Prefeito e primeira-dama abrem oficialmente a programação do Outubro Rosa em Manaus

O prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira dama e presidente do FMS Elisabeth Valeiko abriram a programação do Outubro Rosa em Manaus. Fotos: Mario Oliveira/Semcom.

O Outubro Rosa foi oficialmente lançado em Manaus, nesta segunda-feira, 2/10. Ao ligar as luzes cor de rosa que ficarão iluminando, ao longo do mês de outubro, o prédio do Paço da Liberdade, no Centro, o prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS) Elisabeth Valeiko iniciaram a programação de atividades no município, sobre a campanha de mobilização mundial de atenção e prevenção ao câncer de mama e colo uterino.

Também participaram da abertura o vice-prefeito, Marcos Rotta e sua esposa Tecla Auip Caddah, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Amazonas, Marília Muniz, a ginecologista Mônica Bandeira de Mello e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A campanha acontece anualmente para conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenção e controle do câncer mama e de colo uterino. Neste ano, a prefeitura preparou uma programação extensa, durante todo o mês, para envolver o maior número possível de pessoas na causa.

O prefeito lembrou que ainda este ano enfrentou um câncer de próstata e foi salvo, pois fez um exame preventivo que detectou a doença a tempo de ser curada. Ele destacou a importância das mulheres buscarem fazer os exames e vacinarem também seus filhos contra o HPV.

“Como todos os anos estamos fazendo esse alerta para a prevenção dessa doença tão perversa. Quanto mais cedo se detectar o câncer mais possibilidade se tem de salvar a vida. Essa é mensagem que deixamos”, disse Arthur.

A presidente do FMS e madrinha da campanha enfatizou o discurso da prevenção e da importância da campanha para continuar salvando vidas.“É preciso prevenir porque as vítimas não são só as pessoas que estão com câncer e também aqueles que amam essas pessoas. Eu sou a prova viva disso. Por isso durante todo esse mês teremos várias ações a favor da campanha e da prevenção” disse a primeira-dama Elisabeth Valeiko.

A campanha acontece anualmente para conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenção e controle do câncer mama e de colo uterino.

Ações
Durante todo o mês de outubro acontecem nas unidades da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), ações com reforço na prevenção ao câncer, especialmente com foco em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos (vacina do HPV), mulheres de 25 a 64 (exame preventivo) e de 50 a 69 anos (exame de mamografia).

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) dão conta de que 60 mil novos casos ocorrem por ano, em mulheres cada vez mais jovens. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, mas chances há de cura da doença.

Outros lugares públicos e órgãos da prefeitura ficarão iluminados durante o mês de outubro com as cores da campanha.

Veja também

Mene, Kintaw e View 360 ganham R$ 44 milhões na licitação de publicidade do Estado As agências Mene e Portella Publicidade Ltda., Kintaw Design e Publicidade Ltda. e View 360 Publicidade e Comunicação Integrada Ltda foram as vencedoras do processo licitatório para prestação de serviços publicitários para o Governo do Amazonas. O valor total da licitaçã...
Defensoria promete dar apoio a servidores da PMM que deverão ser desligados, após decisão do TCE-AM... A Defensoria Pública quer garantir os direitos previdenciários dos cerca de 7 mil servidores temporários do município. Foto: Divulgação Mesmo após perder uma batalha, com o provável desligamento gradativo de aproximadamente 700 servidores públicos temporários do quadro da ...
Hospital Santa Julia tem selo de qualidade renovado  Segundo Edson Sarkis Junior, o Hospital Santa Julia é o único com Acreditação Organização Nacional de Acreditação (ONA) em serviços como hemodiálise e oncologia. Foto: DivulgaçãoO Hospital Santa Julia, o único da rede privada no Amazonas a realizar transplantes renais e...
Imprensa Oficial passa a adotar sistema que dá agilidade na tramitação de processos em órgãos públic... A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas começou a utilizar o Sistema de Acompanhamento e Controle de Documentos na Web (SPROweb). A solução, desenvolvida pela empresa de Processamento de Dados Amazonas (PRODAM), permite aos órgãos estaduais o acompanhamento da localização v...
UEA inaugura primeira biblioteca com autoatendimento do Amazonas A Biblioteca está disponível para todos os alunos da Universidade e para a comunidade em geral. Foto: Eduardo Cavalcante/Secom.A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou o Novo Sistema de Autoatendimento e a nova Biblioteca da Escola Superior de Ciências da Sa...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *