Presidente do Manaustrans explica mudanças no cruzamento São Jorge-Coronel Teixeira-Ipase-Jacira Reis

As avenidas São Jorge e a Coronel Teixeira vão perder parte do canteiro central

Franklin Pinto explica as mudanças num dos cruzamentos mais complicados de Manaus

O Manaustrans vai mudar um dos maiores gargalos do trânsito de Manaus, cruzamento das avenidas São Jorge, Coronel Teixeira, Jacira Reis e Ipase. Até novembro, semáforos vão desaparecer e direitas e esquerdas livres serão criadas. No cruzamento Pedro Teixeira-Coronel Teixeira, as três pistas Ponta Negra-Centro não passarão para duas bruscamente, como hoje. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito vai diminuir o canteiro central e as três pistas continuarão.

As mudanças, incluindo construção de alça para retorno na Jacira Reis, serão implementadas, em três etapas, até fim de novembro.

O presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, explica detalhadamente o que mudará, nesta entrevista ao Portal do Marcos Santos:

 

Porta do Marcos Santos – Quando serão implementadas todas as mudanças no trânsito no cruzamento Jacira Reis-Coronel Teixeira-Ipase?

Franklin Pinto – Ontem iniciamos a primeira etapa. Serão várias. Nossa ideia é que até o fim de novembro tudo esteja concluído. O prefeito Arthur Virgílio exigiu o máximo de agilidade com o mínimo de transtornos à população. Mas dependemos do clima – porque não dá para trabalhar com chuva – e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

pms.am – Qual é a primeira etapa?

Franklin – Começamos a alça da Jacira Reis com coronel Teixeira. Ela vai evitar que moradores dos condomínios cruzem a Pedro Teixeira e avenida São Jorge para retornar à Jacira Reis. Na segunda etapa, em duas semanas mais ou menos, vamos incluir as avenidas do Ipase, Compensa, São Jorge e Coronel Teixeira. Isso engloba do Cigs até a Jacira Reis. Esse trecho vai se tornar mão única no sentido centro-bairro. Vai ter direita livre, para a Jacira Reis, e esquerda livre, para a Ipase. E vamos eliminar semáforos.

pms.am – O que mais muda?

Franklin – Outra etapa será na bola da Pedro Teixeira com Coronel Teixeira – Bola do Carrefour. Vêm três faixas, no sentido Ponta Negra-Centro, e de repente estrangula para duas. Vamos eliminar uma parte do canteiro para manter as três pistas, sem o estrangulamento. Será a última etapa.

pms.am – Como fica para quem vai da Jacira para a Ipase, no sentido da Prefeitura, na Compensa?

Franklin – Quem vem da Jacira Reis para o Ipase terá um semáforo de dois tempos, para evitar retenção. Isso a gente não vai mexer. Quando estiver na Ipase é o tempo inteiro livre para ir para a Compensa, à direita, ou à esquerda, para o Centro.

 

pms.am – A Bola do Carrefour se mantém como está, com um dos retornos (bairro-centro) fechado?

Franklin – Sim. Não vamos mexer nisso.

 

pms.am – Como está distribuído o trabalho de implementação dessas medidas na Prefeitura?

Franklin – A Seminf faz as obras e o Manaustrans entra com projeto e sinalização, vertical e horizontal. Tem também a Amazonas Energia, que vai retirar a iluminação do canteiro central da avenida São Jorge, do Cigs à Jacira Reis, para as laterais.

 

pms.am – O canteiro central desse trecho (avenida São Jorge até Jacira Reis) será retirado?

Franklin – Sim. Vamos retirar todo o canteiro central. Previsão é que isso esteja pronto até o fim da próxima semana. Vamos procurar causar o menor impacto possível, salvando as árvores. Na alça da Jacira Reis, por exemplo, não serão cortadas árvores.

 

pms.am – Tem outras mudanças como essa, no trânsito, vindo por aí?

Franklin – Sim. Nós dependemos da Semcom (Secretaria de Comunicação), que vai trabalhar na informação à população, e da Seminf, que fará as obras. Vamos mexer na Nathan Xavier de Albuquerque (sai da Avenida das Torres para o Novo Aleixo). Será feita uma rotatória perto da feira. Mas a Seminf é que tem melhores dados sobre isso.

Veja também

Prefeitura fará nova intervenção viária para melhorar trânsito no bairro São Jorge O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, disse que esta será a quarta intervenção viária executada neste ano. Foto: Semcom/DivulgaçãoUma nova intervenção viária será iniciada pela Prefeitura de Manaus na próxima segunda-feira, 9/10, na esquina das a...
Terceira vítima de mordida de morcego passa por cirurgia bem sucedida na FMT mas segue em estado gra... Foto: DivulgaçãoA Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde  (Susam), informa que realizou com sucesso um procedimento neurocirúrgico em um paciente de 14 anos, oriundo o município de Barcelo...
Famílias das zonas norte e leste vão receber 1.760 títulos definitivos de imóveis Foto: ArquivoO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Política Fundiária (SPF), vai entregar 1.760 títulos definitivos de imóveis para moradores de sete bairros das zonas leste e norte de Manaus. A entrega será no sábado, dia 16 de dezembro, às 9h, na Escola Est...
SSP-AM vai cadastrar carregadores da Manaus Moderna Segundo denúncias, supostos carregadores do porto da Manaus Moderna estariam ameaçando e até extraviando mercadorias e pertences de clientes que não aceitam os valores cobrados pelo serviço.Foto: Bruno Zanardo - Secom A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ...
Comunitários do Rio Unini afirmam que falta de energia aumenta ataques de morcegos. Gerador está que... Comunidade do Rio Unini em Barcelos vive dias de escuridão. (Foto Rosângela Jesus/ Facebook da Resex Unini)A população das nove comunidades do Rio Unini, no Amazonas, vive dias de tristeza e preocupação. Uma criança e um adolescente morreram vítimas de raiva humana, pos...

4 comentários para “Presidente do Manaustrans explica mudanças no cruzamento São Jorge-Coronel Teixeira-Ipase-Jacira Reis

  1. Henrique disse:

    Esse seu mapinha, sim, Marcos Santos, está bem explicado, pois o que foi elebaorado e divulgado no zap zap deixava dúvidas sobre o sentido Jacira Reis-Ipase, mas agora sei que haverá um sinal ali e com isso não precisarei ir até o “inferno” para acessar a Ipase.

  2. Paula Santos disse:

    É muito boa essa novidade : Sr. Governador Amazonino Mendes suspende por 30 dias pagamento aos contratos. Muito bem Sr Governador como ficam os funcionários das empresas terceirizadas que prestam seus serviços aos hospitais e maternidades desta cidade?? Já pensou no caos que vai ser sem nosso salários tão esperados. Luz água gás de cozinha IPTU escola vamos pagar com juros nossas contas .Precisamos , nos alimentar também é ter transporte aos nossos locais de trabalhos. Como vai ser ? Pagamentos quem sabe só em novembro? A comissão vai decidir e enquanto isso vamos sofrendo dia após dia. A Comissão tem os seus vencimentos em dias . !! Uma vergonha , um descaso com os pais de famílias que esperavam seus salários. Mais uma vez vem a decepção. Muito obrigada Sr Governador Amazonino Mendes.

  3. Marco disse:

    Mudar é preciso, principalmente nas vias que somente possuem duas faixas de rolamento em mão única (Rodrigo Otávio, Efigênio Sales, Darcy Vargas (e outros nomes desta via), Maceió.
    Além do reduzido número de faixas, faltam: retornos, recuos para veículos em pane ou acidentados e baias com faixas de desaceleração e aceleração para coletivos.
    O trafego fluirá, porém como ficará a segurança dos pedestres ?
    Não sou técnico de trânsito, mas sou pedestre e condutor por isto acredito que o meio mais seguro de travessia de vias é a faixa de pedestres conjugada com o semáforo com botoeira.

  4. Aluizio disse:

    Gostaria que o presidente explicasse o que é feito com a arrecadação das multas realizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *