Órgãos municipais terão operação especial e equipes de plantão no domingo

Equipes da Semulps estarão de plantão no dia da votação para atender principalmente locais com maior movimento de público, como feiras, mercados, Centro e Ponta Negra. Foto: Karla Vieira/ Semcom

Equipes da Prefeitura de Manaus estarão nas ruas, neste domingo (27), ajudando a manter a organização da cidade durante e após o segundo turno das Eleições Suplementares para governo do Estado. O trabalho de limpeza começa ainda pela manhã, com reforço após o pleito. Paralelamente, agentes de trânsito estarão nos principais pontos da cidade controlando o fluxo de veículos.

Segundo o planejamento preparado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a coleta domiciliar no domingo será em regime especial. Os serviços de jardinagem e o Departamento de Cemitérios terão equipes de plantão. Já os demais serviços (capinação, limpeza de igarapés, coleta seletiva, corte e poda) retornarão com os roteiros normais na segunda-feira (28).

No dia de votação, o serviço de varrição atende, durante o dia, as demandas de feiras, mercados, do Centro e complexo turístico da Ponta Negra. O subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças, explicou que demandas do pleito serão atendidas caso haja necessidade, durante o dia, mas a operação de limpeza terá início após o término da votação.

“Teremos plantão para cobrir eventuais problemas o dia inteiro. Mas esperamos um segundo turno tranquilo, assim como na primeira votação, em que quase não identificamos derrame de santinhos e outros materiais de campanha”, destacou.

Logo após o término da votação, a Semulsp coordenará a operação de limpeza com o intuito de deixar a cidade limpa já na madrugada de segunda-feira (28), seguindo o mesmo padrão da operação montada para o primeiro turno. Para esse trabalho, cerca de 100 funcionários serão mobilizados. Locais como os arredores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e alguns dos maiores colégios de votação recebem as equipes de limpeza primeiro.

Transporte público

O sistema de transporte coletivo será monitorado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que irá acompanhar o fluxo de passageiros ao longo do dia, principalmente nos horários de maior movimentação de eleitores na capital. Não haverá gratuidade no transporte.

O número de ônibus que circularão durante o segundo turno das eleições suplementares tomará como base a demanda de passageiros do 1º turno, quando 386 mil passagens foram registradas nas catracas, número equivalente a 55% da quantidade registrada em dias úteis comuns.

Ao todo, 60 funcionários da SMTU atuarão durante o pleito. Haverá o monitoramento eletrônico via GPS dos ônibus feito no Centro de Controle Operacional (CCO) da SMTU, além de fiscais de transporte nas garagens das empresas, terminais de integração e finais de linhas para acompanhar o cumprimento da frota e esclarecer dúvidas dos usuários.

O Serviço de Atendimento Comunitário (SAC) da SMTU, que faz atendimento pelos telefones 118, 3653-4289, 3654-7152 e WhatsApp 98802-3504, estará de plantão de 8h às 17h para receber denúncias, reclamações e sugestões da população.

Vias monitoradas

 O monitoramento do tráfego nas vias mais movimentadas da cidade será reforçado neste domingo, 27/8, com aproximadamente 300 agentes de trânsito a partir das 6h até às 23h. A ação faz parte do planejamento da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), para garantir segurança nas vias para condutores e pedestres no segundo turno das eleições suplementares.

Além do monitoramento, os agentes poderão atuar com fiscalização para coibir estacionamento irregular que provoque prejuízos à fluidez das vias.  Em todas as zonas eleitorais não haverá interdição de ruas nem alteração na circulação.

A presença dos agentes será intensificada nas áreas próximas aos maiores colégios eleitorais de Manaus. Os agentes também vão colaborar para a travessia de pedestres na frente dos locais de votação situados em corredores de tráfego.

No dia da eleição o Manaustrans atuará em parceria com outros órgãos envolvidos no planejamento da segurança da cidade. Para solicitar a presença de agentes de trânsito, o contato pode ser feito pelo telefone 0800 092 1188.

Veja também

Justiça Eleitoral condena Belarmino Lins a multa de R$ 100 mil por abuso de poder durante eleições 2... Para Justiça Eleitoral, deputado Belarmino Lins usou slogan da campanha de Braga, o "Tem jeito", durante sessão na ALEAM, transmitida pelo canal de rádio e TV do Legislativo, em conduta vedada e considerada como abuso de poder. Foto: ArquivoA Justiça Eleitoral acatou pe...
Procuradores reagem à acusação de ‘corpo mole’ no caso dos RDAs da Prefeitura feita pelo... Associação dos Procuradores Municipais de Manaus saiu em defesa do procurador-geral Marcos Cavalcanti (direita), alvo do defensor público Carlos Alberto Almeida Filho no TAG que vai dar em demissões de RDAsA Associação dos Procuradores da Procuradoria Geral do Município...
Campanha “348 motivos para amar Manaus” começa a ser veiculada para celebrar capital Declarações de amor por Manaus estão na campanha de aniversário da cidade, que começa a ser veiculada a partir de hoje para os 348 anos da capital. Foto: Márcio James/ SemcomDeclarações de amor por Manaus compõem a campanha de aniversário da cidade, preparada pela Prefe...
Obras no sistema viário do Distrito Industrial de Manaus competem à Prefeitura, decide Justiça Sentença sobre declaração de competência foi motivada por ação movida pela Suframa, num impasse que durava pelo menos uma década. Foto: ArquivoA Justiça Federal no Amazonas decidiu que o município de Manaus é o responsável pela gestão, fiscalização e manutenção do siste...
TCE-AM aprova Termo de Ajustamento para desligar RDAs da Prefeitura de Manaus No primeiro momento, medida afeta 751 servidores temporários e TAG deve ser assinado ainda nesta semana. Conselheiro-relator Érico Desterro acolheu sugestão da PGM de que os servidores acima dos 50 anos não fossem atingidos pelo TAG. Foto: Ana Cláudia Jatahy/ TCEPor mai...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook