‘O administrador’ é o preditor de voto do 2º Turno da eleição suplementar para governador

Amazonino e Braga terão que convencer o eleitor de que são capazes de tocar as obras necessárias para manter o Estado em funcionamento e buscar o ritmo de crescimento

Com Amazonino Mendes, três vezes prefeito (83-85, 93-94, 2009-2012), três vezes governador (87-90, 95-98, 99-2002), versus Eduardo Braga, uma vez prefeito (94-96) e duas vezes governador (2003-2006, 2007-2010), o panavueiro do 2º Turno da eleição suplementar traz de volta o mesmo preditor de voto que ajudou a eleger Arthur Virgílio, no confronto com Marcelo Ramos, ano passado: o administrador. A população vai buscar, nos dois candidatos, os atributos necessários para conduzir o Estado e encontrar saídas para os problemas deixados na desastrosa gestão José Melo e que David Almeida não teve tempo para corrigir.

Grupo

Amazonino vai tentar repetir a tese de que é o mais preparado para “arrumar a casa”, mas terá que convencer o eleitor de que não governará com o mesmo grupo político que o fez ficar sem condições de disputar a reeleição na Prefeitura, em 2012, e tampouco administrará de pijama, do Tarumã.

 

Histórico

Só para recordar: este portal antecipou o preditor de voto da eleição de 2016, afirmando que o eleitor iria confrontar os perfis dos dois candidatos do 2º Turno, Arthur Virgílio e Marcelo Ramos, ficando com aquele que lhe parecesse mais capaz de conduzir Manaus em meio à crise. Ficou muito clara, ao longo da campanha, a vantagem de Arthur nesse item. E isso decidiu a eleição. No 1º Turno desta eleição, o preditor foi o “afago”, a capacidade de se mostrar presente no dia-a-dia das pessoas, um candidato “paternal”, que foi encarnado por Amazonino Mendes, o líder daquela etapa. Agora, no confronto Amazonino x Braga, a população olhará os dois em retrospectiva e em perspectiva, para trás e para a frente, em busca daquele capaz de gerir o Estado em meio ao caos em que se encontra e tirar dali esperança e tranquilidade para trilhar o desenvolvimento.

 

Vantagem

Amazonino (577.397 mil votos) larga com vantagem na corrida do 2º Turno. Braga (377.680) corre atrás dos votos dos que ficaram no 1º Turno (598.294) e mais os 849.528 que se abstiveram, anularam ou deixaram em branco os votos. Detalhe é que os dois vencedores somaram 955.077 e os demais 1.447.822. Ou seja, o clima de já ganhou que toma conta do comitê de Amazonino não tem tanta razão de ser ainda.

 

Abstenção

Somados os brancos, nulos e os faltosos no domingo (06/08) o porcentual de abstenção foi de… pouco mais de 40%. Agora leia a opinião do portal, publicada no dia 5/8, falando da possibilidade de abstenção de 40%. Como se chegou a esse número? Só quem vive de feeling é Morris Albert, o cantor da música com esse título. Foi reportagem mesmo, com ligação para diversos juízes do interior, leitura de pesquisas e muita atenção ao processo. Convencer esse grupo a escolher um dos dois no 2º Turno – e não crescer ainda mais –é o desafio dos contendores.

 

Arthur

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, aparece como vencedor, após o 1º Turno. Seu candidato, Amazonino Mendes, foi o único que superou o azarão José Ricardo. De mangas arregaçadas, participando de caminhadas e buscando o envolvimento do secretariado no apoio, Arthur parece decidido a repetir o sucesso que obteve com José Melo, quando o apoiou para governador.

 

Braga e Marcelo

Eduardo Braga mergulhou no interior, no 1º Turno, visitando 55 Municípios. Deixou a capital para o vice dele, Marcelo Ramos, confiante no recall deste da eleição do ano passado, quando chegou ao 2º Turno contra Arthur Virgílio. Não funcionou e a chapa terminou em terceiro lugar, atrás de Amazonino e José Ricardo. Braga agora deve ajudar o vice e se manter mais presente também na capital.

 

David Almeida

O governador David Almeida declarou neutralidade no 2º Turno. Mas todos os seus apoiadores, que estiveram com Rebecca Garcia no 1º Turno, já embarcaram na campanha de Braga. E ele próprio, durante entrevista coletiva, bateu tanto em Amazonino e no mote de campanha dele, o “vamos arrumar a casa”, que o apoio se tornou, praticamente, mera formalidade.

 

O cara da Kombi

José Ricardo vai receber pressão, nos próximos dias, para apoiar diretamente Eduardo Braga. A cúpula nacional do partido, especialmente o ex-presidente Lula, já recebeu pressão da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) para que ele peça votos para Braga. O ex-deputado federal Francisco Praciano (PT) fez até um apelo para que Zé Ricardo não se deixe levar pelo canto da sereia porque esse erro ele cometeu no passado.

 

Rebecca Garcia

A ex-superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, fica fora da disputa do 2º Turno, sem apoiar ninguém, mas já anunciou a disposição de disputar cargo majoritário ano que vem. Haverá quatro vagas: presidente da República, governador e duas de senador. Tudo indica que disputará o Senado.

Veja também

Rebecca denuncia “bombardeio” de mentiras e diz que pode disputar cargo majoritário em 2... Terceira colocada no 1º turno das eleições suplementares para Governo do Amazonas, a economista Rebecca Garcia (PP) não descarta uma candidatura para cargo majoritário no próximo ano. Ela disse que ficou satisfeita com o resultado das urnas e denunciou que sofreu um "bom...
Coligações discordam do horário eleitoral gratuito para o segundo turno. TRE-AM deve decidir Sinderpam e coligação de Amazonino concordam na redução de tempo e dias de inserção. Advogados de Braga querem que seja cumprido o que determina a legislação eleitoral, para não haver prejuízo ao eleitor e ao processo. Foto: ReproduçãoAs coligações “União pelo Amazonas”...
TRE-AM proclama hoje resultado do primeiro turno da eleição em sessão do pleno Reunião do pleno do TRE-AM desta terça-feira vai proclamar o resultado do primeiro turno da eleição suplementar para governador do Amazonas, em sessão presidida pelo desembargador Yedo Simões. Foto: Raphael Alves/ TJAMA reunião do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (T...
Votos de José Ricardo tiraram Rebecca do 2º turno da eleição e jogaram o PT no colo de Eduardo Braga... O cara da kombi atrapalhou a chegada de Rebecca ao 2º TurnoA votação do petista José Ricardo, que lhe deu o quarto lugar no 1º Turno da eleição suplementar para o Governo do Amazonas, dividiu a preferência de quem buscava o "novo" entre o deputado estadual e a ex-superi...
Após anunciar novos apoios, Braga diz que vai conversar com o governador David Almeida Os deputados Ricardo Nicolau (PSD), Francisco Souza (PTN), Platiny Soares (DEM) e Sabá Reis (PR) são os novos apoiadores do candidato Eduardo Braga (PMDB), no 2º turno das eleições suplementares para o Governo do Amazonas. As alianças foram anunciadas na tarde desta segu...

Um comentário para “‘O administrador’ é o preditor de voto do 2º Turno da eleição suplementar para governador

  1. Felix disse:

    Amazonino prefeito fez uma obra extremamente importante e de incrivel utilidade, expulsou dezenas de famílias que geravam centenas de empregos na bola do mindu e mandou construir ali uma obra em sua homenagem, qual o nome?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *