Uso de drone pela Polícia Civil já tem primeira baixa: foragido do sistema prisional é preso na zona Leste

A partir de operação de monitoramento com uso de drones, policiais conseguiram identificar e recapturar um foragido do sistema prisional no bairro Mutirão. Fotos: Reprodução

Um foragido do sistema prisional de Manaus foi recapturado nesta sexta-feira (20), no bairro Mutirão, zona Leste, durante uma operação de monitoramento policial com uso de drones.

Condenado por roubo a mão armada, Junior Melo Maciel cumpria pena no regime semiaberto e foi preso conduzindo uma motocicleta roubada. A prisão foi efetuada por policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

As aeronaves não tripuladas começaram a ser empregadas na semana passada pela Polícia Civil no monitoramento em tempo real de ocorrências e no mapeamento em vídeo de toda a capital.

Segundo o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, a tecnologia vai ser fundamental para facilitar os trabalhos de investigação e o desenvolvimento de operações policiais.

A prisão de Júnior Melo aconteceu enquanto os policiais faziam o monitoramento na região do comércio do Mutirão. A equipe identificou a moto roubada e, depois, prendeu Melo em flagrante. Ele vai responder inquérito por adulteração de chassi e será reconduzido ao sistema prisional.

“Durante o sobrevoo, a equipe identificou a moto roubada estacionada na feira e fizeram a abordagem e tinha um foragido do semiaberto”, disse o delegado Guilherme Torres, titular do DRCO.

Estrutura

Implantado por Saraiva, o monitoramento por drone terá, em cada região monitorada, uma base com uma equipe de quatro policiais civis responsáveis pela resolução de casos, com previsão de ação em até 3 minutos.

“O drone permite que, remotamente, vejamos qualquer movimentação suspeita. Além de identificar rostos e placas, com a aproximação da câmera. Mas não é só: permite, também, o emprego mais eficiente das equipes, de maneira coordenada e programada”, frisou Torres.

Georreferenciamento

Com a chegada dos drones, a Polícia Civil formará, ainda, um mapa em vídeo de toda a capital. O banco já está em construção e funcionará seguindo a mesma lógica do georreferenciamento, ou seja, será possível encontrar endereços, identificar as características geográficas e, com isso, otimizar a resposta policial.

Policiais da DRCO chegaram ao foragido a partir da moto roubada, estacionada na feira e fizeram a abordagem, encontrando o infrator

Veja também

Meia tonelada de droga, entre maconha e cocaína, é apreendida no rio Solimões Uma apreensão de 500 quilos de drogas foi feita no rio Solimões, perto do Município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), nesta segunda-feira (20), no chamado porto da Terra Preta.O resultado é continuação da Operação "Tarrafa", deflagrada pelas equipes da S...
Após reforço na zona Norte, Residencial Viver Melhor ganha unidade móvel de segurança Unidade móvel conta com 14 câmeras integradas ao CICC para monitoramento em tempo real. Sistema é capaz de identificar um rosto a até 3 km de distância. Fotos: Bruno Zanardo/ SecomCom o reforço do policiamento na zona Norte de Manaus, lançado semana passada pelo governa...
Dois homens são presos por policiais da Delegacia Móvel do Centro de Manaus Vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, esteve hoje nas ruas do Centro para ouvir demandas da população. Fotos: Valdo Leão/ SecomDois homens foram detidos suspeitos de roubo, neste sábado (18), por policiais da Delegacia Móvel localizada Centro...
SSP-AM determina proibição da atividade de limpadores de vidro após denúncias e prisões Só nesta semana, sete homens foram detidos após denúncias de ameaças e extorsão em pontos da cidade. Foto: Bruno Zanardo/ SecomA Secretaria Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) tem intensificado operações de identificação dos limpadores de para-brisas nos se...
Envolvido em roubos a ônibus e foragido do Compaj é recapturado na casa da mãe Feliz Oliveira estava foragido do sistema desde abril deste ano, onde responde por crimes de roubo, tráfico e associação para o tráfico de drogas. Foto: Divulgação Felix Oliveira da Silva, 25, foragido do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) de...

Um comentário para “Uso de drone pela Polícia Civil já tem primeira baixa: foragido do sistema prisional é preso na zona Leste

  1. José Carlos Mota disse:

    Bom dia, Marcos Santos

    Essa reportagem merece ser repassada para conhecimento do público no Brasil, e falta os links no rodapé da página da mesma para compartilhamento.

    Gostaria muito de compartilhar com o público brasileiro o que o Amazonas esta fazendo em termos de políticas de segurança público.

    Grato!!

    RESPOSTA
    Olá José Carlos, obrigado. Temos links de compartilhamento com quase todas as redes sociais no final da matéria. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook