Setrab faz cadastro de artesãos e trabalhadores manuais

A equipe do Programa de Artesanato Amazonense, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), está realizando mais um trabalho de campo no interior do Estado com o objetivo de realizar o cadastro e emissão da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. São documentos importantes, pois é por meio deles que os trabalhadores têm acesso a vantagens como facilidade de acesso ao microcrédito e acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA).

A coordenadora do Programa de Artesanato Amazonense, Claudia Monteiro, passou essa semana no município de São Gabriel da Cachoeira e a partir do próximo domingo (1º) dá início a agenda nos municípios de Tabatinga, Benjamim Constant e Barcelos. Cláudia destaca a importância desse trabalho e da parceria com o Sebrae-AM e prefeituras municipais.

“Em São Gabriel da Cachoeira nós ainda contamos com a parceria da ONG Pro Arte Yanomami, que nos cedeu gasolina. Essas parcerias são essenciais para que consigamos chegar a comunidades mais distantes e de difícil acesso, além disso, conseguimos atingir um maior número de trabalhadores beneficiados”, destacou Cláudia Monteiro.

O Programa de Artesanato Amazonense tem cadastrado até o momento 2.406 artesãos e 1.263 trabalhadores manuais. Encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria prima natural para a criação do produto, como fibra vegetal e madeira, por exemplo; e trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.

No município de São Gabriel da Cachoeira, Cláudia Monteiro conta que eles visitaram uma comunidade formada por 14 aldeias, com um total de três mil indígenas, dos quais 300 são artesãos. “Trata-se de um trabalho importante do Governo de levar até as comunidades mais distantes do interior do Estado esse tipo de serviço de emissão de documentos”, observa o secretário da Setrab, Breno Ortiz.

Participação em feiras

Entre as vantagens de se obter a Carteira Nacional do Artesão, está a que permite a participação em oficinas e cursos de artesanato, além de feiras nacionais e internacionais.

Atualmente, o Programa de Artesanato Amazonense está com um edital aberto aos interessados em participar da 28ª Feira Nacional do Artesanato – Mãos de Minas, em Belo Horizonte (MG). O evento está marcado para acontecer entre os dias 5 a 10 de dezembro.

Os interessados têm até o próximo dia 9 de outubro para fazerem as inscrições. O edital número 005/2017 está no site do Governo do Amazonas (www.amazonas.am.gov.br/).

 

Veja também

Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckmin e anuncia que distrito industrial ... Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckimin e diz que, segunda-feira, se estiver melhor, poderá atender. Os dois disputam a candidatura do PSDB a presidente da RepúblicaO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, voltou a criticar as prévias inter...
Colégios da PM liberam alunos mais cedo por falta de professores e Seduc anuncia mais 180 mestres pa... Colégios da PM liberam alunos mais cedo alegando que não podem mais suprir ausências de professores contratando temporários. Na foto, formatura de Ensino Médio do CMPM 3, no Campos Sales, uma das escolas mais destacadas do Estado.O aviso é claro: "Comunicamos aos senhor...
Maus tratos a idosos? Saiba como denunciar em Manaus Nos últimos anos, o Disque Idoso já recebeu 12.060 denúncias. Foto: Semcom/Divulgação São cada vez maiores os índices de maus tratos contra pessoas acima de 60 anos, seja por violência física, psicológica, patrimonial ou negligência. Segundo a Organização Mundial de Saúde ...
Agenda do fim de semana tem eventos esportivos e de lazer em todas as zonas da cidade As crianças, adultos e idosos presentes poderão participar de atividades como hidroginástica. Foto: Divulgação O fim de semana está recheado de eventos voltados ao esporte, lazer e qualidade de vida da população de Manaus. Nesta sexta, sábado e domingo, 23, 24 e 25/2, resp...
Frota de ônibus no Residencial Viver Melhor é substituída Quinze veículos da empresa Açaí foram substituídos por 12 ônibus articulados da Rondônia. Foto: SMTU/Divulgação A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), realizou na manhã desta qui...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *