Uso de drone pela Polícia Civil já tem primeira baixa: foragido do sistema prisional é preso na zona Leste

A partir de operação de monitoramento com uso de drones, policiais conseguiram identificar e recapturar um foragido do sistema prisional no bairro Mutirão. Fotos: Reprodução

Um foragido do sistema prisional de Manaus foi recapturado nesta sexta-feira (20), no bairro Mutirão, zona Leste, durante uma operação de monitoramento policial com uso de drones.

Condenado por roubo a mão armada, Junior Melo Maciel cumpria pena no regime semiaberto e foi preso conduzindo uma motocicleta roubada. A prisão foi efetuada por policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

As aeronaves não tripuladas começaram a ser empregadas na semana passada pela Polícia Civil no monitoramento em tempo real de ocorrências e no mapeamento em vídeo de toda a capital.

Segundo o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, a tecnologia vai ser fundamental para facilitar os trabalhos de investigação e o desenvolvimento de operações policiais.

A prisão de Júnior Melo aconteceu enquanto os policiais faziam o monitoramento na região do comércio do Mutirão. A equipe identificou a moto roubada e, depois, prendeu Melo em flagrante. Ele vai responder inquérito por adulteração de chassi e será reconduzido ao sistema prisional.

“Durante o sobrevoo, a equipe identificou a moto roubada estacionada na feira e fizeram a abordagem e tinha um foragido do semiaberto”, disse o delegado Guilherme Torres, titular do DRCO.

Estrutura

Implantado por Saraiva, o monitoramento por drone terá, em cada região monitorada, uma base com uma equipe de quatro policiais civis responsáveis pela resolução de casos, com previsão de ação em até 3 minutos.

“O drone permite que, remotamente, vejamos qualquer movimentação suspeita. Além de identificar rostos e placas, com a aproximação da câmera. Mas não é só: permite, também, o emprego mais eficiente das equipes, de maneira coordenada e programada”, frisou Torres.

Georreferenciamento

Com a chegada dos drones, a Polícia Civil formará, ainda, um mapa em vídeo de toda a capital. O banco já está em construção e funcionará seguindo a mesma lógica do georreferenciamento, ou seja, será possível encontrar endereços, identificar as características geográficas e, com isso, otimizar a resposta policial.

Policiais da DRCO chegaram ao foragido a partir da moto roubada, estacionada na feira e fizeram a abordagem, encontrando o infrator

Veja também

SSP-AM deflagra Operação Jejuardes, evita arrastão e tem 2 presos nas primeiras horas Secretário e vice-governador Bosco Saraiva acompanhou início da operação que segue por todo o período da Quaresma na capital. Foto: Divulgação SSP-AMDuas pessoas foram presas em flagrante na noite desta quinta-feira (22) durante o início da Operação Jejuardes, da Secret...
Mototaxistas fecham rotatória do Armando Mendes e provocam engarrafamentos na cidade Mototaxistas param o trânsito na zona Leste desde as primeiras horas da manhã. Fotos: DivulgaçãoUma manifestação de mototaxistas deixa o trânsito parado nas principais vias de acesso da zona Leste, com reflexo até na avenida das Torres nesta quinta-feira (22). Eles fech...
Presos com tornozeleiras eletrônicas serão monitorados em tempo real. Serão mais de 1.500 com o equi... Apenados do sistema prisional com tornozeleiras eletrônicas serão controlados em tempo real. Fotos: Aguilar Abecassis / SecomOs apenados do sistema prisional com tornozeleiras eletrônicas que são monitorados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap...
Apreendidos na Manaus Moderna, 42 kg de droga estão avaliados em R$ 240 mil. Cocaína estava em caixa... Dupla ainda tentou fugir em lancha que iria atracar na lateral do barco, deixando as malas com a maconha para trás, mas foi interceptada pela polícia. Foto: Divulgação PC-AMAdriano Pedro Moreira, 33, e Wanderley Alves Paulino, 42, foram presos em flagrante nesta terça-f...
Irmão de traficante que comandava tráfico de dentro da cadeia se apresenta no DRCO e é preso Diego Bruno, 19, foi envolvido na organização criminosa que seu irmão, "Diego Nariz", comandava de dentro da prisão. Foto: DivulgaçãoO quinto alvo da Operação Contantinopolis, deflagrada nesta segunda-feira (19), para desarticular uma organização criminosa ligada ao trá...

Um comentário para “Uso de drone pela Polícia Civil já tem primeira baixa: foragido do sistema prisional é preso na zona Leste

  1. José Carlos Mota disse:

    Bom dia, Marcos Santos

    Essa reportagem merece ser repassada para conhecimento do público no Brasil, e falta os links no rodapé da página da mesma para compartilhamento.

    Gostaria muito de compartilhar com o público brasileiro o que o Amazonas esta fazendo em termos de políticas de segurança público.

    Grato!!

    RESPOSTA
    Olá José Carlos, obrigado. Temos links de compartilhamento com quase todas as redes sociais no final da matéria. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *