Setrab faz cadastro de artesãos e trabalhadores manuais

A equipe do Programa de Artesanato Amazonense, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), está realizando mais um trabalho de campo no interior do Estado com o objetivo de realizar o cadastro e emissão da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. São documentos importantes, pois é por meio deles que os trabalhadores têm acesso a vantagens como facilidade de acesso ao microcrédito e acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA).

A coordenadora do Programa de Artesanato Amazonense, Claudia Monteiro, passou essa semana no município de São Gabriel da Cachoeira e a partir do próximo domingo (1º) dá início a agenda nos municípios de Tabatinga, Benjamim Constant e Barcelos. Cláudia destaca a importância desse trabalho e da parceria com o Sebrae-AM e prefeituras municipais.

“Em São Gabriel da Cachoeira nós ainda contamos com a parceria da ONG Pro Arte Yanomami, que nos cedeu gasolina. Essas parcerias são essenciais para que consigamos chegar a comunidades mais distantes e de difícil acesso, além disso, conseguimos atingir um maior número de trabalhadores beneficiados”, destacou Cláudia Monteiro.

O Programa de Artesanato Amazonense tem cadastrado até o momento 2.406 artesãos e 1.263 trabalhadores manuais. Encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria prima natural para a criação do produto, como fibra vegetal e madeira, por exemplo; e trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.

No município de São Gabriel da Cachoeira, Cláudia Monteiro conta que eles visitaram uma comunidade formada por 14 aldeias, com um total de três mil indígenas, dos quais 300 são artesãos. “Trata-se de um trabalho importante do Governo de levar até as comunidades mais distantes do interior do Estado esse tipo de serviço de emissão de documentos”, observa o secretário da Setrab, Breno Ortiz.

Participação em feiras

Entre as vantagens de se obter a Carteira Nacional do Artesão, está a que permite a participação em oficinas e cursos de artesanato, além de feiras nacionais e internacionais.

Atualmente, o Programa de Artesanato Amazonense está com um edital aberto aos interessados em participar da 28ª Feira Nacional do Artesanato – Mãos de Minas, em Belo Horizonte (MG). O evento está marcado para acontecer entre os dias 5 a 10 de dezembro.

Os interessados têm até o próximo dia 9 de outubro para fazerem as inscrições. O edital número 005/2017 está no site do Governo do Amazonas (www.amazonas.am.gov.br/).

 

Veja também

Mene, Kintaw e View 360 ganham R$ 44 milhões na licitação de publicidade do Estado As agências Mene e Portella Publicidade Ltda., Kintaw Design e Publicidade Ltda. e View 360 Publicidade e Comunicação Integrada Ltda foram as vencedoras do processo licitatório para prestação de serviços publicitários para o Governo do Amazonas. O valor total da licitaçã...
Defensoria promete dar apoio a servidores da PMM que deverão ser desligados, após decisão do TCE-AM... A Defensoria Pública quer garantir os direitos previdenciários dos cerca de 7 mil servidores temporários do município. Foto: Divulgação Mesmo após perder uma batalha, com o provável desligamento gradativo de aproximadamente 700 servidores públicos temporários do quadro da ...
Hospital Santa Julia tem selo de qualidade renovado  Segundo Edson Sarkis Junior, o Hospital Santa Julia é o único com Acreditação Organização Nacional de Acreditação (ONA) em serviços como hemodiálise e oncologia. Foto: DivulgaçãoO Hospital Santa Julia, o único da rede privada no Amazonas a realizar transplantes renais e...
Imprensa Oficial passa a adotar sistema que dá agilidade na tramitação de processos em órgãos públic... A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas começou a utilizar o Sistema de Acompanhamento e Controle de Documentos na Web (SPROweb). A solução, desenvolvida pela empresa de Processamento de Dados Amazonas (PRODAM), permite aos órgãos estaduais o acompanhamento da localização v...
UEA inaugura primeira biblioteca com autoatendimento do Amazonas A Biblioteca está disponível para todos os alunos da Universidade e para a comunidade em geral. Foto: Eduardo Cavalcante/Secom.A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou o Novo Sistema de Autoatendimento e a nova Biblioteca da Escola Superior de Ciências da Sa...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *