Amazonino assume revelando milagre, falando em ‘paz entre poderes’, ‘doce sacrifício’ e elogiando abstenção

O governador Amazonino Mendes acaba de tomar posse. O presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Abdala Fraxe, ligou pra ele no fim da manhã, acertou o horário das 11h e pôs fim a uma novela que se arrastava por semanas.

Em vários momentos falando na terceira pessoa, o governador disse em seu discurso que a “perversidade está sepultada no espírito de Amazonino Mendes”, acrescentando que pretende “estabelecer um relacionamento de paz entre os poderes”, buscando atenuar a tensão com a cúpula da Assembleia Legislativa. “Governante que não respeita o Legislativo não é legal, da mesma forma que o Legislativo deve respeitar o Executivo”, disse.

O grupo ligado ao governador temporário David Almeida ainda tem esperanças de que o STF, num julgamento marcado para amanhã (05/10), anule a eleição suplementar do Amazonas. A suspensão da posse, pedida ao Supremo Tribunal Federal (STF) e que deveria ser “julgada com urgência” pelo plantonista da corte, ministro Ricardo Lewandowski, acabou não acontecendo.

“Vou cumprir este pedaço de mandato com honra, decência, dignidade, grandeza de espírito e sobretudo espírito público. Não haveria nenhum sentido para um homem que perdeu um dos momentos mais amados, que é a convivência dos filhos, para se dedicar ao meu povo, à minha gente, fazer diferente”, disse.

Amazonino afirmou que aceita o “doce sacrifício, um sacrifício amado, querido, que agora coloca na nossa alma todas as rosas, sem espinhos, o sacrifício do amor pelo povo”, referindo-se ao quarto mandato de governador do Amazonas.

 

Milagre

Ao fazer menção ao Dia de São Francisco, hoje (04/10), Amazonino revelou um milagre. Doente de tinea, uma dermatofitose também conhecida como frieira, morando no Ceará, a mãe teria feito uma promessa a São Francisco. Na madrugada, durante o sono, ela teria recebido o aviso de que o filho estaria curado. Foi ao quarto e, realmente, o pequeno “Negão” se curara. São Francisco é também padroeiro de Eirunepé, cidade natal dele. “Todo esse tumulto em torno da minha posse foi apenas para que ela ocorresse no dia dele”, concluiu.
Abstenção, brancos e nulos

A enorme abstenção, nulos e brancos na eleição suplementar foi um “sinal extremamente positivo do povo brasileiro” para ele. “Ocorreria em qualquer lugar da Nação. É recado do povo. Além da eleição solteira, essa advertência é nacional. Esses eleitores, fora do processo através da eleição e do voto, imaginam que os políticos exterminaram com o Brasil. Não é verdade. Há uma clara evolução sociológica e política e esses políticos, que antes eram obrigados a governar no padrão existente, estão livres para governar com a grandeza necessária. Eu os acolho (os que se abstiveram) de braços abertos. Vamos governar juntos”, afirmou.

Amazonino filosofou. Ele citou o escritor Gore Vidal, na obra “Criação”. “Houve um encontro de filósofos invejosos com Confúcio, na Velha China, que perguntaram: ‘É verdade que se deve pagar o mal com o bem?’. E ele respondeu: ‘E o bem, como é que se paga?’. Você perdoa quem fez o mal, mas quem lhe fez o bem torna-se dono de você”, enfatizou, para declarar “eterna gratidão ao povo do Amazonas”.

O governador finalizou agradecendo ao vice, Bosco Saraiva, pelo gesto “estoico” (aceita sacrifício com resignação) de assumir o cargo de secretário de Segurança.

“Agora é arregaçar as mangas e lutar, trabalhar”, concluiu.

Veja também

Inscrições para Corrida Cidade de Manaus começam nesta quarta-feira Uma das corridas mais tradicionais de Manaus está de volta. A 8ª edição da Corrida Cidade de Manaus será realizada no dia em que se comemora o aniversário da capital amazonense, 24/10, com concentração às 7h30 e largada às 8h, no Anfiteatro do Complexo Turístico da Ponta Neg...
Seripa 7 vai investigar as causas do acidente com avião do Greenpeace em Novo Airão Partes da aeronave serão retiradas para análise, na ação inicial do processo que vai apontar a causa do acidente. Foto: DivulgaçãoO Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 7), órgão regional do Centro de Investigação e Preve...
EXCLUSIVO: Avião cai com cinco turistas próximo a Novo Airão. Sueca teria morrido. Veja fotos Uma aeronave de prefixo com as iniciais PR e com a grafia Anta na lateral caiu por volta de 14h no Rio Negro no município de Novo Airão. Quatro pessoas teriam sido resgatadas com vida e uma outra que seria uma turista sueca estaria em óbito.Um professor identificado ...
Ministério Público faz Raio-X e pede extinção do Instituto Novos Caminhos. Veja o documento O empresário Mouhamad Moustafa foi um dos presos da operação 'Maus Caminhos'. Foto: Divulgação O Ministério Público do Estado do Amazonas por meio da 46ª Promotoria de Justiça está sugerindo à Justiça uma ação civil pública em que pede a extinção do Instituto Novos Caminho...
Ufam lança edital para exame de proficiência em tradução e interpretação Libras/Português A Coordenação de Tradutores Intérpretes de Libras/Português da Universidade Federal do Amazonas (TILSP/Ufam), por meio da Comissão de Inclusão e Acessibilidade (EUAPOIO) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proext), divulga o edital para o primeiro Exame Estadual de Certificação de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook