes e balneários, entre outros pontos da cidade.

Parceria com a Marinha

A PM do Amazonas, que possui um efetivo acima de 9 mil soldados, sendo 20% composto de mulheres, também vai trabalhar em conjunto com a Marinha na fiscalização e segurança de embarcações e passageiros. O combate ao tráfico também será uma das ações em Parintins com o uso de dois cachorros especialistas em faro de narcóticos, da Companhia Canina.

Sete delegados e 45 policiais civis irão integrar as forças de Segurança Pública para garantir a tranquilidade do 52º Festival Folclórico de Parintins. No município serão realizadas abordagens de pessoas e veículos, além de ações policiais específicas de reforço ao atendimento ao público no DIP da cidade e a segurança de autoridades convidadas para o evento.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros irá reforçar as ações em Parintins com trabalhos de prevenção, combate e vistorias. Serão empregados 115 bombeiros militares e agentes da Defesa Civil, com atuação em salvamento em altura, prevenção em balneários, no deslocamento de alegorias, nas arquibancadas do Bumbódromo, combate a incêndio e outros.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) atuará com ações educativas, administrativas e de fiscalização. A programação de atividades prevê reuniões com moto-taxistas, taxistas e tricileiros, provas de direção e legislação, além de fiscalização e orientação de trânsito. O órgão também trabalhará com barreiras de fiscalização nos acessos aos balneários com intuito de zelar pela segurança de motoristas e pedestres que estarão na ilha.

Veja também

SSP-AM deflagra Operação Jejuardes, evita arrastão e tem 2 presos nas primeiras horas Secretário e vice-governador Bosco Saraiva acompanhou início da operação que segue por todo o período da Quaresma na capital. Foto: Divulgação SSP-AMDuas pessoas foram presas em flagrante na noite desta quinta-feira (22) durante o início da Operação Jejuardes, da Secret...
Mulher esfaqueia idoso que se negou a dar dinheiro a ela perto do mercado Adopho Lisboa Uma mulher, até o momento não identificada, foi presa acusada de ter esfaqueado, na manhã desta quarta-feira (21), um senhor identificado como Velmar da Silva de Oliveira, 62. O crime aconteceu nas proximidades do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, na rua Lourenço da Silva Br...
PMs apreendem 16 kg de droga escondidos em garrafas PET em Tabatinga Cerca de 16 kg de entorpecentes estavam escondidos em garrafas PET debaixo do motor da embarcação. Foto: DivulgaçãoCerca de 16 quilos de entorpecentes foram apreendidos nesta terça-feira (13), em Tabatinga (distante 1.107 quilômetros de Manaus), por policiais militares ...
David Assayag completa 50 anos e considera toada de boi bumbá ‘madura para explodir’ David Assayag completa 50 anos e está no estúdio, gravando o CD do Caprichoso 2018. Na foto, Alysson Low (esquerda, dono do Studio ABM, local da gravação), maestro Labamba, colunista Sinny Lopes, David Assayag, Babá Tupinambá (presidente do Caprichoso), Neil Armstrong (maes...
Juiz determina que Estado aumente efetivo de PMs em Maués sob pena de multa Determinação da justiça deve ser cumprida gradativamente no prazo máximo de 90 dias, sob pena de multa diária. Foto: DivulgaçãoO juiz titular da 2ª Vara da Comarca de Maués, Jean Carlos Pimentel dos Santos, determinou que o Governo do Estado aumente o efetivo de policia...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook