Obras de revitalização do Distrito terão monitoramento em tempo real

Novidade do monitoramento foi apresentada ao prefeito em exercício Marcos Rotta e técnicos da Seminf e da Suframa. Foto: Alex Pazzuelo/ Semcom

Monitoramento em tempo real, com a possibilidade de minimizar possíveis problemas e o desperdício dos recursos públicos. Essas são as principais vantagens do sistema de georreferenciamento que será implantado para as obras de revitalização do Distrito Industrial 1 e 2.

A novidade foi apresentada ao prefeito em exercício Marcos Rotta e demais técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), nesta sexta-feira (11), na sede da autarquia.

Segundo Rotta, toda a elaboração do projeto executivo para as obras do Distrito está pautada na transparência, seja entre as diversas instituições participantes da ação, seja para a sociedade.

“Estamos fazendo tudo da maneira mais correta possível, tendo em vista o grande clamor social por esse serviço. São muitos os entraves burocráticos, mas precisamos agir dentro da legalidade, garantindo que tudo será realizado conforme o planejado e evitando problemas futuros”, destacou.

O sistema de georreferenciamento será o mesmo já utilizado por diversas secretarias municipais no monitoramento inteligente de suas ações, como explicou o consultor em geotecnologia da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), George Serra.

“A prefeitura já possui 14 pastas integradas no ambiente que chamamos de geocolaboração e qualquer dado espacial produzido por uma secretaria é compartilhado com os demais usuários do Município, como também do Estado e órgãos do Governo Federal”, detalhou.

Ainda segundo o consultor, essa medida oferece uma maior transparência das ações do poder público. “Todas as pessoas podem analisar tanto as informações geométricas como as informações cadastrais, acompanhando o desenvolvimento multitemporal de obras e outras realizações que estão acontecendo em Manaus”, garantiu George.

Monitoramento

A Suframa também trabalha na criação de um site que servirá como fonte de consulta e controle da população e dos órgãos de fiscalização. “A ideia é que qualquer pessoa interessada possa fazer o acompanhamento desse trabalho conjunto entre a prefeitura e a Suframa, desde essa fase do projeto até a execução da obra”, disse Vitor Lopes, coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, que cuida do projetos de infraestrutura.

Projeto executivo

A atual fase do projeto executivo, que norteará todas as ações de revitalização do Distrito 1 e 2, está concentrada no detalhamento dos problemas encontrados no pavimento e na tipologia de cada área a ser trabalhada. O projeto executivo está sendo elaborado pela empresa AGC Engenharia, vencedora da licitação.

“Estamos concentrados no problema mais grave que é a pavimentação, elencando as situações mais críticas e estabelecendo as etapas de trabalho, conforme tipologia dos problemas e uso do solo”, esclareceu o engenheiro Fernando Fortes.

Em outra fase, calçadas, sarjetas, meios-fios e canteiros centrais serão avaliados e contemplados na revitalização, devolvendo ao Distrito Industrial sua referência de cartão-postal e de pujante centro de desenvolvimento industrial.

Veja também

Governo e Prefeitura divulgam política de descentralização do atendimento de HIV/Aids A campanha de divulgação da política de “Descentralização do Tratamento de HIV/Aids” foi anunciada nesta segunda-feira. Foto: Bruno Zanardo/SecomAs secretarias Estadual (Susam) e Municipal (Semsa) de Saúde, em conjunto com o Ministério da Saúde (MS), lançaram, nesta seg...
Prefeitura vai ajudar Musa a aumentar número de visitantes e se consolidar como atração turística... O prefeito em exercício, Marcos Rotta, no lago das vitórias régias, no MUSA. Foto: Alexandre Fonseca/Seminf.Acompanhado do secretariado municipal, o prefeito em exercício e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, visitou na manhã deste sábado, 20/...
Ameaça de greve cancelada. Paralisação do transporte público é descartada após reunião entre rodoviá... A greve está suspensa, segundo Sindicato dos Rodoviários, que buscam reajuste para a categoria. Foto: Alex Pazuello/ SemcomA ameaça de greve do transporte público, prevista para o início da próxima semana, foi descartada após reunião entre o prefeito em exercício, Marco...
MP-AM vai à Justiça pela renovação e manutenção dos ônibus de Manaus. Ação pede indenização por dano... Ação Civil pública busca garantir a regularização, manutenção e renovação da frota de ônibus que atende a cidade de Manaus, incluindo pedido de indenização por dano moral coletivo e veto a qualquer reajuste da tarifa em 2018. Foto: ArquivoA 81ª Promotoria de Justiça Esp...
Suframa apresenta funcionalidades do novo sistema de cadastro para empresas Mais de 100 representantes das entidades do setor produtivo e de indústrias do PIM receberam informações sobre o novo sistema de cadastro. Foto: Layanna Rios/SuframaAs funcionalidades e facilidades do novo sistema de cadastro Suframa foram apresentadas para mais de 100 ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook