Zona Norte terá reforço da ronda ostensiva a partir de 17 de novembro, anuncia Amazonino durante entrega de viaturas

O governador do Estado, Amazonino Mendes, fez a entrega de 51 novas viaturas da PM, na avenida Itaúba, Jorge Teixeira, na zona Leste, onde inicia patrulhamento ostensivo. Fotos: Clóvis Miranda / Secom

A zona Norte de Manaus terá o policiamento ostensivo comunitário reforçado a partir do dia 17 de novembro. O anúncio foi feito pelo governador Amazonino Mendes nesta segunda-feira (23), durante evento, no bairro Jorge Teixeira, que marcou o início do novo sistema de patrulhamento na zona Leste de Manaus.

Ele entregou 51 novas viaturas da Polícia Militar do Amazonas e anunciou o aumento do efetivo de policiais em onze bairros da região. “Estou feliz porque a gente não tem nem um mês de governo. Isso mostra para a população que viemos para fazer e não foi para brincar. A secretaria faz esse trabalho junto com a PM sem ter recebido um tostão. É só ato administrativo. E a gente já tem essa resposta. É um alívio para a zona Leste”, ressaltou Amazonino.

Segundo o governador, o amor à causa pública acelerou, em 18 dias, o reforço no policiamento em uma das zonas mais populosas da cidade. “A nossa ação veio para honrar a causa pública. Com apenas 18 dias, com trabalho, espírito administrativo, e aqui está o resultado. Mais 51 novas viaturas, 480 militares escalados, organizados, prontos para trabalhar.  É isso que estamos fazendo diariamente no governo. E assim nós vamos cumprindo com o nosso objetivo, que é dar tranquilidade e paz ao povo amazonense”, declarou.

Ronda ostensiva por setor

A ronda ostensiva na zona Leste foi dividida em 41 setores, sendo cada viatura responsável por monitorar uma área de cerca de 1,5 quilômetro quadrado, com oito militares por setor, divididos em dois turnos.

Seguindo os relatórios estatísticos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o planejamento operacional vai atuar em cima das chamadas manchas criminais, reforçando o policiamento em regiões com maior índice de ocorrências. Além dos carros, motocicletas também serão empregadas no policiamento ostensivo, com atuação especial nas regiões e horários considerados críticos nos bairros.

Boa hora

Para o aposentado Manoel Santana Valente, 72, morador do bairro Nova Vitória, o reforço no policiamento chega em boa hora. “Finalmente nós, moradores, vamos poder sair às ruas do bairro tranquilamente, ficar em frente das nossas casas. Hoje, não podemos mais ficar em paz em nossas próprias casas. Parabéns ao governador Amazonino por ouvir o nosso apelo”, afirmou o aposentado.

O vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, destacou que o reforço no policiamento ostensivo comunitário conta com o uso de tecnologia embarcada nas viaturas. “É a mesma plataforma usada no passado, porém com um avanço do uso de tecnologia. A polícia conta com um centro integrado (CICC), o uso de drones para vigiar a região pelo céu, para vigiar com mais rapidez e, principalmente, com a participação dos líderes comunitários”, disse.

Bosco Saraiva informou que o reforço no policiamento comunitário ocorrerá de maneira gradual, alcançando prioritariamente as ruas dos bairros com maior índice de criminalidade.

“O reforço do patrulhamento na cidade começa pela zona leste, seguindo, posteriormente, pela zona norte, até cobrir toda a planta de Manaus. O modelo seguirá o mesmo padrão do extinto programa Ronda no Bairro, dividindo o patrulhamento por zonas geográficas, com efetivo permanente e atuação em parceria com a comunidade”, afirmou Bosco Saraiva.

Tecnologia

As novas viaturas possuem tecnologia embarcada, como GPS e câmeras internas e externas integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

O uso de tecnologia moderna vai permitir mais efetividade ao trabalho de 480 PMs, de oito Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) da zona Leste, que vão patrulhar diuturnamente as ruas dos bairros Gilberto Mestrinho, Distrito Industrial 2, São José, Coroado, Tancredo Neves, Jorge Teixeira, Zumbi, Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e Mauazinho. Somadas às novas viaturas, os policiais utilizarão 50 motocicletas no patrulhamento.

 

Veja também

SSP-AM deflagra Operação Jejuardes, evita arrastão e tem 2 presos nas primeiras horas Secretário e vice-governador Bosco Saraiva acompanhou início da operação que segue por todo o período da Quaresma na capital. Foto: Divulgação SSP-AMDuas pessoas foram presas em flagrante na noite desta quinta-feira (22) durante o início da Operação Jejuardes, da Secret...
Mototaxistas fecham rotatória do Armando Mendes e provocam engarrafamentos na cidade Mototaxistas param o trânsito na zona Leste desde as primeiras horas da manhã. Fotos: DivulgaçãoUma manifestação de mototaxistas deixa o trânsito parado nas principais vias de acesso da zona Leste, com reflexo até na avenida das Torres nesta quinta-feira (22). Eles fech...
Presos com tornozeleiras eletrônicas serão monitorados em tempo real. Serão mais de 1.500 com o equi... Apenados do sistema prisional com tornozeleiras eletrônicas serão controlados em tempo real. Fotos: Aguilar Abecassis / SecomOs apenados do sistema prisional com tornozeleiras eletrônicas que são monitorados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap...
Apreendidos na Manaus Moderna, 42 kg de droga estão avaliados em R$ 240 mil. Cocaína estava em caixa... Dupla ainda tentou fugir em lancha que iria atracar na lateral do barco, deixando as malas com a maconha para trás, mas foi interceptada pela polícia. Foto: Divulgação PC-AMAdriano Pedro Moreira, 33, e Wanderley Alves Paulino, 42, foram presos em flagrante nesta terça-f...
Amazonino concede escalonamento de 2017 e a gratificação para professores e técnicos da UEA Os professores e técnicos-administrativos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) receberão o escalonamento de 2017 e a Gratificação de Produtividade Acadêmica (GPA).A decisão foi tomada pelo governador Amazonino Mendes. O escalonamento de 2017 será incluído em f...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *