Apenas 50% dos portadores de Alzheimer recebem o diagnóstico e têm acesso aos tratamentos

Na semana do Dia Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer, que é nesta quinta-feira (21), o médico neurologista da Unimed Manaus, José Francisco Queiroz, chama a atenção da população para a importância dos cuidados preventivos, ainda na juventude, e da detecção precoce da doença. Neste mês de setembro, várias ações de conscientização estão ocorrendo em todo o mundo. O tema da campanha, neste ano, é Lembre-se de mim”, uma referência ao fato de que menos de 50% dos portadores de Alzheimer recebem esse diagnóstico e têm acesso aos tratamentos disponíveis.

O Alzheimer faz parte de um grupo de doenças chamadas demências, que surgem, principalmente, a partir dos 60 anos. Devido o envelhecimento da população mundial, estima-se que, até 2050, 115,4 milhões de pessoas tenham Alzheimer. A doença atinge mais de 1 milhão de pessoas no Brasil.

O neurologista ressalta, entretanto, que os cuidados preventivos devem fazer parte da rotina das pessoas, independente da idade. “O Alzheimer é uma doença que atinge principalmente os idosos, mas a prevenção deve começar ainda na juventude”, declarou.

José Francisco explica que a prevenção contra a doença passa pela adoção de um estilo de vida saudável, com prática de exercício físico regular, alimentação balanceada, longe do tabagismo e sem excessos no consumo de bebidas alcoólicas.

De acordo com o médico, o Alzheimer é caracterizado pela perda progressiva da memória, da orientação de tempo e espaço e incapacidade de realizar tarefas simples do dia a dia.  “A pessoa começa a não lembrar, por exemplo, aonde guardou determinados objetos, como a chave do carro, ou mesmo esquecer nomes. Esses sintomas vão se agravando com o tempo”, frisou.

Ele diz que, apesar de o Alzheimer  causar o esquecimento, outras doenças, como deficiência de vitamina B12, hipotireoidismo e sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), podem também ter esse efeito. Por isso, é importante procurar um especialista para ter um diagnóstico preciso.

José Francisco ressalta que quanto antes a doença for diagnosticada, maiores as chances de retardar o agravamento dos sintomas. “O Alzheimer é uma doença que não tem cura, mas existem medicamentos para auxiliar os pacientes”, acrescentou.

O médico destaca que o apoio da família é primordial para que o paciente diagnosticado com Alzheimer tenha qualidade de vida. “Vai ter momentos em que a pessoa vai deixar de lembrar-se dos próprios familiares. É preciso ter paciência e compreender que isso é consequência da doença”.

Viver Bem

A Unimed Manaus tem trabalhado a prevenção das doenças e estimulado a adoção de hábitos saudáveis, por meio do programa Viver Bem, lançado este ano. Conforme a enfermeira e gerente do Viver Bem, Carla Virgínia, o programa é formado por equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais, disponíveis para atender os beneficiários que já possuem alguma doença crônica ou que desejam passar a adotar hábitos mais saudáveis. O atendimento aos pacientes é desenvolvido de forma individual e também com atividades em grupo.

Prevenção ao Alzheimer

– Exercício físico regular – ajuda a proteger contra a deterioração do tecido cerebral no hipocampo e em outras áreas críticas para a memória.

– Alimentação balanceada, rica em verduras e frutas e sem a ingestão de produtos industrializados.

– Cuidado com o sono – dormir pelo menos 8 horas por noite ajuda no funcionamento do cérebro, aumentando a capacidade para pensar e armazenar informação.

– Fazer atividades que estimulam o cérebro, como ler, brincar com jogos eletrônicos, jogo da memória e fazer palavras cruzadas.

– Reduzir o estresse do dia a dia (o estresse produz hormônios ruins para o cérebro) – tenha momentos de lazer com a família, faça atividades que proporcionem prazer.

 

Veja também

Usuário de drogas é esquartejado e partes do corpo são jogadas em rua, no AM Conforme a PM, Victor era usuário de drogas e também era envolvido em roubos na cidade. Foto: DivulgaçãoVictor da Silva Barbosa, de 21 anos, foi encontrado morto e esquartejado na madrugada desta sexta-feira (23), no bairro Cidade Nova, em Autazes, a 113 km de distância...
Dois jovens são presos após assaltarem escola no Educandos. Um deles usava farda da instituição Após a prisão, as vítimas compareceram a Delegacia-Geral da Polícia Civil, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste, para fazer o reconhecimento e depor sobre o caso. Foto: DivulgaçãoCleiton Leal de Alencar, de 20 anos, e Mateus Siqueira Gomes, de 21 anos, foram presos na noite ...
Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckmin e anuncia que distrito industrial ... Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckimin e diz que, segunda-feira, se estiver melhor, poderá atender. Os dois disputam a candidatura do PSDB a presidente da RepúblicaO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, voltou a criticar as prévias inter...
Colégios da PM liberam alunos mais cedo por falta de professores e Seduc anuncia mais 180 mestres pa... Colégios da PM liberam alunos mais cedo alegando que não podem mais suprir ausências de professores contratando temporários. Na foto, formatura de Ensino Médio do CMPM 3, no Campos Sales, uma das escolas mais destacadas do Estado.O aviso é claro: "Comunicamos aos senhor...
Maus tratos a idosos? Saiba como denunciar em Manaus Nos últimos anos, o Disque Idoso já recebeu 12.060 denúncias. Foto: Semcom/Divulgação São cada vez maiores os índices de maus tratos contra pessoas acima de 60 anos, seja por violência física, psicológica, patrimonial ou negligência. Segundo a Organização Mundial de Saúde ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook