HPS Delphina Aziz começa a realizar cirurgias ginecológicas nesta semana. Veja a lista de procedimentos

Neste mês, quando no mundo todo são realizadas ações para conscientizar sobre o câncer de mama por conta da campanha Outubro Rosa, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus, inicia a realização de cirurgias ginecológicas. Serão realizados nove procedimentos diferentes de ginecologia, entre eles, os que previnem o câncer de mama e o câncer de colo uterino – tipo da doença que mais acomete e mata mulheres amazonenses.

O Delphina Aziz é uma unidade do Governo do Amazonas administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), uma organização social sem fins lucrativos.

As primeiras cirurgias ginecológicas serão realizadas ainda esta semana, mas o atendimento às pacientes começou no início do mês. “O serviço de ginecologia cirúrgica foi iniciado nos primeiros dias de outubro com consultas ambulatórias de pacientes que já haviam recebido indicação médica de procedimento cirúrgico. Não se trata de um mutirão de saúde. Estamos atendendo pacientes diagnosticadas em outras unidades e encaminhadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg)”, disse o coordenador do Centro Cirúrgico do Delphina Aziz, Wagner William. 

Como vai funcionar

A paciente não deve ir diretamente ao HPS Delphina Aziz, antes, precisa ser encaminhada por uma unidade de saúde onde foi diagnosticada. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Policlínica, por exemplo, a paciente recebe a indicação de cirurgia. Nessas mesmas unidades ela deve procurar o Sisreg e solicitar que o procedimento cirúrgico seja realizado no Delphina Aziz. O Sisreg, por sua vez, encaminha essa paciente ao ambulatório do HPS Delphina Aziz.

No Delphina Aziz ela passará por consulta com cirurgião e anestesista, além de outros procedimento necessários. Depois disso a cirurgia é marcada e realizada. Em caso de dúvidas, entre em contato com o NIR do HPS Delphina Aziz (92) 3182-9750.

Cirurgias disponíveis

Além da retirada de nódulo de mama e conização, procedimentos que previnem, respectivamente, o câncer de mama e o câncer de colo uterino serão realizados outras cirurgias ginecológicas no Delphina Aziz. São eles: laqueadura da paciente que já fez planejamento familiar, doenças da vagina, cisto de ovário e cirurgias dos anexos do útero.

A conização é o tratamento de uma lesão precursora do câncer de útero. “Ocorre uma inflamação no colo do útero, geralmente relacionada com o HPV, e de oito a dez anos se transforma de um doença de câncer de colo de útero. Se nesse espaço de tempo a gente tratar essa lesão, a paciente fica curada e evita o câncer”, disse Wagner.

Inaugurado em agosto, o Centro Cirúrgico do HPS Delphina Aziz já realizava outros três procedimentos: vesícula biliar, hérnia e dermatológica. O Centro Cirúrgico conta com onze salas. Em agosto foi inaugurado, também, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 112 leitos de internação.

Veja também

Orquestra Barroca apresenta miniópera ‘Les Plaisirs de Versailles’, com entrada franca, no Palácio R... A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) encerra suas atividades no ano de 2017 com a apresentação da miniópera “Les Plaisirs de Versailles” neste sábado (16/12), às 18h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro. A apresentação tem entrada gratuita e conta com o apoio ...
Reunião do CAS em Rondônia avalia mais de US$ 330 milhões em investimentos   A Suframa tem superintendente interino desde outubro de 2014O Conselho de Administração da Suframa (CAS) realiza nesta quinta-feira (14), às 10h, no auditório da Governadoria, no 9º andar do Edifício Pacaás, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho (RO), a sua 281ª Reuniã...
Evandro Melo, Pedro Elias, Wilson Alecrim, Raul Zaidan e empresários são alvos de nova fase da Maus ... Evandro Melo, irmão do ex-governador José Melo e ex-secretário estadual de Administração, é um dos implicados na nova fase da Maus CaminhosEx-secretários de Saúde do Amazonas e empresários com ligação ao médico Mohamad Moustafa são alvos de operação da Polícia Federal. ...
Mulher atravessa rua correndo em frente à Fametro e agoniza em cima de carro, após atropelamento. Ve... Atropelamento deixou vítima estendida em cima do capô do carro, esperando atendimentoUma mulher, que parecia fugir de um homem, atravessou a Constantino Nery correndo e foi atropelada, em frente à Fametro. Identificada apenas como Jenifer, parecia desesperada, segundo t...
Adaf inicia vacinação em bovinos e equídeos contra raiva em Novo Airão e Barcelos nesta quarta-feira... Ao todo mil doses de vacinas foram encaminhadas para Novo Airão e 200 para Barcelos. Foto: ArquivoDentro do trabalho de defesa à saúde animal, o novo governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), órgão vinculado ao Siste...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *