Pronatec oferece mais de 800 mil vagas em cursos à distância. Inscrições vão até 22 de outubro

Estão abertas mais de 800 mil vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade Educação à Distância (EAD), do Pronatec Oferta Voluntária. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) em articulação com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e outros agentes parceiros, destinada prioritariamente aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiários dos programas federais de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família.

A qualificação profissional faz parte de um dos eixos do Plano Progredir, lançado no último dia 26, pelo governo federal. O plano é um conjunto de ações, coordenado pelo MDS, para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no CadÚnico e dos beneficiários do Bolsa Família.

São mais de 80 cursos de formação continuada em áreas da construção civil, design, administração, saúde, segurança, ambiental, idiomas, entre outros. Os cursos serão oferecidos por instituições privadas de ensino profissional e técnico que se candidataram voluntariamente, ou seja, sem receber repasses do MEC.

De acordo com Helber Ferreira, gerente do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), a prioridade do programa segue as recomendações do governo federal.

“O público prioritário é composto por famílias de baixa renda, especificamente os inscritos no CadÚnico e beneficiários de programas de transferência de renda. Isso não impede que pessoas que não atendam o perfil de prioridade, não possam fazer a inscrição no Pronatec Voluntário, desde que atentem para o calendário de pré-matrículas dos não prioritários”, explicou.

Pré-matrículas

O período de pré-matrículas do Pronatec está com inscrições abertas desde o dia, 26/9, e ficará disponível até dia 22 de outubro.

Vale ressaltar que até 10 de outubro, o sistema de gerenciamento de vagas do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) estará aberto somente para a inclusão do público prioritário do MDS. Neste caso, a pré-matrícula será feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Semmasdh.

Público não prioritário

A partir do dia 11 até o dia 22 de outubro, qualquer candidato poderá realizar a inscrição online no site do MEC, pelo endereço http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.

Validação da Matrícula

O Sistec emitirá uma “Carta de Encaminhamento” com o endereço eletrônico para acesso à plataforma EAD por meio da internet, além de outras informações necessárias para iniciar o curso. A matrícula será validada na própria plataforma pelo aluno, no período de 30 de outubro a 19 de novembro.

 

Veja também

Arthur manda carta aberta a Alckmin e revela ‘pegadinhas’ da convenção nacional do PSDB... Arthur manda carta aberta ao governador Geraldo Alckmin. Ele demonstrava cara de poucos amigos na convenção do PSDBO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, retorna da Convenção Nacional do PDSB. E envia Carta Aberta ao governador de São Paulo, presidenciável e agora presi...
Tiririca renunciou para favorecer Genoíno. Fato ou boato? Tiririca renunciou para favorecer Genoíno? Confira se isso é fato ou boatoTiririca renunciou para favorecer Genoíno, ex-deputado do PT, que está prestes a ser julgado. Ele precisa, desesperadamente, de foro privilegiado. Daí a manobra da renúncia de Tiririca. Essa é a v...
Prefeitura abre Processo Seletivo para a contratação de agentes de fiscalização com 100 vagas A partir das 9h desta terça-feira, 12/12, a Prefeitura de Manaus, por meio da Casa Civil estará com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado (PSS), para a contratação de agentes de fiscalização. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no ende...
Carro roubado há seis meses no Parque Dez é encontrado na estrada de Novo Airão A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, município distante 68 quilômetros da capital, prendeu em flagrante, na manhã desta segunda-feira (11/12), Francisco Saraiva da Costa, 34, por receptação e adulteração de sinal ident...
Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam realiza 1º Mutirão de Renegociação de Dívidas Na quinta e sexta-feira (dias 14 e 15), a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC-Aleam) realiza o 1º Mutirão de Renegociação de Dívidas Bancárias, que começará a partir das 8h, na Escola do Legislativo.O mutirão vai cont...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook