Secretários demitidos sob ordem para ‘ficar em exercício’. CGL para e AM pode perder dinheiro alemão. Em Tempo demite. Arthur no RJ

A maioria dos demitidos do Governo Amazonino preferiu mesmo aproveitar o feriadão viajando

Epitácio Neto, que ficou 13 anos à frente da CGL, é um dos demitidos que permanece no “exercício” do cargo, mas a equipe está paralisada por falta de ordens

O panavueiro é tão grande que o espaço para o título ficou pequeno para falar dessa curiosidade que circula entre os demitidos pelo Governo Amazonino Mendes. O fato está no decreto do Governo do Estado que exonerou os secretários da gestão David Almeida, na quarta-feira (04/10). Logo depois da exoneração, o texto acrescenta a “determinação” para que todos permaneçam no exercício do cargo até a posse do sucessor. Ou seja, “você está demitido, mas assinando coisinhas até o cara que vai pro seu lugar assumir”. Isso é novidade na engenharia burocrática.

 

Texto

O decreto nº 38.309, de 04 de outubro de 2017, afirma:

Art. 1º Ficam exonerados os titulares de cargos de confiança de Alta Direção da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo identificados nos Anexos I e II deste Decreto.

Art. 2º Fica determinado (sic) aos agentes públicos a que se refere o artigo anterior a permanência no exercício do respectivo cargo, até a posse do novo titular.Leia: Diario-Oficial-04

 

Perguntinha

Como é que Amazonino Mendes primeiro demite e depois determina que o secretário fique “no exercício” do cargo? Ele pode dar ordens a quem foi demitido?

 

CGL paralisada

Desde a quarta, 04/10, quando o até então presidente da Comissão Geral de Licitação (CGL), Epitácio de Alencar e Silva Neto, foi exonerado, os 100 funcionários do órgão estão sem saber o que fazer. Ele próprio, no “exercício” do cargo, aguarda ordens. Com pouco tempo para administrar, antes dos impedimentos eleitorais de 2018, o governo deveria correr justo nessa área.

 

Dinheiro alemão

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) recebeu cerca de R$ 10 milhões doados – isso mesmo, doados!!!! – pelo governo alemão. Destina-se à construção da sede da secretaria. Mas o processo burocrático, incluindo a licitação da obra, precisa estar encerrado até dezembro ou o dinheiro volta. Sem CGL e com o tempo passando, o dinheiro está mais pra lá de que pra cá.

 

‘Passaralho’ no Em Tempo

Não se espante o leitor. “Passaralho” é a expressão usada pelos jornalistas, desde priscas eras, quando se referem às demissões em massa. O jornal Amazonas Em Tempo, ou simplesmente Em Tempo, acaba de enxugar a redação de 54 para 37 jornalistas.

 

Online forte. ‘Agora’ acaba

A ideia da direção do jornal parece ser de fortalecer o portal da casa na Internet. Todos os funcionários do online serão incorporados à redação do impresso. Este sábado (14/10), o tabloide “Agora” não circula mais e dentro de alguns dias as edições do resto da semana serão extintas também.

 

Aldísio sai

O poeta Aldísio Filgueira, um dos mais respeitados e de maior qualidade de texto do Amazonas, está entre os demitidos do Em Tempo. Durante muitos anos, ele foi o redator do editorial da publicação.

 

Arthur palestra no RJ

O prefeito Arthur Virgílio será palestrante no seminário “Pacto pelo compromisso com a gestão fiscal dos Municípios do Rio de Janeiro”. Ele falará sobre “Situação fiscal do Município: diagnóstico e boas práticas”. Será às 9h de segunda (16/10), na sede da Firjan, na avenida Graça Aranha, 1, 2º andar, Centro de Convenções, Centro, Rio de Janeiro.

 

Namoro antigo

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) sempre demonstrou interesse em Arthur Virgílio. Quando ele foi líder do governo FHC, ainda deputado federal, chegou a convidá-lo para transferir o título do Amazonas para o Rio e encarar uma candidatura naquele Estado. A Firjan, agora, estudou 4.544 dos 5.570 municípios do País e deu a Manaus a 33ª posição, a primeira entre as capitais, no quesito “responsabilidade fiscal”. A capital mais próxima ficou em 3.276º lugar.

 

Ciúmes de ‘Sonia’

O fato é verídico. A coluna se reserva o direito de guardar a identidade dos personagens.

O casal estava viajando pela Itália, visitando pontos turísticos da Região da Campanha, como a Ilha de Capri e Pompéia, a cidade destruída pelo Vesúvio.

O marido, colecionador voraz, encontrou uma simpática adega, para cinco garrafas, ideal para o escritório. Não titubeou em comprá-la e passou a carregá-la de um lado para o outro, enquanto a viagem continuava.

A mulher se enterneceu com a dedicação do marido, até que seu coração quase parou! O motivo é que na embalagem, discretamente, uma inscrição estava bem clara: SONIA.

“Esse desgraçado está levando uma lembrança para a amante”, pensou.

Quanto mais o marido se apegava ao objeto, mais o ódio da esposa aumentava.

Mesmo assim, ela decidiu esperar a chegada para acabar com a palhaçada. “Deixa ele penar carregando esse trambolho e quando chegar ele vai ver”.

A viagem, paradisíaca, passou a ser compartilhada pela ideia da traição.

De volta a Manaus, ela foi correndo pegar a adega, disposta a “esfregar” a prova da traição na cara do marido. Mas ele a tinha deixado “de cabeça para baixo”. E só então ela percebeu o que realmente estava escrito:

“VINOS’.

O ciúme cega e, de ponta cabeça, ela viu o “V” se transformar num “A”.

Veja também

Anúncio de rombo e ameaça de CPI na saúde são ventos do confronto David x Amazonino, Omar e Arthur... Deodato promete apresentar documentos que comprovam o tamanho do rombo na saúdeO governador Amazonino Mendes, experiente até a medula na política, sabe que, mais que de cargos, político vive de perspectiva de poder. Os acólitos, sempre ao redor dos cofres públicos, segu...
Estado para de pagar fornecedores por 30 dias até comissão revisar todos os contratos O secretário Alfredo Paes disse que o objetivo da revisão dos contratos é adequá-los à realidade financeira e orçamentária atual do tesouro estadual. Foto: ArquivoO Governo do Amazonas suspendeu, por um prazo de 30 dias, os pagamentos decorrentes de todos os contratos a...
Amazonino revoga decreto de feriados e pontos facultativos e mantém expediente normal na sexta-feira... Governador Amazonino Mendes revogou decreto que estabelecia pontos facultativos e feriados em calendário do governo. Na próxima sexta, 13, haverá expediente normal. Foto: Clóvis Miranda/ SecomO governador do Amazonas, Amazonino Mendes, revogou o Decreto 37.550, de janei...
Detran, CGL, Seap, Seplan, Suhab, Procon e SPF sem comando. AM só com sete deputados Leonel Feitoza já está de volta à pele de defensor públicoOs funcionários de vários órgãos do Governo do Estado estão atônitos. O governador Amazonino Mendes foi cirúrgico e retirou todos os titulares que serviram ao governador David Almeida. Todos foram exonerados no m...
Comunitários do Rio Unini afirmam que falta de energia aumenta ataques de morcegos. Gerador está que... Comunidade do Rio Unini em Barcelos vive dias de escuridão. (Foto Rosângela Jesus/ Facebook da Resex Unini)A população das nove comunidades do Rio Unini, no Amazonas, vive dias de tristeza e preocupação. Uma criança e um adolescente morreram vítimas de raiva humana, pos...

4 comentários para “Secretários demitidos sob ordem para ‘ficar em exercício’. CGL para e AM pode perder dinheiro alemão. Em Tempo demite. Arthur no RJ

  1. Prof. Girão disse:

    Sobre a demissao e continuar respondendo.
    Vai receber a gratificação pelos dias que continuará respondendo?
    O estatuto não permite que ninguém preste serviço sem receber. Mas se foi demitido pode receber?

  2. PLÍNIO MENDES#ESTAMOS NA LUTA# disse:

    Quem tem telhado de vidro,pode se quebrar.2018 chegando e quem bate forte primeiro,pode ser o vencedor dessa disputa. Estaremos observando atentos mais um capítulo dessa novela!

  3. Sol disse:

    Votei no Excelentíssimo Sr. Governador Amazonino Mendes, mas já estou ficando preocupada com tanta indecisão…Vale lembrar que o POUCO tempo para mostrar à que veio. Todo barco precisa de um bom comandante. Portanto…vamos acabar com tanto mi mi mim e nomear Gestores competentes e juntos trabalharmos para um Amazonas MELHOR! PARABÉNS PELA ESCOLHA DO COMPETENTE Coronel Amadeu…ele tem muito a contribuir para uma melhor Segurança da população. SOL PRAIA.

  4. Alipio Aires disse:

    Artur pague o FUNDEB dos professores e deixe de mentir nas peças publicitárias do teu governo. As escolas municipais estão podres!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *