Prefeito e primeira-dama abrem oficialmente a programação do Outubro Rosa em Manaus

O prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira dama e presidente do FMS Elisabeth Valeiko abriram a programação do Outubro Rosa em Manaus. Fotos: Mario Oliveira/Semcom.

O Outubro Rosa foi oficialmente lançado em Manaus, nesta segunda-feira, 2/10. Ao ligar as luzes cor de rosa que ficarão iluminando, ao longo do mês de outubro, o prédio do Paço da Liberdade, no Centro, o prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS) Elisabeth Valeiko iniciaram a programação de atividades no município, sobre a campanha de mobilização mundial de atenção e prevenção ao câncer de mama e colo uterino.

Também participaram da abertura o vice-prefeito, Marcos Rotta e sua esposa Tecla Auip Caddah, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Amazonas, Marília Muniz, a ginecologista Mônica Bandeira de Mello e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A campanha acontece anualmente para conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenção e controle do câncer mama e de colo uterino. Neste ano, a prefeitura preparou uma programação extensa, durante todo o mês, para envolver o maior número possível de pessoas na causa.

O prefeito lembrou que ainda este ano enfrentou um câncer de próstata e foi salvo, pois fez um exame preventivo que detectou a doença a tempo de ser curada. Ele destacou a importância das mulheres buscarem fazer os exames e vacinarem também seus filhos contra o HPV.

“Como todos os anos estamos fazendo esse alerta para a prevenção dessa doença tão perversa. Quanto mais cedo se detectar o câncer mais possibilidade se tem de salvar a vida. Essa é mensagem que deixamos”, disse Arthur.

A presidente do FMS e madrinha da campanha enfatizou o discurso da prevenção e da importância da campanha para continuar salvando vidas.“É preciso prevenir porque as vítimas não são só as pessoas que estão com câncer e também aqueles que amam essas pessoas. Eu sou a prova viva disso. Por isso durante todo esse mês teremos várias ações a favor da campanha e da prevenção” disse a primeira-dama Elisabeth Valeiko.

A campanha acontece anualmente para conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenção e controle do câncer mama e de colo uterino.

Ações
Durante todo o mês de outubro acontecem nas unidades da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), ações com reforço na prevenção ao câncer, especialmente com foco em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos (vacina do HPV), mulheres de 25 a 64 (exame preventivo) e de 50 a 69 anos (exame de mamografia).

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) dão conta de que 60 mil novos casos ocorrem por ano, em mulheres cada vez mais jovens. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, mas chances há de cura da doença.

Outros lugares públicos e órgãos da prefeitura ficarão iluminados durante o mês de outubro com as cores da campanha.

Veja também

Usuário de drogas é esquartejado e partes do corpo são jogadas em rua, no AM Conforme a PM, Victor era usuário de drogas e também era envolvido em roubos na cidade. Foto: DivulgaçãoVictor da Silva Barbosa, de 21 anos, foi encontrado morto e esquartejado na madrugada desta sexta-feira (23), no bairro Cidade Nova, em Autazes, a 113 km de distância...
Dois jovens são presos após assaltarem escola no Educandos. Um deles usava farda da instituição Após a prisão, as vítimas compareceram a Delegacia-Geral da Polícia Civil, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste, para fazer o reconhecimento e depor sobre o caso. Foto: DivulgaçãoCleiton Leal de Alencar, de 20 anos, e Mateus Siqueira Gomes, de 21 anos, foram presos na noite ...
Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckmin e anuncia que distrito industrial ... Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckimin e diz que, segunda-feira, se estiver melhor, poderá atender. Os dois disputam a candidatura do PSDB a presidente da RepúblicaO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, voltou a criticar as prévias inter...
Colégios da PM liberam alunos mais cedo por falta de professores e Seduc anuncia mais 180 mestres pa... Colégios da PM liberam alunos mais cedo alegando que não podem mais suprir ausências de professores contratando temporários. Na foto, formatura de Ensino Médio do CMPM 3, no Campos Sales, uma das escolas mais destacadas do Estado.O aviso é claro: "Comunicamos aos senhor...
Maus tratos a idosos? Saiba como denunciar em Manaus Nos últimos anos, o Disque Idoso já recebeu 12.060 denúncias. Foto: Semcom/Divulgação São cada vez maiores os índices de maus tratos contra pessoas acima de 60 anos, seja por violência física, psicológica, patrimonial ou negligência. Segundo a Organização Mundial de Saúde ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook