Manaus inaugura pista de skate do Projeto DIY – Do It Yourself em parceria com a Levi’s

Pista do projeto resultado da parceria entre prefeitura e a Levi’s Skateboarding será inaugurada no domingo, no Passeio do Mindu. Fotos: Divulgação

Será inaugurada no próximo domingo (1), no Passeio do Mindu, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a partir das 15h, a pista de skate do Projeto Do It Yourself (DIY), resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Levi’s Skateboarding. O espaço recebeu a implantação de obstáculos que formaram uma pista alternativa de skate para os adeptos da modalidade.

Manaus é a primeira capital brasileira a receber esse projeto que contou com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), gestora do Passeio do Mindu.

A pista segue os preceitos da cultura Do It Yourself,  que traduzindo significa “Faça você mesmo”, e foi construída pelos próprios skatistas que formam a equipe da marca, juntamente com a comunidade esportiva local.

Para a execução do projeto vieram a Manaus os skatistas Otávio Neto, Thomas Santos, Henrique Periano, Paulo Barata e Emanuel Rezende. “Isso é uma cultura que vem desde o início do skate de construir os próprios obstáculos. E aqui estamos colocando isso em prática com todo o suporte que a prefeitura está nos dando e com o reaproveitamento de material”, disse o skatista Henrique Periano.

Além da realização da obra em si, também estão sendo feitos registros de imagens sobre a execução do trabalho, cultura e belezas locais. Para isso também vieram os videomakers especializados em skate José Luiz e Wesley Silva, além do fotografo Heverton Ribeiro.

“A ideia é vir para construir junto com a comunidade local e também conhecer e mostrar a cultura, gastronomia e o patrimônio histórico da cidade”, explicou Ribeiro.

Reaproveitamento 

Grande parte do material da obra foi reutilizado como entulho, blocos de concreto, dentes de dragão e tubos de drenagem profunda. Todo o material  e maquinário foi cedido pela Seminf.

O projeto DIY foi apresentado em junho deste ano ao prefeito Arthur Virgílio Neto, que designou como espaço para a realização das intervenções a área das quadras do Passeio do Mindu. O projeto existe há quatro anos e já teve pistas implantadas nos Estados Unidos, Índia, Equador e Colômbia.

Na ocasião, o prefeito Arthur Virgílio destacou a importância da parceria para a cidade de Manaus e o reforçou que ela significa à prática do skate, hoje um esporte olímpico.

“Essa parceria é um exemplo, pois propôs a criação de um espaço público voltado para um esporte de massa que possui mais de oito milhões de praticantes no Brasil. Essa atitude dos skatistas em fazer a parceria com o município deveria ser seguida por outros segmentos”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O projeto tem como diferencial o fato de ser desenvolvido a partir de intervenções sugeridas pelos próprios skatistas em espaços considerados ociosos e que já são utilizados eventualmente pelos praticantes do esporte.

Átila dos Santos é skatista e frequenta diariamente o Passeio do Mindu. Ele fez questão de ajudar todos os dias na construção do obstáculo e ficou muito feliz pelo projeto ter contemplado a localidade.

“É um sonho para gente ter uma pista construída pelos próprios skatistas. Ajudei porque sei que é nosso e vai fazer com que o skate local evolua cada vez mais”, declarou o skatista. 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou o caráter sustentável do projeto. “Estamos hoje num momento de fortalecimento das parcerias com a iniciativa privada e setores da sociedade, e termos a Levi’s dando esse exemplo de resiliência para todos nós é de suma importância”, explicou Antonio Nelson.

Nesta sexta-feira (29), os executivos da Levi’s visitaram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé.

O projeto tem como diferencial o fato de ser desenvolvido a partir de intervenções sugeridas pelos próprios skatistas em espaços considerados ociosos e que já são utilizados eventualmente pelos praticantes do esporte

 

A pista segue os preceitos da cultura Do It Yourself, que traduzindo significa “Faça você mesmo”, e foi construída pelos próprios skatistas que formam a equipe da marca, juntamente com a comunidade

Veja também

Arthur Bisneto reúne secretariado para tratar de ajustes administrativos na máquina Ajustes realizados na máquina foram pauta da reunião de secretários com o chefe da Casa Civil, Arthur Virgílio Bisneto. Foto: Marinho Ramos/ SemcomOs novos ajustes administrativos que nortearão as atividades da Prefeitura de Manaus nos próximos anos foi a pauta da reuni...
‘Saúde nas Galerias’ oferece atendimento nesta terça no Jorge Teixeira e quarta no Centr... A programação acontecerá no horário das 8h às 12h, coordenada pelo Distrito de Saúde Norte (Disa Norte). Foto: DivulgaçãoUma nova série de ações do projeto Saúde nas Galerias, da Prefeitura de Manaus, terá início nesta terça-feira (20), com atendimento ao público no Sho...
Por surgimento de focos, brigada de combate ao caramujo africano chega ao Tarumã '5 Com mais essa ação, sobe para 14 o número de brigadas formadas em diversas zonas da cidade. Foto: DivulgaçãoO trabalho de formação de brigadas de combate ao caramujo africano chegou, neste final de semana, à área do Tarumã, na zona Oeste. Essa é uma das estratégias de...
Lojistas do Shopping Phelippe Daou devem atentar para prazo de abertura dos espaços Os 513 lojistas que assinaram termo de permissão de uso para abertura do shopping tem até sábado para abrir suas lojas ou lanches no empreendimento. Foto: Mário Oliveira/ SemcomOs 513 lojistas que assinaram Termo de Permissão de Uso (TPU) para abertura do Shopping Phell...
Governo e Prefeitura decretam ponto facultativo na segunda e quarta-feira Governo do Estado decretou ponto facultativo para o funcionalismo no período do Carnaval. O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus decretaram ponto facultativo nos dias 12 de fevereiro (segunda-feira) e 14 de fevereiro (quarta-feira), a partir de meio-dia, em virtude d...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *