Confira a programação dos 300 anos do encontro da imagem de N.S. da Conceição Aparecida em Manaus

Igreja católica comemora hoje os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora de Aparecida por pescadores. Em Manaus, Santuário recebe programação que incluí missa campal e procissão à tarde. Foto: Reprodução

A Igreja Católica no Brasil celebra, nesta quinta-feira (12), os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com grande celebrações e vasta programação em todo o País. Em Manaus, no Santuário que leva o nome da santa, as festividades iniciaram no dia 1º e seguem até o dia 15.

O ponto alto da festa é hoje, que tem como tema “Das águas ao coração dos humildes”. Ainda nas primeiras horas do dia, às 5h30, foi realizada uma carreata, que percorreu as principais vias do bairro de Aparecida, onde fica a igreja. Logo em seguida, às 6h, ocorreu um café comunitário partilhado. Às 8h, a Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida e às 10h, a Celebração das Crianças.

Pela parte da tarde, as atividades iniciam ao meio dia, com a oração do Terço Mariano. Às 14h, a equipe de Liturgia do Santuário conduzirá o Ofício de Nossa Senhora, seguido da acolhida e oração dos devotos à Virgem Maria.

A procissão solene está marcada para às 17h e percorrerá o entorno do Santuário, passando pelas ruas Alexandre Amorim, 10 de Julho, Ferreira Pena, avenida Leonardo Malcher, e rua Luiz Antony, com retorno pela Ramos Ferreira. Na chegada, uma Missa Campal será realizada, encerrando as festividades do dia da Padroeira do Brasil e o Ano Mariano Nacional, na Arquidiocese de Manaus.

Confira a programação completa:

– 5h30: Carreata

– 6h: Café comunitário

– 8h: Missa solene

– 10h: Missa das crianças

– 12h: Terço Mariano

– 14h: Ofício de nossa senhora

– 16h: Acolhida dos devotos

– 17h: Procissão Solene

– 18h: Celebração campal

Data solene

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil. Esta é a data que homenageia a padroeira do Brasil e se comemora o Dia das Crianças. O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

Devido à importância que esta santa possui no país, foi construído um santuário dedicado a ela no estado de São Paulo. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.

De acordo com a lenda, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.

Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. De seguida, as suas redes que até então vinhas vazias, abundavam em peixes.

Dezessete anos depois do achado foi construída a primeira capela. Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no País.

Veja também

Fundo Manaus Solidária promove três dias de festa, animação, carinho e atenção às crianças Hoje o Fundo Manaus Solidária (FMS) encerrou a maratona de festas pela passagem do Dia das Crianças com saldo mais do que positivo em alegria, amor, diversão, carinho e sentimento de dever cumprido. Desde a última segunda-feira (9), o FMS, órgão da estrutura da Prefeitur...
Parque Cidade da Criança tem programação especial neste dia 12 de outubro Parque Cidade da Criança terá extensa programação de encantamento e imaginação nesta quinta, de 10h às 20h, com entrada gratuita. Foto: DivulgaçãoCom melhorias em sua estrutura, o Parque Cidade da Criança terá uma extensa programação de encantamento e imaginação nesta q...
Grupo de pesca esportiva formado no Whatsapp presenteia pelo Dia das Crianças no Mutuca e Rio Preto Lembrança acendeu os sorrisos das criançasUma ação solidária de arrecadação de brinquedos, feita entre os dias 02/10 a 06/10, animou o Dia das Crianças nas comunidades do rio Mutuca, em Autazes, e Moriá, em Rio Preto da Eva. Foi o segundo ano da iniciativa.O trabalh...
Vendas no Dia das Crianças pode ter o melhor desempenho dos últimos 4 anos Volume de vendas do comércio varejista no Dia das Crianças deve registrar alta de 3,4% este ano, melhor desempenho desde 2013, segundo CNC. Foto: DivulgaçãoO volume de vendas do comércio varejista no Dia das Crianças deverá registrar crescimento de 3,4% neste ano, o mel...
‘Semana da Criança’ terá programação especial no Parque Cidade da Criança Personagens do filme "Frozen" estarão na programação do Parque Cidade da Criança. Foto: Ingrid Anne/ManauscultCom expectativa de mais de 21,6 mil pessoas, o Parque Cidade da Criança promete uma semana, de 9 a 13/10, de muita brincadeira e atrações com personagens in...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook