Oficina Natal Sustentável tem início nesta segunda-feira com reciclagem de materiais

Reaproveitando resíduos para criar peças de decoração natalinas, oficina terá início nesta segunda-feira, com aulas no shopping Uai, no São José, de 8h às 11h, e de 13h às 16h, de segunda a sexta. Foto: Divulgação

Os interessados em por em prática a arte do reaproveitamento de resíduos para criar peças de decoração natalinas já podem se inscrever na quinta edição da Oficina Natal Sustentável, oferecida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A oficina, a última oferecida pelo calendário anual de atividades do Programa Uniambiente, desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental (Diea), da Semmas, acontecerá ao longo do mês de outubro, com possibilidade de se estender em novembro. A primeira aula será na próxima segunda-feira (2), no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping São José, na zona Leste. A oficina acontece nos horários das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, o objetivo é incentivar o reaproveitamento de resíduos para a confecção de peças decorativas natalinas a partir de materiais como pet, papelão, jornal, revistas, entre outros. A cada ano, são oferecidas novidades em peças.

“Proporcionaremos o aprendizado de muitas peças já tradicionais, como guirlandas, bolas, árvores de Natal e papais-noéis, mas este ano ensinaremos a confecção de uma rena feita a partir da reutilização de papel-jornal”, explica a técnica em Educação Ambiental, Francisca Godinho, instrutora da oficina.

Outra novidade será a confecção do Papai Noel, que é um dos principais símbolos da festa natalina, dentro de uma xícara, feita a partir do reaproveitamento de potes plásticos de manteiga. As aulas acontecerão até 31 de outubro, com possibilidade de ser estendida, a depender da procura. “Optamos por iniciar agora em outubro a oficina Natal Sustentável para que as pessoas interessadas em confeccionar peças para comercializar possam fazê-las em tempo hábil”, explica Araújo.

No Natal Sustentável, serão ensinadas técnicas para a confecção de árvore de Natal, guirlandas, anjos, bolas de Natal e até puffs que podem decorar a casa para os festejos natalinos. As aulas estarão acontecendo, nos dois locais, até o dia 12 de dezembro. Em 2018, as oficinas serão retomadas a partir do mês de março, com uma programação mensal oferecendo diversas técnicas de confecção.

As peças natalinas são fáceis de confeccionar e tem como principal característica a durabilidade, podendo vir a ser utilizadas por vários anos. “O objetivo principal das oficinas é criar uma consciência ambiental nas pessoas e fazer com que se sintam incentivadas a evitar o descarte desses materiais no meio ambiente, reaproveitando-os na confecção de peças que podem até ajudar na geração de renda para a família”, explica o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.

Os interessados em participar podem se dirigir até a sede do Espaço Ecam ou ligar para a Divisão de Educação Ambiental da Semmas, pelo 3236-8587, para obter mais informações. O Espaço Ecam Uai Shopping é gerido pela Semmas, por meio de parceria firmada com a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

Este ano, foram oferecidas oficinas de fuxico com retalho (março), arte em papel (abril), puff de garrafa pet (maio), mandala em CD (junho) e papietagem com jornal (julho), baús e caixas de papelão (agosto), artigos de festa clean (setembro).

Veja também

Judiciário vai reciclar 23 mil processos que já cumpriram prazos legais de guarda Vinte e três mil processo podem ser reciclados pelo Arquivo Geral do TJAM, mas antes interessados podem fazer cópias dos documentos. Fotos: William Rezende/ TJAMUm total de 23 mil processos que já tiveram tramitação concluída na Justiça amazonense e cumpriram os prazos ...
Shopping T4 recebe manutenção de arborização e paisagismo para inauguração no dia 10 A Prefeitura de Manaus entregará o Shopping T4 à população, no próximo dia 10, com amplo projeto de arborização e paisagismo, que inclui 225 mudas de árvores e 700 mudas de espécies ornamentais. Foto: Arlesson Sicsu/ Semmas A Prefeitura de Manaus entregará o Shopping T4 à ...
Operação combate extração ilegal de madeira na RDS do Tupé A autuação ocorreu na comunidade Agrovila, uma das seis que integram a RDS, com 504 habitantes. Foto: Semmas/Divulgação Uma operação conjunta, realizada na manhã desta quinta-feira, 30/11, resultou na aplicação de multa no valor de 251 Unidades Fiscais do Município (UFMs),...
Prefeitura e Governo do Japão firmam parceria para levar água potável ao Tupé Com a doação de US$ 71,9 mil, Governo Japonês vai beneficiar comunidades da Reserva Sustentável do Tupé, incluindo a construção de poços artesianos. Fotos: Arlesson Sicsú / SemmasA Prefeitura de Manaus e o Governo do Japão deram-se as mãos novamente para a execução de o...
Operação apreende equipamentos de som de bares das zonas Oeste, Sul e Centro-Sul Operação de combate à poluição sonora autua bares das zonas Sul, Oeste e Centro-Sul.Foto: Divulgação SemmasUma operação de combate à poluição sonora — que entrou pela madrugada desta sexta-feira, 17/11 — resultou na apreensão de quatro caixas acústicas e aplicação de au...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook