Vice-governador e novo secretário de Segurança, Bosco Saraiva, anuncia retorno do “Ronda no Bairro”

Bosco Saraiva adiantou que um dos programas que vai retomar na Segurança Pública é o “Ronda no Bairro”, lançado em 2011, que tinha ronda permanente de turnos para cobrir as 24h. Foto: Arquivo

Empossado nesta quarta-feira (4) como vice-governador do Estado, Bosco Saraiva (PSDB) vai acumular no Poder Executivo, uma das mais importantes pastas do Governo, a secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

E durante a diplomação e a posse, Bosco já adiantou que um dos programas que voltará com força total é o “Ronda no Bairro”, lançado em 2011, na época do então governador Omar Aziz, hoje senador da República. À frente do projeto estava o coronel Amadeu Teixeira, que assume como secretário-adjunto do órgão.

“Vamos dar total apoio à segurança pública, ao sistema e à mensagem de Amazonino de que precisamos que a segurança funcione melhor, com maior eficiência e a população tenha tranquilidade nas ruas. A ‘Ronda no Bairro’ vai retornar com brevidade”, anunciou o vice e secretário.

Amazonino explicou a escolha de Bosco para o cargo em razão da necessidade de precisar ter efetividade e autoridade na pasta. “Fui buscar a autoridade do vice-governador para este encargo pesado, difícil, duro e complicado, mas que ele dará conta, fazendo ainda a união e integração de todos os agentes necessários”.

No auge do programa, segundo dados da SSP-AM, a capital tinha uma ronda permanente de 24 horas a cada raio de 3 quilômetros quadrados de Manaus, composta por 18 policiais, uma viatura e duas motos de apoio.

Além de um programa, a ideia da ronda era de integrar mais o policiamento ostensivo junto à comunidade, reduzindo os índices de criminalidade. Entre 2011 e 2013, por exemplo, o número de roubos e furtos teve queda de 12,4%, passando de 63.714, em 2012, para 55.757, em 2013.

Até 2014, além de Manaus, o programa foi implantado nos municípios de Maués, Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Tefé, Coari, Tabatinga e Eirunepé, mas foi descontinuado na gestão do ex-governador cassado José Melo e do governador interino David Almeida.

Veja também

SSP-AM deflagra Operação Jejuardes, evita arrastão e tem 2 presos nas primeiras horas Secretário e vice-governador Bosco Saraiva acompanhou início da operação que segue por todo o período da Quaresma na capital. Foto: Divulgação SSP-AMDuas pessoas foram presas em flagrante na noite desta quinta-feira (22) durante o início da Operação Jejuardes, da Secret...
Cidade tem aumento de 7% no número de homicídios durante o Carnaval Cerca de 2,5 mil homens atuaram nos dias de folia, especialmente nos grandes eventos, como desfile das escolas, carnaboi e bandas. Foto: Divulgação SSP-AM De quinta-feira (8) até a madrugada de quarta (14), o sistema de segurança pública registrou 14 homicídios na capi...
Número de homicídios tem redução de 30% no fim de semana Gordo de Carnaval Yago da Silva Aquino, 24, que foi executado na noite deste domingo (11) com pelo menos três tiros na cabeça, na rua Fortaleza esquina com rua Iraque, bairro Grande Vitória, foi um dos quatro homicídios registrados neste domingo, totalizando sete assassinatos de sexta a domin...
Hospital Adriano Jorge amplia capacidade e abre mais 47 novos leitos Hoje foi entregue uma ala de enfermaria com 47 novos leitos ocupando o quarto andar da unidade. Fotos: Valdo Leão/ SecomO Governo do Amazonas entregou, nesta sexta-feira (9), uma ala de enfermarias com 47 novos leitos de internação, na Fundação Hospital Adriano Jorge (F...
Escolas de samba são orientadas sobre participação de crianças nos desfiles Crianças menores de cinco anos não podem desfilar, nem estar presente nos eventos, enfatizou o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva. Foto: Bruno Zanarco/ SecomEscolas de samba de Manaus têm até esta quarta-feira (7) para regularizar a participação de...

3 comentários para “Vice-governador e novo secretário de Segurança, Bosco Saraiva, anuncia retorno do “Ronda no Bairro”

  1. Luiz Fernando Sevalho disse:

    E tem alguma provisão para o próximo concurso da PM ?

  2. Oziel paulo disse:

    Excelente, goataia de deixar minha opinião sobre uma eficiente segurança pública, que séria muito mais eficiente se fosse realizado um processo seletivo para incorporação de mais soldados da pm se caso for haver almento do efetivo de militar, pois pelo processo será feito uma tiragem de seleção para o recrutamento, e existe muito profissionais formados em segurança que gostariam de ser pm e prestar um serviço com responsabilidade honestidade e competência. O Concurso na dar chance para pessoas entrarem na corporação militar com vicios e maus costumes ou até mesmo ja com intuito de sujar a corporação militar.

  3. rinaldo batista disse:

    O governador esta ciente funcionarios do ciops contratados foram mandados embora estao emprego o que esses pais de familia irao fazer, ele prometeu nao tirar o emprego de ninguem o sr. Secretrio de segurança tem ciencia desse fato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook