“Outubro Rosa” vai fortalecer ações para redução de câncer de mama e de colo uterino

Dados do Inca projetam 440 novos casos de câncer de mama este ano no Estado. Prevenção e autoexame são essenciais no combate à doença. Fotos: Divulgação Secom

Sensibilizar a população para os dois tipos de cânceres que mais acometem as mulheres amazonenses é um dos principais propósitos da Campanha Outubro Rosa 2017 no Estado.

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) projetam que neste ano haverá 440 casos de câncer de mama e 680 de colo uterino no Amazonas. As projeções alertam especialistas na área e fortalecem as ações de órgãos governamentais e municipais e movimentos ligados à causa para a prevenção das doenças.

O Governo do Estado, via Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), fez a abertura oficial da campanha nesta segunda-feira (2) no Paço da Liberdade, Centro de Manaus, em parceria com a Prefeitura de Manaus.

Neste ano, o tema principal do movimento é “Atitude exige coragem”. Diante do cenário da doença na região, a ginecologista da FCecon, Mônica Bandeira, chama a atenção para a intensificação no combate à doença.

“Nosso Estado tem que tratar do câncer de mama e de colo uterino nessa campanha. O câncer de colo de útero ainda apresenta dados de países subdesenvolvidos em nosso Estado. Entre janeiro a agosto já foi registrado 186 óbitos de mulheres com esse tipo de câncer. Isso é lamentável. Esse tipo de câncer é causado pelo HPV e temos como evitar através da vacina, sendo as meninas de 9 a 14 anos de idade, e os meninos de 11 a 14 anos. São duas doses, uma a cada seis meses”.

Retorno da vacina

Mônica Bandeira ainda alerta para o retorno da vacina para as escolas e as mulheres com vida sexual ativa. “Precisamos trazer de volta a vacina contra o HPV nas escolas. Isso tem de ser revisto para que alcancemos uma ampla cobertura vacinal, como foi em 2013. Paras as mulheres que possuem uma vida sexual ativa vai o alerta para sempre usar camisinha e fazer o preventivo uma vez por ano”.

A Praça do Paço Municipal e diversas instituições públicas e privadas foram iluminadas, simultaneamente, com a cor rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, o mais incidente entre as mulheres no mundo.

Mulheres se reuniram para abertura da campanha “Outubro Rosa” no Paço Municipal, no fim da tarde desta segunda

Programações

A coordenadora estadual da Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, que também preside voluntariamente a Rede Feminina de Combate ao Câncer, explica que o mês terá uma vasta programação e que diversos municípios do interior também aderiram à causa.

Borba, Anamã, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Itamarati, Itacoatiara, Lábrea, Manaquiri, Maraã, Manicoré, Pauini, Rio Preto da Eva, Tefé, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Urucurituba terão uma programação específica durante o mês.

“Na capital, daremos continuidade, através do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da FCecon (DPCC), ao nosso cronograma de palestras preventivas, focando nos fatores de risco, exames de rotina e diagnóstico precoce. Além disso, parceiros como a Prefeitura de Manaus, Marinha do Brasil, Maybelline e Eucatur participarão da campanha com atividades diversas. Pelo menos 14 eventos estão programados em um cronograma montado previamente com foco no Outubro Rosa”, destacou.

Doação

A Maybilline destinará uma parte da arrecadação do mês à ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer para a realização de ações sociais. Já a Marinha, usará seu navio itinerante para ofertar mamografias no interior.

A Prefeitura de Manaus, segundo Muniz, ajudará disponibilizando as carretas da mulher para exames de rotina e desenvolverá uma programação própria alusiva à campanha.

A coordenadora da área de saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Rita de Cássia, comentou que haverá a ampliação na rede de atendimento para exames e vacinas contra o HPV nas unidades de saúde.

“Todas as unidades da Semsa estarão abertas neste mês incluindo 10 unidades em horários ampliados, portanto à noite, poderá ser feito também atendimento e sábado até meio dia. Além disso, vamos fazer o preventivo do papa Nicolau e solicitação de mamografia, e da vacinação contra o HPV”.

Apoio

A campanha no Estado conta com o apoio de ONGs como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam), além de movimentos sociais. No Brasil, a campanha é promovida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e ONGs filiadas à entidade.

O encerramento do “Outubro Rosa” acontecerá no dia 25, na Ponta Negra, com a tradicional Caminhada das Vitoriosas e a iluminação no Barco de Assistência Hospitalar Dr Montenegro, da Marinha.

Veja também

Shopping T4 dá início às atividades neste domingo com festa e serviços Com 15 mil metros quadrados, Shopping T4 começa a funcionar hoje, com inauguração a partir das 14h. Expectativa é que galeria popular receba 2 mil pessoas por dia.  Foto: Ricardo Oliveira/ Semcom Uma grande festa popular irá marcar o começo das atividades do Shopping Pheli...
MPF pede que Suframa esclareça sobre obras de recuperação das vias do Distrito Industrial MPF requisitou da Suframa estudos que indicaram vantagem técnica para divisão das obras de recuperação das vias do Distrito Industrial em três lotes. Foto: ArquivoO Ministério Público Federal requisitou da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) os estudos q...
Shopping T4 recebe manutenção de arborização e paisagismo para inauguração no dia 10 A Prefeitura de Manaus entregará o Shopping T4 à população, no próximo dia 10, com amplo projeto de arborização e paisagismo, que inclui 225 mudas de árvores e 700 mudas de espécies ornamentais. Foto: Arlesson Sicsu/ Semmas A Prefeitura de Manaus entregará o Shopping T4 à ...
Serviços de mamografia e raio-x são reativados, na FCecon A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que já estão funcionando, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), dois serviços importantes, que estavam parados e foram reativados pela nova administração: a mamografia e os exames de raio...
Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa vai se transformar em Centro de Cultura Popular A Cadeia Pública vai passar por um projeto de restauração e será transformada em Centro de Cultura Popular do Amazonas. Foto: DivulgaçãoA Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, desativada em maio deste ano, recebeu a visita de autoridades que foram debater ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook