Mesmo de licença médica há 69 dias, assessoria de deputado protocola suas emendas orçamentárias. Sabino continua na UTI do Sírio Libanês sem acordar

Deputado Sabino Castelo Branco segue na UTI, sem maiores informações sobre o seu quadro de saúde. Informações de fontes dão conta de que ele ainda não acordou do coma. Foto: Divulgação

O deputado Sabino Castelo Branco, mesmo em licença médica em virtude de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico que sofreu no dia 13 de agosto, teve protocolado emendas orçamentárias individuais que totalizam R$ 14 milhões propostas à Comissão Mista de Planos, Orçamento e Fiscalização (CMO) para o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 020/2017.

Segundo nota e informações da assessoria de imprensa do parlamentar, que segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o procedimento é comum na Câmara dos Deputados, de usar a assinatura digital, até que os parlamentares possam assinar documentos fisicamente, antes de fechar o relatório, cujo prazo vai até dezembro.

A assessoria informou ainda que as emendas apresentadas são genéricas e, posteriormente, o deputado poderá definir os beneficiários delas. A questão é que Sabino ainda está na UTI, com baixa sedação, e que ainda não teria acordado do coma induzido.

Licença para tratamento

O deputado está há 69 dias de licença médica da Câmara dos Deputados. Segundo a nota enviada pela assessoria do político, as emendas foram protocoladas com base na autorização do presidente da CMO, senador Mário Berger, através do ofício 151/2017, datado desta sexta-feira (20).

O documento teve ainda anuência do líder e da bancada do PTB na Câmara, bem como de deputados integrantes da CMO. Conforme a nota, “a CMO decidirá,  posteriormente, sobre a validação ou rejeição das emendas em apreço, e que a apresentação dessas emendas sem a assinatura definitiva do parlamentar é recorrente na Comissão, e contempla a diversos parlamentares”.

A assessoria parlamentar explica que as emendas apresentadas seguem a linha trabalhada por Sabino desde o começo do ano.

Quadro médico

No dia 24 de setembro, o Portal Marcos Santos publicou as últimas informações sobre o quadro de saúde do deputado federal, que estava respirando sem ajuda de ventilação mecânica, tendo sido extubado (desentubado) na UTI.

Internado na capital paulista desde o dia 15 de agosto, o deputado federal tem redução da sedação gradativa, que o manteve em coma induzido. Apesar de retirada lentamente, Sabino ainda não acordou espontaneamente.

Segundo fontes do Portal Marcos Santos que acompanham o quadro de saúde do parlamentar, ainda não é possível dizer quando ele vai acordar. Seu quadro é mantido clinicamente estável e haveria, inclusive, possibilidade dele ser transferido para um quarto, já que não está mais com suporte de equipamentos.

Os médicos do Sírio e a família seguem animados com a evolução clínica e dos exames realizados. Só quando acordar é que se terá uma visão dos prováveis danos sofridos durante o AVC hemorrágico cerebral.

Entre os exames já realizados pelo político estão angiografia cerebral e doppler transcraniano. Sabino Castelo Branco passou por duas cirurgias para conter a hemorragia cerebral em Manaus, no Hospital Samel, onde foi operado pela equipe do neurocirurgião Denis Raid, tendo o suporte da chefe da UTI, a intensivista Dirce Onety, e do diretor clínico do hospital, Daniel Fonseca, além de médicos, anestesistas e auxiliares da Samel.

As duas intervenções cirúrgicas foram bem sucedidas, segundo avaliação feita pelo renomado médico Roberto Kalil Filho, do Sírio, e pelo doutor em Neurologia Felix Hendrik Pahl, que acompanhou Sabino de Manaus até São Paulo. Na chegada a São Paulo, o quadro neurológico do parlamentar era estável e permanece assim.

Sabino foi atendido na Samel no Dia dos Pais, com quadro de cefaleia súbita, sendo diagnosticado com hemorragia frontoparietal direita.

Veja também

Cinco prefeitos do interior buscam apoio para conter erosão de orlas de cidades Prefeitos das cidades de Tefé, Mancapuru, Jutaí, Anori e Borba estiveram com deputado federal em Brasília em busca de soluções para conseguir recursos para recuperar orlas dos Municípios. Foto: DivulgaçãoPrefeitos de cinco municípios do Amazonas procuraram o deputado fe...
Pauderney propõe prorrogação de benefício do IR para empresas da ZFM até 2023 Democrata apresentou projeto de lei para prorrogar benefício de IR para empresas instaladas na ZFM até o ano de 2023. O prazo encerraria no fim de 2018. Foto: DivulgaçãoOs benefícios do imposto de renda para empresas instaladas na Zona Franca de Manaus têm a previsão de...
Pauderney consegue recursos para recuperação da orla de Urucurituba Obra para conter terras caídas em orla de Urucurituba estava parada, por contingenciamento de recursos junto ao Ministério da Integração Nacional. Deputado fez articulação para liberar R$ 4,5 milhões para finalizar a reforma e conter erosões. Foto: DivulgaçãoO deputado ...
PSDB oficializa nesta segunda-feira filiação do deputado federal Carlos Souza, que sai do PSD Nesta segunda-feira o deputado federal Carlos Souza assina filiação no PSDB, saindo das fileiras do PSD, recompondo a bancada amazonense em Brasília. Foto: ArquivoEm setembro, o Portal Marcos Santos antecipou com exclusividade a mudança do deputado federal Carlos Souza ...
Família e assessoria desmentem boato de morte de Sabino Castelo Branco em São Paulo Hoje completam 70 dias desde que Sabino Castelo Branco sofreu um AVC hemorrágico em Manaus. Ele segue internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Foto: ArquivoSetenta dias depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico em Manaus, neste domingo (...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook