Oficina Natal Sustentável tem início nesta segunda-feira com reciclagem de materiais

Reaproveitando resíduos para criar peças de decoração natalinas, oficina terá início nesta segunda-feira, com aulas no shopping Uai, no São José, de 8h às 11h, e de 13h às 16h, de segunda a sexta. Foto: Divulgação

Os interessados em por em prática a arte do reaproveitamento de resíduos para criar peças de decoração natalinas já podem se inscrever na quinta edição da Oficina Natal Sustentável, oferecida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A oficina, a última oferecida pelo calendário anual de atividades do Programa Uniambiente, desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental (Diea), da Semmas, acontecerá ao longo do mês de outubro, com possibilidade de se estender em novembro. A primeira aula será na próxima segunda-feira (2), no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping São José, na zona Leste. A oficina acontece nos horários das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, o objetivo é incentivar o reaproveitamento de resíduos para a confecção de peças decorativas natalinas a partir de materiais como pet, papelão, jornal, revistas, entre outros. A cada ano, são oferecidas novidades em peças.

“Proporcionaremos o aprendizado de muitas peças já tradicionais, como guirlandas, bolas, árvores de Natal e papais-noéis, mas este ano ensinaremos a confecção de uma rena feita a partir da reutilização de papel-jornal”, explica a técnica em Educação Ambiental, Francisca Godinho, instrutora da oficina.

Outra novidade será a confecção do Papai Noel, que é um dos principais símbolos da festa natalina, dentro de uma xícara, feita a partir do reaproveitamento de potes plásticos de manteiga. As aulas acontecerão até 31 de outubro, com possibilidade de ser estendida, a depender da procura. “Optamos por iniciar agora em outubro a oficina Natal Sustentável para que as pessoas interessadas em confeccionar peças para comercializar possam fazê-las em tempo hábil”, explica Araújo.

No Natal Sustentável, serão ensinadas técnicas para a confecção de árvore de Natal, guirlandas, anjos, bolas de Natal e até puffs que podem decorar a casa para os festejos natalinos. As aulas estarão acontecendo, nos dois locais, até o dia 12 de dezembro. Em 2018, as oficinas serão retomadas a partir do mês de março, com uma programação mensal oferecendo diversas técnicas de confecção.

As peças natalinas são fáceis de confeccionar e tem como principal característica a durabilidade, podendo vir a ser utilizadas por vários anos. “O objetivo principal das oficinas é criar uma consciência ambiental nas pessoas e fazer com que se sintam incentivadas a evitar o descarte desses materiais no meio ambiente, reaproveitando-os na confecção de peças que podem até ajudar na geração de renda para a família”, explica o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.

Os interessados em participar podem se dirigir até a sede do Espaço Ecam ou ligar para a Divisão de Educação Ambiental da Semmas, pelo 3236-8587, para obter mais informações. O Espaço Ecam Uai Shopping é gerido pela Semmas, por meio de parceria firmada com a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

Este ano, foram oferecidas oficinas de fuxico com retalho (março), arte em papel (abril), puff de garrafa pet (maio), mandala em CD (junho) e papietagem com jornal (julho), baús e caixas de papelão (agosto), artigos de festa clean (setembro).

Veja também

Peças típicas de dez países estarão em exposição na Feira Volta ao Mundo, a partir desta sexta A Feira Volta ao Mundo é considerado o mais importante evento do setor de artesanatos internacionais. Foto: DivulgaçãoA Feira Volta ao Mundo, com exposição de artesanatos originais e tradicionais de 10 países - Índia, Turquia, Indonésia, Paquistão, Egito, Líbano, Rússia...
Por surgimento de focos, brigada de combate ao caramujo africano chega ao Tarumã '5 Com mais essa ação, sobe para 14 o número de brigadas formadas em diversas zonas da cidade. Foto: DivulgaçãoO trabalho de formação de brigadas de combate ao caramujo africano chegou, neste final de semana, à área do Tarumã, na zona Oeste. Essa é uma das estratégias de...
Feira Criativa no Parque do Mindu passa ter duas edições por mês, a partir deste sábado Na última edição, realizada nos dias 27 e 28/1, a feira contou com 29 expositores. Foto: Divulgação SemmasA Feira Criativa, iniciativa que visa estimular o reaproveitamento de resíduos por meio da comercialização de produtos artesanais, passará a acontecer no Parque Mun...
Com 10 países, Feira Internacional de Artesanato e Decoração começa neste sábado em Manaus Tudo confeccionado a mão e com apuro técnico inigualável. Foto: DivulgaçãoA Feira Internacional de Artesanato e Decoração começa neste sábado (10), no Manauara Shopping. O evento é aberto ao público e segue até o dia 15 de março, e o público ser levado em uma viagem pel...
Decoração do ‘Natal do Abraço’ começa a ser retirada das ruas As decorações natalinas, que tomaram de conta de todas as áreas da cidade, começaram a ser retiradas pela prefeitura, encerrando as comemorações pelo nascimento de Jesus. Todos os materiais serão levados para um dos galpões do Município, onde serão armazenados para serem r...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook