Olimpíada da Terceira Idade começa e terá uma semana de atividades para 2,8 mil idosos

O acendimento da pira olímpica marcou o início das competições. Fotos: Mauro Smith/Semcom.

Com a pira olímpica acesa, a 19a edição da Olimpíada da Terceira Idade teve início nesta sexta-feira, 22/9, no Parque Municipal do Idoso, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Aproximadamente 500 pessoas participaram da cerimônia de abertura dos jogos promovidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e que acontecerão até a próxima sexta-feira, 29/9.

São 2,8 mil idosos inscritos, distribuídos em 32 grupos da Terceira Idade de Manaus e da Região Metropolitana. As disputas tiveram início neste sábado, 23/9, com jogos de dominó e bocha, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado, zona Leste, a partir das 8h. Este ano, o evento vai reunir grupos da terceira idade de cidades vizinhas, como Iranduba e Novo Airão.

“A Olimpíada é um evento que movimenta a cidade e traz os olhos para esse público tão especial que é o da Terceira Idade. Conforme orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, estamos olhando com carinho para os idosos e fortalecendo a interação deles com o esporte, buscando oferecer mais qualidade de vida. E o nosso maior exemplo disso é a dona Vicentina, do CEL Rouxinol, que aos 94 anos está bem ativa e fazendo bonito nas disputas de argola”, declarou o secretário da Semjel, João Luiz.

Animada enquanto dançava ao som de marchinhas de carnaval durante a cerimônia, Raimunda da Silva, 82, promete fazer bonito na Olimpíada e conquistar medalhas para o Centro de Esporte e Lazer (CEL) Armando Mendes. “Tenho 15 medalhas e vou buscar mais. Só quero se for de ouro”, disse aos risos.

Já Roseli Nogueira, 58, está participando de sua primeira Olimpíada e para ela o que conseguir será lucro. Ela buscará suas primeiras conquistas nas modalidades de argola e caminhada de 1.500 metros. “Já deu pra ver que a Olimpíada é uma grande festa e eu quero brincar no meio do povo. Não tenho nada a perder. Então vou brincar e me divertir”, disse a representante do CEL Cidade Nova.

Participaram ainda da cerimônia os subsecretários da Semjel, Elvys Damasceno e Luís Neto, a subsecretária da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Socorro Sampaio, além dos vereadores Fred Mota e Amauri Colares, entre outras autoridades.

Modalidades

Os idosos participarão de 24 modalidades adaptadas, entre elas, natação, bocha, dominó, chute a gol, voleibol, futpênalti, jogo de argolas, lançamento ao alvo, boliche, tênis de mesa, lance livre na cesta, taco no disco e atletismo. Para encerrar o evento, será realizado um concurso de dança, no último dia da competição, sexta-feira, 29.

As disputas acontecerão na Fundação Vila Olímpica, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste; no Clube do Trabalhador do Sesi, Coroado, zona Leste; e no Parque Municipal do Idoso, no bairro de Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Veja também

Orquestra Barroca apresenta miniópera ‘Les Plaisirs de Versailles’, com entrada franca, no Palácio R... A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) encerra suas atividades no ano de 2017 com a apresentação da miniópera “Les Plaisirs de Versailles” neste sábado (16/12), às 18h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro. A apresentação tem entrada gratuita e conta com o apoio ...
Reunião do CAS em Rondônia avalia mais de US$ 330 milhões em investimentos   A Suframa tem superintendente interino desde outubro de 2014O Conselho de Administração da Suframa (CAS) realiza nesta quinta-feira (14), às 10h, no auditório da Governadoria, no 9º andar do Edifício Pacaás, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho (RO), a sua 281ª Reuniã...
Evandro Melo, Pedro Elias, Wilson Alecrim, Raul Zaidan e empresários são alvos de nova fase da Maus ... Evandro Melo, irmão do ex-governador José Melo e ex-secretário estadual de Administração, é um dos implicados na nova fase da Maus CaminhosEx-secretários de Saúde do Amazonas e empresários com ligação ao médico Mohamad Moustafa são alvos de operação da Polícia Federal. ...
Mulher atravessa rua correndo em frente à Fametro e agoniza em cima de carro, após atropelamento. Ve... Atropelamento deixou vítima estendida em cima do capô do carro, esperando atendimentoUma mulher, que parecia fugir de um homem, atravessou a Constantino Nery correndo e foi atropelada, em frente à Fametro. Identificada apenas como Jenifer, parecia desesperada, segundo t...
Adaf inicia vacinação em bovinos e equídeos contra raiva em Novo Airão e Barcelos nesta quarta-feira... Ao todo mil doses de vacinas foram encaminhadas para Novo Airão e 200 para Barcelos. Foto: ArquivoDentro do trabalho de defesa à saúde animal, o novo governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), órgão vinculado ao Siste...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *