Amazonino assume revelando milagre, falando em ‘paz entre poderes’, ‘doce sacrifício’ e elogiando abstenção

O governador Amazonino Mendes acaba de tomar posse. O presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Abdala Fraxe, ligou pra ele no fim da manhã, acertou o horário das 11h e pôs fim a uma novela que se arrastava por semanas.

Em vários momentos falando na terceira pessoa, o governador disse em seu discurso que a “perversidade está sepultada no espírito de Amazonino Mendes”, acrescentando que pretende “estabelecer um relacionamento de paz entre os poderes”, buscando atenuar a tensão com a cúpula da Assembleia Legislativa. “Governante que não respeita o Legislativo não é legal, da mesma forma que o Legislativo deve respeitar o Executivo”, disse.

O grupo ligado ao governador temporário David Almeida ainda tem esperanças de que o STF, num julgamento marcado para amanhã (05/10), anule a eleição suplementar do Amazonas. A suspensão da posse, pedida ao Supremo Tribunal Federal (STF) e que deveria ser “julgada com urgência” pelo plantonista da corte, ministro Ricardo Lewandowski, acabou não acontecendo.

“Vou cumprir este pedaço de mandato com honra, decência, dignidade, grandeza de espírito e sobretudo espírito público. Não haveria nenhum sentido para um homem que perdeu um dos momentos mais amados, que é a convivência dos filhos, para se dedicar ao meu povo, à minha gente, fazer diferente”, disse.

Amazonino afirmou que aceita o “doce sacrifício, um sacrifício amado, querido, que agora coloca na nossa alma todas as rosas, sem espinhos, o sacrifício do amor pelo povo”, referindo-se ao quarto mandato de governador do Amazonas.

 

Milagre

Ao fazer menção ao Dia de São Francisco, hoje (04/10), Amazonino revelou um milagre. Doente de tinea, uma dermatofitose também conhecida como frieira, morando no Ceará, a mãe teria feito uma promessa a São Francisco. Na madrugada, durante o sono, ela teria recebido o aviso de que o filho estaria curado. Foi ao quarto e, realmente, o pequeno “Negão” se curara. São Francisco é também padroeiro de Eirunepé, cidade natal dele. “Todo esse tumulto em torno da minha posse foi apenas para que ela ocorresse no dia dele”, concluiu.
Abstenção, brancos e nulos

A enorme abstenção, nulos e brancos na eleição suplementar foi um “sinal extremamente positivo do povo brasileiro” para ele. “Ocorreria em qualquer lugar da Nação. É recado do povo. Além da eleição solteira, essa advertência é nacional. Esses eleitores, fora do processo através da eleição e do voto, imaginam que os políticos exterminaram com o Brasil. Não é verdade. Há uma clara evolução sociológica e política e esses políticos, que antes eram obrigados a governar no padrão existente, estão livres para governar com a grandeza necessária. Eu os acolho (os que se abstiveram) de braços abertos. Vamos governar juntos”, afirmou.

Amazonino filosofou. Ele citou o escritor Gore Vidal, na obra “Criação”. “Houve um encontro de filósofos invejosos com Confúcio, na Velha China, que perguntaram: ‘É verdade que se deve pagar o mal com o bem?’. E ele respondeu: ‘E o bem, como é que se paga?’. Você perdoa quem fez o mal, mas quem lhe fez o bem torna-se dono de você”, enfatizou, para declarar “eterna gratidão ao povo do Amazonas”.

O governador finalizou agradecendo ao vice, Bosco Saraiva, pelo gesto “estoico” (aceita sacrifício com resignação) de assumir o cargo de secretário de Segurança.

“Agora é arregaçar as mangas e lutar, trabalhar”, concluiu.

Veja também

Usuário de drogas é esquartejado e partes do corpo são jogadas em rua, no AM Conforme a PM, Victor era usuário de drogas e também era envolvido em roubos na cidade. Foto: DivulgaçãoVictor da Silva Barbosa, de 21 anos, foi encontrado morto e esquartejado na madrugada desta sexta-feira (23), no bairro Cidade Nova, em Autazes, a 113 km de distância...
Dois jovens são presos após assaltarem escola no Educandos. Um deles usava farda da instituição Após a prisão, as vítimas compareceram a Delegacia-Geral da Polícia Civil, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste, para fazer o reconhecimento e depor sobre o caso. Foto: DivulgaçãoCleiton Leal de Alencar, de 20 anos, e Mateus Siqueira Gomes, de 21 anos, foram presos na noite ...
Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckmin e anuncia que distrito industrial ... Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckimin e diz que, segunda-feira, se estiver melhor, poderá atender. Os dois disputam a candidatura do PSDB a presidente da RepúblicaO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, voltou a criticar as prévias inter...
Colégios da PM liberam alunos mais cedo por falta de professores e Seduc anuncia mais 180 mestres pa... Colégios da PM liberam alunos mais cedo alegando que não podem mais suprir ausências de professores contratando temporários. Na foto, formatura de Ensino Médio do CMPM 3, no Campos Sales, uma das escolas mais destacadas do Estado.O aviso é claro: "Comunicamos aos senhor...
Maus tratos a idosos? Saiba como denunciar em Manaus Nos últimos anos, o Disque Idoso já recebeu 12.060 denúncias. Foto: Semcom/Divulgação São cada vez maiores os índices de maus tratos contra pessoas acima de 60 anos, seja por violência física, psicológica, patrimonial ou negligência. Segundo a Organização Mundial de Saúde ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook