Obras de revitalização do Distrito terão monitoramento em tempo real

Novidade do monitoramento foi apresentada ao prefeito em exercício Marcos Rotta e técnicos da Seminf e da Suframa. Foto: Alex Pazzuelo/ Semcom

Monitoramento em tempo real, com a possibilidade de minimizar possíveis problemas e o desperdício dos recursos públicos. Essas são as principais vantagens do sistema de georreferenciamento que será implantado para as obras de revitalização do Distrito Industrial 1 e 2.

A novidade foi apresentada ao prefeito em exercício Marcos Rotta e demais técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), nesta sexta-feira (11), na sede da autarquia.

Segundo Rotta, toda a elaboração do projeto executivo para as obras do Distrito está pautada na transparência, seja entre as diversas instituições participantes da ação, seja para a sociedade.

“Estamos fazendo tudo da maneira mais correta possível, tendo em vista o grande clamor social por esse serviço. São muitos os entraves burocráticos, mas precisamos agir dentro da legalidade, garantindo que tudo será realizado conforme o planejado e evitando problemas futuros”, destacou.

O sistema de georreferenciamento será o mesmo já utilizado por diversas secretarias municipais no monitoramento inteligente de suas ações, como explicou o consultor em geotecnologia da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), George Serra.

“A prefeitura já possui 14 pastas integradas no ambiente que chamamos de geocolaboração e qualquer dado espacial produzido por uma secretaria é compartilhado com os demais usuários do Município, como também do Estado e órgãos do Governo Federal”, detalhou.

Ainda segundo o consultor, essa medida oferece uma maior transparência das ações do poder público. “Todas as pessoas podem analisar tanto as informações geométricas como as informações cadastrais, acompanhando o desenvolvimento multitemporal de obras e outras realizações que estão acontecendo em Manaus”, garantiu George.

Monitoramento

A Suframa também trabalha na criação de um site que servirá como fonte de consulta e controle da população e dos órgãos de fiscalização. “A ideia é que qualquer pessoa interessada possa fazer o acompanhamento desse trabalho conjunto entre a prefeitura e a Suframa, desde essa fase do projeto até a execução da obra”, disse Vitor Lopes, coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, que cuida do projetos de infraestrutura.

Projeto executivo

A atual fase do projeto executivo, que norteará todas as ações de revitalização do Distrito 1 e 2, está concentrada no detalhamento dos problemas encontrados no pavimento e na tipologia de cada área a ser trabalhada. O projeto executivo está sendo elaborado pela empresa AGC Engenharia, vencedora da licitação.

“Estamos concentrados no problema mais grave que é a pavimentação, elencando as situações mais críticas e estabelecendo as etapas de trabalho, conforme tipologia dos problemas e uso do solo”, esclareceu o engenheiro Fernando Fortes.

Em outra fase, calçadas, sarjetas, meios-fios e canteiros centrais serão avaliados e contemplados na revitalização, devolvendo ao Distrito Industrial sua referência de cartão-postal e de pujante centro de desenvolvimento industrial.

Veja também

Motoristas do transporte especial fazem protesto e param o T1. Manaustrans libera faixa azul. Veja f... Desde as primeiras horas do dia, sindicato dos motoristas das empresas de transporte especial fazem protestos desde a avenida Autaz Mirim, chegando ao T1. Fotos: DivulgaçãoUm protesto praticamente fechou o Terminal 1, na avenida Constantino Nery, Centro, na manhã desta ...
Mais de 5 toneladas de lixo já foram retiradas de bueiros nos principais corredores viários Em quatro meses, equipes da Seminf já realizaram a retirada de mais de 5 toneladas de lixo dos bueiros dos principais corredores da cidade. O trabalho garante a correta vazão das águas pluviais, evitando alagamentos em dias de chuva. Foto: Alexandre Fonseca/ SeminfEm qu...
Manaus é a melhor capital em Responsabilidade Fiscal, segundo pesquisa nacional Manaus ganhou destaque nacional como uma das capitais brasileiras que melhor atendeu exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal em 2016. O estudo foi realizado pela Firjan, e colocou Manaus na primeira posição entre as capitais. Foto: Reprodução ImplurbManaus ganhou d...
Shows nacionais serão de frente para o rio no Passo a Paço, ocupando o Centro No domingo, 13, o Palco Música 1 recebe, a partir das 16h, Elisa Maia, Jander Manauara e Essence. No Palco Música 2, a “Marrom”, Alcione, encerrará a quarta edição do Passo a Paço. Fotos: DivulgaçãoÀs margens do rio Negro, Marcelo D2, Karol Conka e Alcione se apresentar...
Rotta visita comunidade Cuieiras, na BR-174, e garante melhoria de infraestrutura na área Prefeito em exercício Marcos Rotta esteve hoje na comunidade Cuieiras, no KM 15 da BR-174, onde prefeitura fará melhorias na UBS e na unidade educacional que atendem 300 famílias. Fotos: Alex Pazuello/ SemcomCom o compromisso de levar os serviços da prefeitura para todo...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook