Obras de revitalização do Distrito terão monitoramento em tempo real

Novidade do monitoramento foi apresentada ao prefeito em exercício Marcos Rotta e técnicos da Seminf e da Suframa. Foto: Alex Pazzuelo/ Semcom

Monitoramento em tempo real, com a possibilidade de minimizar possíveis problemas e o desperdício dos recursos públicos. Essas são as principais vantagens do sistema de georreferenciamento que será implantado para as obras de revitalização do Distrito Industrial 1 e 2.

A novidade foi apresentada ao prefeito em exercício Marcos Rotta e demais técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), nesta sexta-feira (11), na sede da autarquia.

Segundo Rotta, toda a elaboração do projeto executivo para as obras do Distrito está pautada na transparência, seja entre as diversas instituições participantes da ação, seja para a sociedade.

“Estamos fazendo tudo da maneira mais correta possível, tendo em vista o grande clamor social por esse serviço. São muitos os entraves burocráticos, mas precisamos agir dentro da legalidade, garantindo que tudo será realizado conforme o planejado e evitando problemas futuros”, destacou.

O sistema de georreferenciamento será o mesmo já utilizado por diversas secretarias municipais no monitoramento inteligente de suas ações, como explicou o consultor em geotecnologia da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), George Serra.

“A prefeitura já possui 14 pastas integradas no ambiente que chamamos de geocolaboração e qualquer dado espacial produzido por uma secretaria é compartilhado com os demais usuários do Município, como também do Estado e órgãos do Governo Federal”, detalhou.

Ainda segundo o consultor, essa medida oferece uma maior transparência das ações do poder público. “Todas as pessoas podem analisar tanto as informações geométricas como as informações cadastrais, acompanhando o desenvolvimento multitemporal de obras e outras realizações que estão acontecendo em Manaus”, garantiu George.

Monitoramento

A Suframa também trabalha na criação de um site que servirá como fonte de consulta e controle da população e dos órgãos de fiscalização. “A ideia é que qualquer pessoa interessada possa fazer o acompanhamento desse trabalho conjunto entre a prefeitura e a Suframa, desde essa fase do projeto até a execução da obra”, disse Vitor Lopes, coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, que cuida do projetos de infraestrutura.

Projeto executivo

A atual fase do projeto executivo, que norteará todas as ações de revitalização do Distrito 1 e 2, está concentrada no detalhamento dos problemas encontrados no pavimento e na tipologia de cada área a ser trabalhada. O projeto executivo está sendo elaborado pela empresa AGC Engenharia, vencedora da licitação.

“Estamos concentrados no problema mais grave que é a pavimentação, elencando as situações mais críticas e estabelecendo as etapas de trabalho, conforme tipologia dos problemas e uso do solo”, esclareceu o engenheiro Fernando Fortes.

Em outra fase, calçadas, sarjetas, meios-fios e canteiros centrais serão avaliados e contemplados na revitalização, devolvendo ao Distrito Industrial sua referência de cartão-postal e de pujante centro de desenvolvimento industrial.

Veja também

Alça de retorno da Jacira Reis está liberada para trânsito de veículos Alça viária recebeu sinalizações horizontal e vertical, e conta ainda com defensas metálicas que garantem a manobra com segurança para o condutor e previnem a entrada de pessoas nesse trecho da via. Foto: Ricardo Oliveira/ SemcomA alça de retorno na Avenida Jacira Reis,...
Governo inicia revitalização de ramais em 17 municípios Agora chegou a vez dos ramais e vicinais. Por volta de 38, localizados ao longo de 17 municípios, começaram a ser revitalizados pelo Governo do Amazonas. Serão feitos serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação. O objetivo das obras é dar celeridade ao escoamento ...
Filme “Wara’ná” tem avant-première em meio à tribo amazônica no Tupé Filmado na área ribeirinha de Manaus, o curta“Wara'ná” teve sua pré-estréia ontem, para a comunidade indígena Tatuyo, na Reserva do Tupé. Fotos: Mário Oliveira/ SemcomFilmado na área ribeirinha de Manaus, o curta-metragem “Wara'ná” teve sua estreia neste domingo (22), e...
Concurso da Semed terá vagas para 400 professores com nível superior com salário de até R$ 2.157,45... Provas estão previstas para janeiro de 2018 e o edital deve ser lançado ainda em novembro para preenchimento de 400 vagas para professores com nível superior. Foto: Divulgação Com prova prevista para janeiro de 2018, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal...
Mais de 10 mil candidatos se inscrevem em menos de 24h no Bolsa Universidade Em apenas um dia, programa registrou mais de 10 mil inscritos para 16 mil vagas para quem deseja cursar o ensino superior. Inscrições seguem até 7 de novembro. Foto: Marinho Ramos/ Semcom Em um dia, o Programa Bolsa Universidade (PBU) da Prefeitura de Manaus registrou 10.1...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook