David passa governo para Amazonino com quatro meses de crescimento da arrecadação, setembro recorde

Os números ainda estão sendo fechados pela Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e devem manter a série de crescimento registrada a partir de junho. Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas terá arrecadação recorde do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no mês de setembro. Será o quarto mês seguido este ano de aumento na arrecadação da principal fonte de arrecadação do Estado. A previsão foi anunciada pelo governador David Almeida, nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, durante a posse de oito novos defensores públicos ocorrida na sede do governo, na Compensa.

Os números ainda estão sendo fechados pela Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e devem manter a série de crescimento registrada a partir de junho, quando o ICMS registrou 12% de crescimento e seguiu nos meses subsequentes, com aumento de 19% em julho e 30,66% em agosto em relação a estes meses no ano anterior (2016).

“Quando assumimos, em maio, a arrecadação estava negativa em – 9,1 %. Com gestão, conseguimos aumentar o ICMS em junho para 12%, julho 19% e em agosto tivemos  o terceiro melhor mês de arrecadação  com 30,66%. Agora, em setembro será  a maior arrecadação da história do Amazonas”, disse o governador.

David Almeida lembrou o caos da economia estadual, encontrado quando assumiu o governo em maio, com menor repasse de verbas federais e diminuição abrupta do ICMS devido a maior crise econômica do país e disse que o aumento na arrecadação, que refletem positivamente na Receita do Estado, é resultado das decisões tomadas em prol de uma gestão pautada pelo dinamismo e celeridade nas ações e, principalmente, pela eficiência na gestão. “Estamos conseguindo este resultado sem terror fiscal e sem aumentar impostos, apenas com eficiência na gestão”, disse.

Com orçamento R$ 1,5 bilhões menor que no ano anterior, o governador afirmou que foi levado a tomar decisões rápidas que pudessem impactar e movimentar a economia. Para tanto, fez a máquina estatal funcionar, dando ordem de serviço a obras para as quais havia recursos em caixa e já estavam licitadas, gerando emprego e distribuindo renda, além de pagar fornecedores.

O investimento em infraestrutura com recuperação viária de ramais, vicinais, obras na capital, como a duplicação da estrada AM-070 que liga Manaus a Manacapuru, ampliação da Avenida das Flores e canteiro de obras do Anel Viário Norter/Sul, segundo o governador, destravou a economia gerando emprego e renda.

Outro exemplo foi o adiantamento de duas parcelas do 13º salário, 30% em junho, e mais 30%, em setembro, bem como o pagamento aos professores de um abono referente a sobras do Fundeb repassadas pelo Governo Federal. “Fizemos também o pagamento da maior promoção da história da Polícia Militar do Corpo de Bombeiros Militar e o pagamento do escalonamento da Polícia Civil e isso colocou dinheiro na mão dos trabalhadores que começaram a movimentar a economia”, disse.

Outro reflexo da boa gestão foi o fato de o Governo do Estado ter ficado abaixo do Limite Prudencial da Lei Prudencial de Responsabilidade Fiscal com a folha de pagamento, em julho, depois de 27 meses atuando acima do limite.

O governador lamentou a decisão judicial que impede sua gestão de fazer contratos e licitações além de outras medidas administrativas que comprometam o orçamento do Estado para além de sua gestão, pelos danos provocados à população, a exemplo dos contratos na área de saúde e o impedimento de licitar obras de infraestrutura em vários municípios.  “Quem perde é a população, temos 500 milhões em caixa para obras de infraestrutura. Eu queria começar essas obras para que o governador eleito desse prosseguimento. Fica a noção de dever cumprido, entrego o Estado do Amazonas bem melhor do que o recebi”, concluiu.

Veja também

Homem é esfaqueado durante confusão no Jorge Teixeira Um homem, ainda não identificado pela polícia, foi esfaqueado no beco Serpão, localizado na Comunidade Val Paraíso, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. O crime ocorreu na noite deste domingo (25), por volta das 20h. De acordo com informações da 30ª Companhia Interat...
Entende de tecnologia? Inscrições para oficinas voltadas às mulheres é aberta nesta segunda As oficinas são oferecidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), e em parceria com o coletivo Makers Manaus. Foto: ReproduçãoA partir desta segunda-feira (26), das 8h às 13h, estão abertas as inscri...
Prefeitura realiza manejo da arborização no entorno do T1 O trabalho faz parte das ações de manejo da arborização, realizadas pela Prefeitura de Manaus. Foto: Divulgação Doze árvores de grande porte receberam, na manhã deste domingo (25), procedimentos de poda para a retirada de erva-de-passarinho, no entorno do Terminal 1 (T1), ...
Arena da Amazônia receberá amistoso da Seleção Brasileira Sub-20 contra o México, em março O primeiro amistoso de 2018 da Seleção Brasileira Sub-20, será realizado no dia 25 de março, na Arena da Amazônia,em Manaus. o Governo Amazonas irá anunciar nesta segunda-feira (26) em entrevista coletiva.  A seleção enfrentará na capital amazonense a equipe do México. A lis...
Seap afirma que morte de líderes do PCC motivou motim em presídio no AM A morte de líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) no sudeste motivou o motim de presos no Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), situado na BR-174, em Manaus, neste domingo (25). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Administração Peni...

3 comentários para “David passa governo para Amazonino com quatro meses de crescimento da arrecadação, setembro recorde

  1. Irineu Canafiste disse:

    Merece todo nosso respeito o governador David Almeida.

  2. Costa disse:

    A economia do país, mesmo com as atrocidades cometidas politicamente pelo Temer, está num processo de retomada do crescimento econômico. Esses pequenos resultados comparados com o ano anterior, que foi pífio em todo o país, são frutos deste cenário econômico e, em razão disto, é natural esta mudança. O David é muito fanfarrão e oportunista.

  3. Evandro Lima disse:

    Esses políticos qdo fazem alguma coisa colocam logo na mídia, mas esquecem q foram ELEITOS PRA ISSO E NÃO ESTÃO FAZENDO NADA MAIS Q SUAS OBRIGAÇÕES.
    Ganham mto bem para trabalharem tão pouco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook