Edital Prodav TVs públicas será publicado em novembro para fomentar produção audiovisual regional

O anúncio do edital foi feito pela TV Cultura do Amazonas em parceria com a EBC e a Agência Nacional de Cinema (Ancine). Foto: Valdo Leão/Secom

A TV Cultura do Amazonas em parceria com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) do Governo Federal e da Agência Nacional de Cinema (Ancine) que é vinculada ao Ministério da Cultura, participou, na manhã desta quinta-feira, 28, do anúncio do edital do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav) TVs Públicas EBC. O edital deverá ser publicado em novembro deste ano e tem como objetivo fomentar a produção do audiovisual em cada região do país.

O anúncio do edital ocorreu na sede da TV Cultura do Amazonas, no Bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus. O coordenador do Prodav TVs Públicas EBC, Carlos Eduardo Santos destacou que o programa chamado “Brasil de Todas as Telas” foi criado para fomentar os trabalhos de audiovisual local, dando assim a oportunidade dos profissionais locais poderem participar inscrevendo seus trabalhos de audiovisual, mostrando o Amazonas pelo olhar do morador da região.

“O nome da chamada é ‘Brasil de Todas as Telas’, então na verdade, estamos trabalhando a produção audiovisual como a região local se vê e divulgando isso para todo o país. Nós, da EBC temos ainda a TV Brasil onde exibimos as obras do Norte para todo o resto do Brasil e vice-versa. Então, a gente consegue mostrar para o público infantil as brincadeiras de criança, as obras de ficção local, os documentários ligados as questões regionais como produção indígena e, a gente consegue mostrar o que é a cultura local e como ela se vê, além do que tem de qualidade nesse produto”, reforçou Carlos Eduardo.

Da mesma forma que acompanhou editais anteriores também promovidos pela EBC e ligados a produção do audiovisual, a TV Cultura do Amazonas vem dando apoio ao Prodav e incentivando os produtores locais.

“A TV Cultura é agraciada com horas de programação de séries e de documentários de altíssima qualidade e hoje a gente já estreou as nossas séries produzidas por amazonense, por produtoras locais, discutindo as nossas questões, nós mesmos falando de nós e nos apresentando para o Brasil também porque as TVs públicas em rede nacional também estão passando esses conteúdos. E a nossa parceria é essa de ceder a tela e de exibir material de boa qualidade e fornecer esse suporte e esse apoio técnico porque as reuniões sempre acontecem aqui na sede da TV Cultura”, revelou a presidente da TV Cultura do Amazonas, Wânia Lopes.

Para os produtores audiovisuais locais, a oportunidade é uma grande chance para mostrar os talentos do Amazonas. “Se há alguma chance das produtoras e produtores locais terem algum acesso a algum edital, é o do Prodav, exatamente porque a maioria das produtoras locais não tem um portfólio muito amplo, o que conta pontos nos editais centrais. Então, essa é uma grande chance de dar o primeiro passo para se ter acesso também, com um portfólio, a outros editais centrais. E a gente sabe que nós aqui do Amazonas temos capacidade, temos bons profissionais, boas produtoras, bons equipamentos, boa estrutura e a gente não deixa nada a desejar aos profissionais e as produtoras do centro do país, além de termos uma vantagem que ninguém tem que são as nossas histórias daqui”, pontuou o produtor audiovisual Idenilson Perin.

Para o produtor Gustavo Soranz, que já teve a sua produtora premiada na primeira edição do edital do Prodav Tvs Públicas EBC, o lançamento do edital é de extrema relevância para o Amazonas porque deixa um reflexo positivo para a cadeia produtiva do audiovisual de conteúdo independente.

“Desde a primeira edição em 2014 e 2015 quando os recursos começaram a entrar, o que a gente nota é que já há uma estrutura de produção instalada na cidade que foi possível alcançar e desenvolver por conta dos recursos do edital. Além da estrutura de produção, uma série de profissionais passou se qualificar por terem acesso a esses recursos e poderem receber pelo seu trabalho, coisa que antes não era possível porque se vivia de prêmio pequeno e era demorado para se ter uma outra edição. E o maior legado desse edital é produzir mão de obra qualificada e o Estado do Amazonas poder competir de forma igualitária com outras regiões do Brasil”, enfatizou o produtor de audiovisual.

O edital “Brasil de Todas as Telas” deve ser publicado em novembro no site da EBC: www.ebc.com.br. Por isso, os produtores audiovisuais do Amazonas devem ficar alerta para os requisitos que serão solicitados pelo certame.

Veja também

Mene, Kintaw e View 360 ganham R$ 44 milhões na licitação de publicidade do Estado As agências Mene e Portella Publicidade Ltda., Kintaw Design e Publicidade Ltda. e View 360 Publicidade e Comunicação Integrada Ltda foram as vencedoras do processo licitatório para prestação de serviços publicitários para o Governo do Amazonas. O valor total da licitaçã...
Defensoria promete dar apoio a servidores da PMM que deverão ser desligados, após decisão do TCE-AM... A Defensoria Pública quer garantir os direitos previdenciários dos cerca de 7 mil servidores temporários do município. Foto: Divulgação Mesmo após perder uma batalha, com o provável desligamento gradativo de aproximadamente 700 servidores públicos temporários do quadro da ...
Hospital Santa Julia tem selo de qualidade renovado  Segundo Edson Sarkis Junior, o Hospital Santa Julia é o único com Acreditação Organização Nacional de Acreditação (ONA) em serviços como hemodiálise e oncologia. Foto: DivulgaçãoO Hospital Santa Julia, o único da rede privada no Amazonas a realizar transplantes renais e...
Imprensa Oficial passa a adotar sistema que dá agilidade na tramitação de processos em órgãos públic... A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas começou a utilizar o Sistema de Acompanhamento e Controle de Documentos na Web (SPROweb). A solução, desenvolvida pela empresa de Processamento de Dados Amazonas (PRODAM), permite aos órgãos estaduais o acompanhamento da localização v...
UEA inaugura primeira biblioteca com autoatendimento do Amazonas A Biblioteca está disponível para todos os alunos da Universidade e para a comunidade em geral. Foto: Eduardo Cavalcante/Secom.A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou o Novo Sistema de Autoatendimento e a nova Biblioteca da Escola Superior de Ciências da Sa...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *