Em duas tacadas, Polícia Civil tira do mercado 100 kg de maconha tipo skunk avaliados em R$ 400 mil

Quatro pessoas foram presas com mais 30 kg de maconha tipo skunk, no bairro Crespo, em desdobramento de investigação de grupo que transporta e distribuiu drogas pela rota Tefé-Manaus. Foto: Divulgação PC-AM

Fernando Rubens Costa Lima, 29; Luciana da Silva Rodrigues, 33; Marcio Renison Façanha de Lima, 32, e Romero da Silva Nascimento Junior, 29, foram presos, em flagrante, por tráfico de drogas e associação para o tráfico, nesta segunda-feira (17), com 30 quilos de maconha do tipo skunk, em uma residência na rua Neves, bairro Crespo, zona Sul.

Nesta terça (17), eles foram apresentados, durante coletiva de imprensa, pelo delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), na Delegacia Geral. As prisões são resultado de desdobramento da operação deflagrada pela Polícia Civil, que ocorreu no ultimo domingo (15). Ao todo foram apreendidos 100 kg de maconha, avaliados em R$ 400 mil.

O grupo é suspeito de receber e distribuir a droga vinda da rota de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), uma das principais usadas por traficantes para abastecer Manaus, com entorpecentes vindos de Tabatinga e da Colômbia. Os 30 kg de maconha estavam dentro de um carro, modelo Cruze, de placas OAH-0636.

Para disfarçar o forte cheiro do entorpecente embalado em plástico, havia pupunha com o material para camuflar o odor. Às vezes usam café e perfume também.

“Esta é uma parte do grupo que estava sendo acompanhado. Fizemos a prisão no momento em que dois deles estavam recebendo a droga dentro do carro (Fernando Rubens e Romero da Silva). O alvo principal estava entregando a droga para eles na rua (Márcio Façanha). Dentro da casa, estava Luciana guardando outra parte”, explicou o delegado do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Paulo Mavignier.

“Existem três rotas principais e identificadas por onde a droga é escoada para a capital. A rota de Tabatinga, do rio Japurá e a do rio Negro. A de Japurá passa por Maraã e chega a Tefé. A rota de Tabatinga também chega a Tefé. Tefé é um dos pontos principais que estamos dando reforço com policiamento”, disse o delegado do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Guilherme Torres.

Fornecedores

A Polícia Civil vai seguir com as investigações para chegar aos fornecedores do tráfico. “Conseguimos prender os intermediadores, as ‘mulas’ e receptores, mas ainda falta os fornecedores que são nossos alvos. Eles são o braço de uma organização criminosa que a gente está combatendo”, falou Guilherme Torres.

A operação envolveu policiais do Denarc, DRCO e Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), quando foram apreendidos 65 kg da mesma substância ilícita em uma embarcação atracada no Porto da Manaus Moderna, no bairro Centro, zona Sul.

Após os trâmites cabíveis no Denarc, eles serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona Sul.

Veja também

Meia tonelada de droga, entre maconha e cocaína, é apreendida no rio Solimões Uma apreensão de 500 quilos de drogas foi feita no rio Solimões, perto do Município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), nesta segunda-feira (20), no chamado porto da Terra Preta.O resultado é continuação da Operação "Tarrafa", deflagrada pelas equipes da S...
Após reforço na zona Norte, Residencial Viver Melhor ganha unidade móvel de segurança Unidade móvel conta com 14 câmeras integradas ao CICC para monitoramento em tempo real. Sistema é capaz de identificar um rosto a até 3 km de distância. Fotos: Bruno Zanardo/ SecomCom o reforço do policiamento na zona Norte de Manaus, lançado semana passada pelo governa...
Família de 10 irmãos e parentes são alvo da Operação DNA de combate a organização envolvida em tráfi... Operação, que tem apoio do DIP de Iranduba, levou quatro meses de investigação. Foto: DivulgaçãoA Operação DNA, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas nesta segunda-feira (20), no Município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), visa desarticular uma operaç...
Operação DNA faz prisões e buscas em Iranduba por tráfico, homicídio e roubo. Alvo é família Oncinha... A Operação DNA foi deflagrada nesta segunda-feira (20) no Município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), que tem como alvo uma família, conhecida como Oncinha, com 10 filhos e parentes, todos ligados ao tráfico de drogas, homicídios e roubos.A operação teve i...
Homens são presos com 5 kg de cocaína no Terra Nova Dupla foi denunciada por tráfico e na rua São Bento, numa residência, polícia localizou mais drogas. Foto: DivulgaçãoRogério Alexandre Miranda, 35, e Edipo Vasqui Gomes, 29, foram presos neste sábado (19) pela Polícia Militar com 5 quilos de cocaína.O entorpecente e...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook